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FUSO 2023 – 22 a 27 de Agosto

25 Agosto, 22h00 
Palácio Sinel de Cordes – Trienal de Arquitetura de Lisboa

 

RIGHT OF WAY
Benjamin Cook

 

Uma seleção de encomendas recentes e de filmes distribuídos pela LUX, a agência do Reino Unido para o apoio e promoção de artistas que trabalham com a imagem em movimento, constituem a matéria de referência para um programa que se debruça sobre ideias de pertença no contexto do relacionamento hostil do governo do Reino Unido com as suas comunidades migrantes.

Durante a pandemia da COVID-19 – e à medida em que as pessoas se foram consciencializando da importância da natureza e dos espaços abertos para a sua saúde e bem-estar mental – começaram a revelar-se as desigualdades de acesso a entornos rurais, a par da desconexão sentida por milhões de pessoas em relação à ruralidade e ao campo em Inglaterra.

Um inquérito governamental de 2019 permitiu constatar que muitas pessoas negras, asiáticas e de diversas etnias vem o campo como um irrelevante “clube para a classe média branca”, concluindo que essa linha de separação se acentuará com as mudanças sociais, e que “o campo ser tornará irrelevante para o país real.

A PROTEST, A CELEBRATION, A MIXED MESSAGE – Rhea Storr

“Celebration is a Protest” é um documentário sobre o Leeds West Indian Carnival. Ao examinar as formas de autoridade, o filme retrata quem participa e quem observa. Seguindo os Mama Dreads, um grupo que tem como tema do carnaval a imigração caribenha para o Reino Unido, somos convidados a refletir sobre a visibilidade dos corpos negros, especialmente em entornos rurais. O filme mostra a facilidade da auto-representação cultural de uma pessoa de ascendência mista no Reino Unido e de que formas os corpos negros se tornam visíveis, questionando a, ou apropriando da, cultura negra.


BLACK STRANGERS – Dan Guthrie

Em “black strangers” o cineasta enceta uma pesquisa sobre um homem chamado Daniel, registado num registo episcopal mantido nos Arquivos de Gloucestershire, que foi enterrado em Nympsfield em 1719 e descrito como ‘um estrangeiro negro’.

Enquanto caminha, Dan fala diretamente com Daniel, especulando sobre os paralelos entre ele e seu homónimo, e em como a sua experiência na sua cidade natal de Stroud espelha a de Daniel.


I CARRY IT WITH ME EVERYWHERE – Arwa Aburawa & Turab Shah

Partindo de entrevistas com migrantes de primeira geração que residem no Reino Unido, esta curta-metragem entrelaça as vidas de vários personagens que se confrontam com ideias de pertença herdadas.

Desde a conexão interrompida com a terra natal após a morte de um dos pais, até à experiência geracional de deslocamento ou a sensação de nostalgia por um lugar e tempo sempre inatingíveis, “I Carry It With Me Everywhere” explora como a migração suscita momentos de ruptura a partir dos quais podem surgir novas interpretações de lar e de pertença.


PASTORAL MALAISE – Ufuoma Essi

“Pastoral Malaise” de Ufuoma Essi explora as ausências dentro das paisagens pastorais rurais, frequentemente enquadradas pelo romantismo e convenções pitorescas, construídas como locais turísticos e refúgios em toda a Grã-Bretanha.


SYNCOPATED GREEN  Arjuna Neuman

“Syncopated Green” de Arjuna Neuman reflete sobre a história das festas ao ar livre numa zona rural da Inglaterra, ao som de música rave do passado e do presente para a ajudar a esquecer a representação ‘oficial’ da Inglaterra como pitoresca, nostálgica, branca e rural. O filme convoca a música rave para a paisagem inglesa – invertendo a história imperial. Entre um videoclipe, uma memória e um ensaio, “Syncopated Green” questiona como poderia o futuro ser diferente se outras histórias tivessem sido contadas para nos apoiar – e dançar juntos?

FUSO 2023 – August 22nd to 27th

August 25th, 10pm
Palácio Sinel de Cordes – Trienal de Arquitetura de Lisboa

 

RIGHT OF WAY
Benjamin Cook

A selection of recent commissions and distributed work from LUX, the UK agency for the support and promotion of artists working with the moving image, exploring ideas of belonging, particularly in the English landscape, against the backdrop of the UK government’s antagonistic relationship with its migrant communities.

During the COVID-19 pandemic – as people realised anew the importance of nature and open spaces for our health and mental wellbeing – inequalities of access to rural land were being exposed, revealing the disconnect felt by millions of people towards the English countryside. 

A 2019 government review found that many Black, Asian and ethnically diverse people view the countryside as an ‘irrelevant white, middle-class club’, concluding that this divide is only going to widen as society changes and ‘the countryside will end up being irrelevant to the country that actually exists’.

A PROTEST, A CELEBRATION, A MIXED MESSAGE – Rhea Storr

Celebration is a protest at Leeds West Indian Carnival. A look at forms of authority, ‘A Protest, A Celebration, A Mixed Message’ asks who performs and who spectates. Following Mama Dread’s, a troupe whose carnival theme is Caribbean immigration to the UK, we are asked to consider the visibility of black bodies, particularly in rural spaces. The film considers how easy it is to represent oneself culturally as a Mixed-race person in the UK and the ways in which Black bodies become visible, questioning ownership or appropriation of Black culture.


BLACK STRANGERS – Dan Guthrie

Dan Guthrie’s black strangers seeks a man called ‘Daniel’ recorded on a bishop’s transcript held in Gloucestershire Archives, who was buried in Nympsfield in 1719 and described as ‘a black stranger’.

Whilst walking, Dan talks directly to Daniel, speculating about the parallels between him and his namesake, and about how his experience in his hometown of Stroud mirrors that of ‘Daniel’.


I CARRY IT WITH ME EVERYWHERE – Arwa Aburawa & Turab Shah

Informed by interviews with first-generation migrants living in the UK, this short film weaves together the lives of multiple characters as they confront inherited ideas of belonging.

From the severed connection to a motherland following the death of a parent, to the generational experience of displacement, or the feeling of nostalgia for a place and time forever out of reach, I Carry It With Me Everywhere explores how migration results in moments of rupture from which new understandings of home and belonging may emerge.


PASTORAL MALAISE – Ufuoma Essi

Ufuoma Essi’s Pastoral Malaise explores the absences within the rural pastoral environments that are often framed by romanticism and picturesque conventions, constructed as tourist sites and refuges in rural landscapes across Britain.


SYNCOPATED GREEN  Arjuna Neuman

Arjuna Neuman’s Syncopated Green reflects on the history of outdoor free parties in the English countryside, using rave music, past and present, to help forget the ‘official’ portrayal of England as picturesque, nostalgic, white, and rural. The film invites rave music into the English landscape – turning imperial history inside out. Somewhere between a music video, a memoir and an essay, it asks: how might our future be different if we had other histories to lean on – and dance with?