“O Direito a Envelhecer Saudável e Feliz” foi o tema da edição de 2016.

Lisboa será exemplo piloto na Europa, ao criar ambientes de aprendizagem agradável e emocionante, surpreendente, implícita e interativa, para mostrar que apesar de apresentar uma evolução demográfica difícil, é possível criar múltiplas oportunidades de envelhecermos saudáveis e felizes, sempre que os direitos dos seus cidadãos são respeitados independentemente da sua idade.

O Festival LisBoa IDADE ajudará a lembrar que não podemos envelhecer saudáveis e felizes, se nos forem negados direitos fundamentais como a liberdade, nomeadamente de escolha. Escolher serviços de saúde de qualidade, o local onde habitar, a hora de acordar, deitar ou comer, o que comer, ou simplesmente o direito de nos movermos de forma independente e com segurança em casa, no espaço público ou no sistema de transportes. Também ajudará a lembrar que, o direito a uma escolha verdadeiramente livre, só pode ser exercido quando é garantido o acesso a informação simples, transparente e fiável. Este será um dos principais objetivos da iniciativa LisBoa IDADE – uma cidade com direitos para todas as idades e, muito especialmente do festival nos 3 primeiros dias de outubro, este ano com o tema “O Direito a Envelhecer Saudável e Feliz”.

A Duplacena foi responsável pela dir. artística, produção executiva e desenho gráfico para a Câmara Municipal de Lisboa – Pelouro dos Direitos Sociais.

Ano
2016

Autoria
DuplaCena