“PEAUFINE”

Sónia Baptista

English

 

 

«O amor nunca se separou de uma certa clandestinidade, a que se chama intimidade. Achou-se protegido pela noção de vida privada expulso da luz do dia e empurrado para os recantos da noite, para as luzes penumbrentas… o amor num quarto (…).»

Raoul Vaneigem, “A Arte de Viver para a Geração Nova”

 

A história do encontro é contada através de vestígios, camadas. A ação já não faz a história que se constrói através de sedimentos, do sabor que fica dos corpos exangues sobre esteiras, meio cobertos por linho e sombra, corpos que depois de um ato de amor se mantêm rasteiros, clandestinos. Há memórias de texturas que se prendem à pele e ao papel onde se regista a ação, passando assim o encontro do domínio da experiência para o domínio da poética como se de um processo de alquimia se tratasse: a subtileza ou condensação dos sentidos que moram no corpo transferem-se para incorporeidade das palavras. O texto passa a ser um mapa da ação, assinalando os pontos de júbilo, os nós no percurso amoroso que ao desfazerem-se permitem que esse mapa se desdobre e expanda, podendo assim vir a cobrir toda a extensão do mundo que se duplica no corpo amado e no corpo amante. As palavras dizem-se evocando o encontro, são uma abertura momentânea para um momento que se encerra a si próprio no tempo, porque bastam-se a si mesmos dois corpos amantes, são o lugar essencial da independência e do desprendimento em relação ao mundo, o toque primeiro é o ritual de passagem e iniciação num novo caminho, uma nova vida em que só as palavras escolhidas ditam as leis.

 

 

Ficha técnica

Direção artística, Textos e Interpretação Sónia Baptista

Vídeo Helena Nogueira Silva, Sónia Baptista

Desenhos e Apoio à dramaturgia Helena Nogueira Silva

Produção Alvo(neutro)

“PEAUFINE”

Sónia Baptista

 

The story of the encounter is told through traces, layers. The action no longer makes the story that is built through sediments and taste that remains of the weak bodies on mats, half covered by linen and shade, bodies that after an act of love remain low, clandestine. There are memories of textures that are attached to the skin and paper where the action is recorded, thus passing the encounter of the experience domain to the poetry one as if it were a process of alchemy: the subtlety or condensation of the senses that live in the body transfer themselves to the incorporeality of words. The text becomes a map of the action, marking the points of jubilation, the nodes in the love course which, when they are undone, allow this map to unfold and expand, thus becoming able to cover the whole extent of the world within the body loved and the lovers’ body. Words are said to evoke the encounter, they are a momentary opening for a moment that closes itself in time, because they are two self-sufficient bodies of lovers, they are the essential place of the independence and the detachment related to the world, the first touch is the ritual of passage and initiation into a new path, a new life in which only the chosen words dictate the laws.

 

 

Credits

Artistic direction, Texts and Performance Sónia Baptista

Video Helena Nogueira Silva, Sónia Baptista

Drawings and Dramaturgical support Helena Nogueira Silva

Production Alvo(neutro)