“REAIS JOGOS VIRTUAIS”
Isabel Valverde
Reais Jogos Virtuais (RJV) integra dança/performance e artes media, numa colaboração transdisciplinar.
Numa arquitetura híbrida, os espaços físicos e virtuais interagem com os seus habitantes, performers e audiência, ao vivo e como avatares. RJV problematiza os ambientes dos videojogos e espaços de sociabilidade virtual, como o Second Life, as suas interfaces físicas (através da utilização de óculos de realidade virtual, motion capture, controlador Wii, e câmara web) e relações com a descorporalização. Nesta criação coreográfica híbrida, personagens ao vivo e virtuais interagem entre si para assumir modos de comunicação.
Movimento – físico e virtual -, imagética e sonoplastia afetam-se reciprocamente através de sistemas de interação computacionais. Esta interatividade entre movimento físico e modelos de mediação e representação virtual: os avatares, parte da ideia de deslocação do espaço virtual (videojogo/animação 3D) para o espaço físico e vice-versa (via motion capture).
RJV situa-se na reflexão sobre o corpo face às tecnologias digitais, particularmente a aderência aos videojogos, e aos modelos imersivos de comunicação em tempo real da Internet.
Ficha técnica
Direção artística e Coreografia transdisciplinar Isabel Valverde
Arte multimédia interativa António Caramelo
Performance Jorge Gonçalves e Inês Negrão
Sonoplastia Ru*mor*
Desenho de luzes Nuno Valverde
Animação avatar (Second Life) Isabel Valverde
Assistentes motion capture José Maria Dinis
Espaço cénico híbrido Maria Matos
Figurinos Alexandra Sobral
“REAIS JOGOS VIRTUAIS”
Isabel Valverde
Reais Jogos Virtuais (RJV) incorporates dance/performance and media arts in a crossed-disciplinary collaboration.
In a hybrid architecture, the physical and virtual spaces interact with its inhabitants, performers and audience, live with avatars. RJV discusses the environments of video games and virtual spaces of sociability, such as Second Life, its physical interface and relations with decorporalization. In this hybrid choreographic creation, live and virtual characters interact in order to achieve other forms of communication.
Movement – both physical and virtual -, imagery and sound affect each other through computer interaction systems. This interactivity between physical movement and models of mediation and virtual representation: avatars, from the idea of the displacement of the virtual space (video game/3D animation) to the physical space and vice versa (via motion capture).
RJV lies in the reflection about the body in relation to digital technologies, particularly the adherence to video games and the real-time immersive models of communication on the Internet.
Credits
Artistic direction and Transdisciplinary choreography Isabel Valverde
Interactive multimedia art António Caramelo
Performance Jorge Gonçalves and Inês Negrão
Soundproofing Ru*mor*
Light design Nuno Valverde
Avatar animation (Second Life) Isabel Valverde
Motion capture assistants José Maria Dinis
Hybrid scenic space Maria Matos
Costumes Alexandra Sobral