FUSO 2024 – 27 de Agosto a 1 de Setembro
31 Agosto, 22h00
Palácio Galveias
From Rio de Janeiro into Amazonia and beyond
Bruno Z’Graggen
A VIDEO WINDOW (Zurique) foi convidada pelo FUSO a apresentar um programa com obras da dupla de artistas Dias & Riedweg (Brasil/Suiça), intitulado From Rio de Janeiro into Amazonia and beyond, que consiste na projeção de três vídeos: Funk Staden (2007), O Espelho e a Tarde (2011) e o mais recente O Avesso do Céu (2023).
Os dois primeiros vídeos foram realizados no Rio de Janeiro e nas suas favelas. O terceiro leva-nos para longe desta cidade no Atlântico até à Amazónia, para uma das maiores terras indígenas do Brasil: a reserva no Vale do Javari, na tripla fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia.
O programa abrange uma diversidade e amplitude consideráveis, quer em termos do lugar, quer do tempo: de um contexto de periferia urbana até a um vasto território de floresta tropical, e desde o início da era colonial até aos dias de hoje. Levantam-se muitas questões prementes e difíceis de relevância global, que vão para além do Brasil. As obras cruzam realidades urbanas pós-coloniais, reivindicações neocolonialistas e omnipotência religiosa, exploração, exclusão e alienação, mas também salientam a importância da resistência e de culturas e subculturas na criação de identidade e pertença.
A prática artística de Dias & Riedweg debruça-se sobre contextos e mecanismos sociais, e nas estruturas de poder, com foco nos territórios e grupos periféricos. Outra importante reflexão diz respeito à perceção do ‘outro desconhecido’. O método de trabalho em vídeo destes artistas é baseado no aprofundamento destas questões e em ações participativas com indivíduos e grupos. A dupla tem vindo a apresentar os seus trabalhos em exposições, na forma de instalações espaciais de vídeo multicanal.
O Avesso do Céu foi exibido pela primeira vez no DOBRA Festival Internacional de Cinema Experimental no Rio de Janeiro e São Paulo (2023) e na Galeria Vermelho, São Paulo (2024). A sua estreia internacional ocorreu no final de maio em Zurique, no Festival Videoex (2024), e agora no FUSO 2024 em Lisboa.
VIDEO WINDOW é uma plataforma nómada destinada a transmitir discursivamente a arte contemporânea na Suíça e no exterior. Isso é feito de diferentes formas e em diferentes formatos, desde exibições únicas e séries temáticas até programas ou exposições, acompanhados de conversas com os artistas. A plataforma existe desde 2012 e é liderada pelo curador freelance e historiador social e de arte Bruno Z’Graggen, de Zurique. https://brunozgraggen.ch
Apoio The Swiss Arts Council Pro Helvetia
Dias & Riedweg – Funk Staden
Funk Staden (2007) foi concebido como uma videoinstalação para a documenta 12. Baseia-se no famoso relato Wahrhaftige Historia (1557) do soldado Hans Staden, de Kassel, que serviu a coroa portuguesa, no Brasil, na década de 1550. O livro, que compila os relatos de Staden, conta a história do seu naufrágio na costa brasileira durante uma expedição colonial, da sua captura pelo povo Tupinambá, do seu cativeiro e da sua fuga afortunada. Wahrhaftige Historia contribuiu significativamente para o surgimento do mito europeu dos selvagens dos trópicos com práticas antropófagas. Um mito foi usado para legitimar a colonização.
Os artistas transpõem a história para uma favela não muito longe do Pão de Açúcar, e trabalham com os funkeiros para recriar ritualisticamente as imagens de nove xilogravuras do livro, dançando ao ritmo intenso do baile funk. Funk Staden põe a nu os clichés clássicos e desconstrói o mito.
Dias & Riedweg – O Avesso do Céu
O Avesso do Céu (2023) conta, de forma ensaística, a história da exploração neocolonial nas áreas mais isoladas da Amazónia, na reserva indígena de Javari, na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia.
O filme entrelaça habilmente três esferas numa densa composição visual e acústica: a comunidade e cultura indígenas vibrantes, amantes da natureza, mas gravemente ameaçadas pela devastação da comunidade e da sua cultura, e cuja ameaça está sublinhada por um ritmo sustentado pelo bater dos sons de tambor ao mesmo ritmo do bater do coração. A indústria madeireira ilegal nos rios é ouvida através dos sons estridentes das serras elétricas para o corte da madeira; e a religião, com o proselitismo intrusivo das igrejas independentes evangélicas, com as sua missas, sermões e hinos da igreja, semelhantes a litanias que prometem o paraíso, e que culminam com o sacrifício ritual de um animal pelos membros da Asociación Evangélica de la Misión Israelita del Nuevo Pacto Universal, um movimento religioso originário no Peru que se estabeleceu do Altiplano na bacia do rio Javari na década de 1990, e que segue estritamente a interpretação do Antigo Testamento.
No final, o filme mostra a importância e o poder da religião como legitimadora e catalisadora do processo secular de colonização. A conquista de territórios está intimamente ligada à conquista e transformação de territórios mentais e da alma.
Dias & Riedweg – O Espelho e a Tarde
O protagonista de O Espelho e a Tarde (2011) é um jovem que carrega um espelho debaixo do braço. No final da tarde, sobe a íngreme encosta do Complexo do Alemão, um conhecido conglomerado de favelas no norte do Rio de Janeiro.
O filme consiste numa tripla projeção experimental. Uma projeção é substituída por outra, num ciclo no qual surgem novas imagens que se entrelaçam. A narrativa simples, acompanhada por uma música minimalista e poética ao piano, induzem contemplação e reflexão.
