“HORS SUJET PORTRAIT”

Luciana Fina

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Com um título que aparenta uma antítese, a nova instalação de Luciana Fina, HORS SUJET portrait, questiona o poder de representação do retrato e vem juntar-se à Galeria de Retratos Filmados que a autora inaugurou em 2003 com o tríptico CHANT portraits, uma das primeiras apostas do Festival Temps d’Images para a secção Estaleiros.

 

Nesta exposição, apresentada no interdisciplinar e renovado Espaço Alkantara, poderão ver mais uma das instalações da Galeria de Retratos de Luciana Fina, VUE portraits (2006), resultado de uma anterior colaboração com Danças na Cidade. Em complemento, têm lugar durante os primeiros dez dias da exposição, num novo espaço do mesmo bairro de Santos, #24-Rentagallery, projeções contínuas de PORTRAIRE, notas nas margens de um retrato, caderno de notas da autora sobre a escolha do retrato e a nova criação.

 

HORS SUJET portrait | 2009, 3 DVDs, cor, som

« Elle est lá, dans une exactitude provocante, elle n’est rien, elle est l’horreur sacrée de sa présence… »
Bataille, Manet (1955)

« Chaque être crie en silence pour être lu autrement. »
Simone Weil

Com a modelo desta nova composição de retratos, voltámos a olhar para as diversas obras de Edouard Manet em que Victorine Meurent posou para o pintor. O irritante enigma do olhar da Olympia, a nua e fria Olympia, “monstro do amor banal”… Grisette ou cortesã? Viva ou morta? A mulher sentada no almoço na relva… Victorine cortesã, Victorine cantora de rua, mulher com o papagaio, criança com o pífaro, Victorine con la espada, Victorine na estação de comboio, o retrato de Victorine….

Inaugurada este ano no Stenersen Museum de Oslo, no âmbito da exposição internacional “Off the Beaten Path, Violence Women and Art”, HORS SUJET portrait surgiu na sequência de um workshop de cinema para mulheres com histórias de vida ligadas à prostituição.

 

VUE portraits | 2006, 3 DVDs, cor, som

« Sabes o que é que eu vejo da janela da minha casa? Sacos de carvão, muitos sacos de carvão… »
Sérgio, Maputo

« De manhã vê-se um prédio, enorme, monstruoso, exatamente igual ao meu… »
André, Nova Iorque

A imagem de uma janela evocada pelos performers retratados, sobrepõe-se à imagem dos seus rostos. As “janelas” foram filmadas em Lisboa, durante o encontro “Dançar o que é nosso”, com performers oriundos de diversos países do mundo. Série de retratos de duração variável em composição de múltiplas projeções.

 

PORTRAIRE notas nas margens de um retrato | 2009, 22 min, cor, som

“No decorrer da criação da instalação HORS SUJET portrait, os meus apontamentos de trabalho assumiram a forma de um caderno de imagens: PORTRAIRE notas nas margens de um retrato é um momento de reflexão que gostaria de partilhar convosco.”

O rosto do outro não espera a intencionalidade do conhecimento, a visão totalizadora, a compreensão do sentido da história, para ser significante. Procuro o Tempo do acontecer de um face a face, um entre-nous alheio à intenção ou ao poder de representação do outro, que se contrapõe às formas de violência e de aniquilamento da alteridade.

 

 

 

 

Ficha técnica

 

Acompanhamento curatorial Luísa Santos

Acompanhamento design do espaço Moritz Elbert

Som Miguel Cervini

Direção técnica Ricardo Madeira

Co-produção DuplaCena/Festival Temps d’Images, Artworks for Change

Residência de criação Espaço Alkantara

Apoio Museu Colecção Berardo, #24- Rentagallery, Atelier RE.AL

Financiamento Direção Geral das Artes/Ministério da Cultura

Agradecimentos Inês Oliveira, Randy Rosenberg, Catarina Saraiva, Paula Varanda, Bruno de Almeida, Mariana Lemos, Sofia Neuparth, Carlos Ramos, Sofia Campos

“HORS SUJET PORTRAIT”

Luciana Fina

 

 

With a title apparently creating an antithesis, Luciana Fina’s new installation, HORS SUJET portrait, questions the power of portraiture and joins the Filmed Portraits Gallery which was inaugurated in 2003 with the CHANT portraits triptych, one of first proposals at the Temps d’Images Festival for the Estaleiros section.


In this exhibition, presented at the interdisciplinary and renovated Espaço Alkantara, you can see one of the installations of Luciana Fina’s Portraits Gallery,
VUE portraits (2006), the result of an earlier collaboration with Danças na Cidade. Plus, during the first ten days of the exhibition, in a new space in the same quarter of Santos, #24-Rentagallery, continuous projections of PORTRAIRE, notas nas margens de um retrato, the author’s notebook on the choice of the portrait and the new creation.

 

HORS SUJET portrait | 2009, 3 DVDs, color, sound

« Elle est lá, dans une exactitude provocante, elle n’est rien, elle est l’horreur sacrée de sa présence… »
Bataille, Manet (1955)

« Chaque être crie en silence pour être lu autrement. »
Simone Weil

With the model of this new portraits’ composition, we look once again at the various works of Edouard Manet in which Victorine Meurent posed for the painter. The annoying mystery of Olympia’s gaze, the bare and cold Olympia, “monster of banal love”… Grisette or courtesan? Live or dead? The woman having lunch sit down in the grass… Victorine courtesan, Victorine the street singer, woman with the parrot, child with the plover, Victorine with the sword, Victorine at the railway station, the Victorine’s portrait…

HORS SUJET portrait premiere at the Stenersen Museum in Oslo, at the international exhibition “Off the Beaten Path, Violence Women and Art”, following a film workshop for women with life histories linked to prostitution.

 

VUE portraits | 2006, 3 DVDs, color, sound

« Do you know what I see in the window of my house? Bags of coal, many bags of coal… »
Sérgio, Maputo

« In the morning you see a building, enormous, monstrous, exactly like mine… »
André, New York

The image of a window evoked by the portrayed performers, superimposed on the image of their faces. The “windows” were filmed in Lisbon, during the “Dançar o que é nosso” meeting, with performers from different countries around the world. A portrait series of varying duration in composition of multiple projections.

 

PORTRAIRE notes on the edges of a portrait | 2009, 22 min, color, sound

“During the creation of the HORS SUJET portrait installation, my work notes took the form of a picture book: PORTRAIRE notas nas margens de um retrato is a moment of reflection that I would like to share with you.”

The other’s face does not expect the intentionality of knowledge, the totalizing vision, the understanding of the meaning of history, to be meaningful. I search for the Happening time of a face to face, an inter-nous alienated from the intention or the power of other’s representation, which is opposed to forms of violence and annihilation of otherness.

 

 

 

Credits

 

Curatorial process Luísa Santos

Space design Moritz Elbert

Sound Miguel Cervini

Technical direction Ricardo Madeira

Co-production DuplaCena/Festival Temps d’Images, Artworks for Change, 

Creation residency Espaço Alkantara

Support Museu Coleção Berardo, #24- Rentagallery, Atelier RE.AL

Financial aid Direção Geral das Artes/Ministério da Cultura

Acknowledgements Inês Oliveira, Randy Rosenberg, Catarina Saraiva, Paula Varanda, Bruno de Almeida, Mariana Lemos, Sofia Neuparth, Carlos Ramos, Sofia Campos