FUSO 2011
26 > 30 JUL
       

 

                     
         
                     
         
                     
         
                     
         
                     
         
                     
         
                     
         
                     
         
                     
         
                     
          back
 
 
 
filipe josé lopes de matos
10573_74 M3, 2010
OPEN CALL  
    4:3 , Vídeo PAL; 4’14”
 

Este vídeo tem como título a “volumetria da edificação”, 10573_74 m3, que está no aviso da construção de esta casa onde foram feitas as filmagens.
É um edifício abandonado, em que a sua construção está por concluir, em Évora. Seria um “lar de idosos”, mas neste momento é só mais um “monte” que ocupa uma área total de construção de 2934.74 m2. Neste vídeo, criei objectos, maquetas em miniatura (Paletes, e pinos), que vão entrar em confronto/diálogo com a escala real do edifício. Eles aparecem pontualmente sem se dar muito por eles, criando a “ilusão” de serem reais. As filmagens foram feitas de cima para baixo da casa, sendo o som “real”, não foi ”manipulado”, para que se possa captar os sons que vêm do espaço e do que está à volta do mesmo, carros a passar, pessoas que possam eventualmente falar ou gritar, o tocar de sinos, entre outros exemplos, são basicamente os sons do dia-a-dia que envolve esta construção.
O que pretendo é questionar a realidade, aquilo que vemos, a dualidade das coisas, entre projecção/abandono, realidade/simulacro, construção/destruição.