O protagonista atravessa as ruas estreitas da movimentada favela, ao longo de becos, a subir e descer infindas escadas, iniciando uma jornada de descoberta, numa zona de difícil acesso, uma no-go area.
A montagem dinâmica das imagens combinadas com os sons cria um efeito de profundidade. A estrutura visual caleidoscópica e a complexa topografia da favela, revelam uma realidade social para nós desconhecida.
No final do filme o protagonista desaparece deixando para trás as luzes da rua.
FUSO 2024 – August 27th to September 1st
August 31, 10pm
Palácio Galveias
From Rio de Janeiro into Amazonia and beyond
Bruno Z’Graggen
VIDEO WINDOW (Zurich) as a guest at Fuso 2024, presents a programme entitled From Rio de Janeiro into Amazonia and beyond with three videoworks by the internationally renowned Brazilian-Swiss artists duo Dias & Riedweg, based in Rio de Janeiro: Funk Staden (2007) and The Mirror and the Dusk (2011), followed by the latest one The Reverse of Heaven (2023).
The first two vídeos take place in Rio de Janeiro and its favelas, the third one leads us far from this city on the Atlantic and into the middle of Amazonia, to one of the largest indigenous territories in Brazil, the reserve in the Javari Valley on the triple border of Brazil, Peru and Colombia.
The programme covers a diverse and extensive range across both place and time: from an urban periphery context onto a vast territory of rainforest, and from the beginning of the colonial era to the present day. It poses many ongoing and difficult questions of global relevance, which go beyond Brazil. The works connect postcolonial urban realities, neo-colonialist claims and religious omnipotence, exploitation, exclusion and alienation, but it also brings to the forefront the importance of resistance, culture and subculture in the creation of identity and belonging.
Dias & Riedweg artistic interests are focused on living environments, social mechanisms and power structures, keeping in mind the social margins and fringe groups. Another important reflection concerns the perception of the unknown other. The artists’ working method in video is based on in-depth observation and participatory actions with individuals and groups. The duo has been presenting their videoworks in exhibitions in the form of spatial multi-channel video installation.
The Reverse on Heaven was shown for the first time at DOBRA Festival International de Cinema Experimental in Rio de Janeiro and São Paulo (2023) and in the Galeria Vermelho, São Paulo (2024). Its international premiere took place at the end of May in Zurich, at the Videoex Festival (2024), and now at FUSO 2024 in Lisbon.
VIDEO WINDOW is a nomadic platform aimed at discursively transmitting contemporary video art in Switzerland and abroad. This is done in different ways and different formats, from single screenings and thematic series, to programs or exhibitions that are accompanied by talks with the artists. The platform has existed since 2012, and is led by the freelance curator and social and art historian Bruno Z’Graggen, from Zurich. https://brunozgraggen.ch
Support by The Swiss Arts Council Pro Helvetia
Dias & Riedweg – Funk Staden
Funk Staden (2007) was conceived as a video installation for documenta12. It is based on the famous report Wahrhaftige Historia (1557) written by the soldier Hans Staden, from Kassel, when he was at the service of the Portuguese crown in Brazil, in the 1550s. The ensuing book tells the story of his shipwreck off the coast of Brazil during a colonial expedition, his capture by the Tupinambá people, his captivity and his lucky escape. Wahrhaftige Historia contributed significantly to the emergence of the European myth of the brutal savage in the tropics with anthropophagous practices. This myth was used to legitimize colonization. The artists transpose the story to a favela not far from the Pão de Açúcar. They work with the funkeiros to ritualistically re-enact the images of nine woodcuts from the book, dancing to the hard rhythms of the local baile funk. The work exposes the classical clichés and deconstructs the myth.
Dias & Riedweg – The Reverse of Heaven
The Reverse of Heaven (2023) tells an essay-like story of neo-colonial exploitation deep inside the Amazon region in the Javari Reserve of indigenous at the triple border of Brazil, Peru and Colombia.
It artfully interweaves three spheres into a dense visual and acoustic composition: the vibrant, nature-loving and acutely endangered indigenous community and culture, rhythmically underpinned by wood knocking and heart beating drum sounds. The illegal timber industry on rivers, audible through the shrill sounds of saw blade grinding machines; and religion with the obtrusive proselytizing by evangelical independent churches with masses, litany-like sermons and church hymns promising paradise, up to the culmination in an animal sacrifice ritual by members of Asociación Evangélica de la Misión Israelita del Nuevo Pacto Universal, a religious movement originally based in Peru who settled from the Altiplano in the Javari River basin in the 1990s and adheres to strict interpretation of the Old Testament.
In the end, the film shows the importance and power of religion in the centuries-long colonization process as legitimacy and catalyser. The conquest of territories is closely linked to the conquest and transformation of mental territories and souls.
Dias & Riedweg – The Mirror and the Dusk
The protagonist of The Mirror and the Afternoon (2011) is a young man with a mirror under his arm. In the late afternoon, he climbs a hill in the Complexo do Alemão, a notorious favela conglomerate in the north of Rio de Janeiro.
The work is based on an experimental triple projection. One projection is replaced by a subsequent projection in a cycle, in which new images sprout up and interweave.
The simple narration accompanied by a poetic minimal piano music invites us to contemplate and reflect.
Crossing the busy favela on narrow streets, through alleyways and up and down stairs becomes a journey of discovery in an area that is difficult to access and considered as a so called dangerous non-go area.
The dynamic composition of the images creates a depth effect in combination with the sounds. The kaleidoscopic visual structure shows a complex settlement topography and social reality which we do not know.
At the end, he then disappears into the light of the streetlights.