“ICH SAH: DAS LAMM AUF DEM BERG ZION OFFB.14.1”
VA Wölfl
“E eu vi o Cordeiro no Monte Sião” é o versículo que dá o título à peça de VA Wölfl. Não é uma surpresa que um dos coreógrafos mais visionários e destemidos da dança alemã se interesse pela poesia alucinatória do Apocalipse.
As suas criações são caracterizadas por um imaginário radical e perturbador, algures entre o surrealismo e o hiper-realismo.
As suas coreografias investem mais na perceção do movimento do que no próprio movimento e as imagens que cria continuam a perseguir-nos depois do fim do espetáculo. “Não é coincidência”, escreve o crítico de dança Arnd Wesemann, “que o som oco ― um clique demoníaco ― de 17 bailarinos a destravar as suas pistolas Walther PPK e a disparar sobre os seus próprios joelhos soe igual a um obturador da câmara. É uma imagem que se desenvolve em milésimos de segundo na cabeça de cada espectador, dividindo-o entre a sensação imediata de medo e a consciência da encenação, da falsificação.” Com uma precisão intransigente, o coreógrafo desconstrói a banalidade da vida quotidiana, expondo o vazio e a estigmatização de uma sociedade obcecada com a segurança e encurralada nos seus próprios medos.
Ficha técnica
Com o apoio do Goethe-Institut, no contexto do programa Coreografia Contemporânea Alemã
Coapresentação Festival Temps d’Images
Coreografia VA Wölfl
Performers Alfonso Bordi, Jusin Carter, Montserrat Gardó Castillo, Petr Hastik, Nicholas Mansfield, Edgar Sandoval Diaz, Kristin Schuster, Yuki Takimori, Judith Wilhelm, Susanna Keye, Marco Wehrspann, Wolfgang Wehlau, N.N., N.N., VA Wölfl
Apoios Cidade de Düsseldorf, Ministério da Família, Crianças, Juventude, Cultura e Desporto de Nordrhein-Westfalen, Fundação Castelo e Parque Benrath, Fundação de Arte e Cultura da Sparkasse, Defence Systems & Equipment International London/Waffenmesse, Secretariado de Cultura de Wuppertal/Nordrhein-Westfalen e NEUER TANZ.
“ICH SAH: DAS LAMM AUF DEM BERG ZION OFFB.14.1”
VA Wölfl
“And I saw the Lamb on Mount Zion” is the verse that gives the title to VA Wölfl’s work. It is no surprise that one of the most visionary and fearless choreographers of the German dance is interested in the hallucinatory poetry of the Apocalypse.
His creations are characterized by a radical and disturbing imaginary, somewhere between surrealism and hyper-realism.
His choreographies are more focus on the perception of movement than on the movement itself, and the images he creates continue to haunt us after the end of the show. “It’s no coincidence,” writes the dance critic Arnd Wesemann, “that the hollow sound – a demonic click – of 17 dancers unlocking their Walther PPK guns and firing on their own knees sounds like a camera shutter. It is an image which develops itself by the thousandths of a second in the head of each viewer, dividing himself between the immediate sensation of fear and the consciousness of staging and falsification.” With uncompromising precision, the choreographer deconstructs the banality of daily life, exposing the emptiness and stigmatization of a society obsessed with security and trapped in its own fears.
Credits
With the support of Goethe-Institut, as part of the program German Contemporary Choreography
Co-presentation Festival Temps d’Images
Choreography VA Wölfl
Performers Alfonso Bordi, Jusin Carter, Montserrat Gardó Castillo, Petr Hastik, Nicholas Mansfield, Edgar Sandoval Diaz, Kristin Schuster, Yuki Takimori, Judith Wilhelm, Susanna Keye, Marco Wehrspann, Wolfgang Wehlau, N.N., N.N., VA Wölfl
Support The City of Düsseldorf, Ministry of family, children, youth, culture and sport of Nordrhein-Westfalen, Castelo e Parque Benrath Foundation, Foundation for Art and Culture of the Sparkasse, Defence Systems & Equipment International London/Waffenmesse, Secretary of Culture of Wuppertal/Nordrhein-Westfalen and NEUER TANZ.