“ALLA PRIMA”
Tiago Cadete
Alla Prima é um projeto de dança com criação e interpretação de Tiago Cadete. Este espetáculo caracteriza-se pelo diálogo com as artes visuais, precisamente a pintura e a sua presença em coleções públicas na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. A tradição da pintura “alla prima”, as pesquisas da coreógrafa norte-americana Isadora Duncan e a presença do corpo masculino nas tradições pictóricas são referências essenciais para a construção deste novo espetáculo.
O termo “alla prima” diz respeito a uma técnica utilizada na pintura onde camadas de tinta fresca são aplicadas sobre camadas anteriores. Esta técnica requer uma forma rápida de pintar porque o trabalho tem que ser concluído antes das primeiras camadas secarem. O tempo é um fator importante para os pintores fixarem uma imagem, tal como na dança existem técnicas de composição coreográfica que partem de princípios semelhantes. A coreografia é desenhada imediatamente e quando se estabelece uma imagem ela passa imediatamente para outra sem nunca se fixar.
Nesse sentido, é importante lembrar da pesquisa feita pela bailarina Isadora Duncan, considerada a mãe da dança moderna e falecida há 88 anos. Duncan passava meses observando, catalogando e examinando o acervo do British Museum e do Museu do Louvre, tentando captar o gesto que animava principalmente os corpos femininos ali representados. Foi através dessa observação que surgiu uma nova forma de dançar.
A minha pesquisa também parte de um princípio de catalogação de imagens artísticas estáticas para criar uma coreografia. No lugar, porém, do interesse de Duncan no corpo feminino, gostaria de lançar o meu olhar para os modos como o corpo masculino foi representado por artistas de distintos modos e gerações. Cabe lembrar, como importante referência, o protagonismo do corpo masculino e o seu caráter narrativo dentro da tradição pictórica clássica, numa extensão temporal que vai do Renascimento ao Neoclassicismo.
Ao partir-se, porém, não de instituições europeias, Londres ou Paris, mas de acervos da um dia capital do Império luso-brasileiro, as obras de arte a serem examinadas serão, certamente, muito distintas daquelas vistas por Duncan. O que seria da dança moderna se a investigação de Duncan fosse feita nos museus do Brasil? Quais seriam as surpresas do seu olhar ao deparar-se com imagens que representavam peculiaridades históricas do Brasil, tais como a escravidão, a presença indígena e a mestiçagem tão atrelada a certos princípios da “identidade brasileira”? Que corpo seria esse o resultante do encontro entre “dança moderna” e os trópicos?
Alla Prima é, portanto, uma viagem sobre as representações do corpo masculino no Brasil no decorrer de sua jovem história através de distintos modos de colecionismo relativos aos três museus a serem consultados no Rio de Janeiro. O projeto é da maior relevância para estabelecer relações de pesquisa entre artes performativas e visuais, aumentando a pesquisa destas duas práticas que utilizam o corpo e suas problemáticas.
Ficha técnica
Criação e Interpretação Tiago Cadete
Consultor história da arte Raphael Fonseca
Figurinos Carlota Lagido
Fotografia Victor Dias
Residência Centro Coreográfico do Rio de Janeiro (BR), Lugar do Meio (PT), EIRA (PT)
Agradecimentos Museu de Arte Moderna, Museu Nacional de Belas Artes, Museu de Arte do Rio, Largo das Artes (BR), Centro Hélio Oiticica (BR)
Coprodução DuplaCena/Festival Temps d’Images
Acolhimento ZDB/Negócio, mala voadora
Apoio Perfeitura do Rio de Janeiro, EIRA
“ALLA PRIMA”
Tiago Cadete
Alla Prima is a dance project, created and performed by Tiago Cadete. This show is characterized by the dialogue with visual arts, precisely the painting and its presence in public collections in the city of Rio de Janeiro, Brazil. The tradition of painting “alla prima”, the researches of the American choreographer Isadora Duncan and the presence of the male body in the pictorial traditions are essential references for the construction of this new show.
The term “alla prima” refers to a technique used in painting where layers of fresh paint are applied over previous layers. This technique requires a quick way to paint because the work has to be completed before the first layers dry out. Time is an important factor for painters to fix an image, just as in dance there are techniques of choreographic composition that use similar principles. The choreography is drawn immediately and when you establish an image it immediately jumps to another without ever fixing itself.
In this sense, it is important to remember the research carried by the dancer Isadora Duncan, considered the mother of modern dance and who died 88 years ago. Duncan spent months observing, cataloging and examining the collection of the British Museum and the Louvre Museum, trying to capture the gesture which mainly animated the female bodies represented there. It was through this observation that a new form of dancing emerged.
My research also starts from a principle of cataloging static artistic images to create a choreography. However, in the place of Duncan’s interest in the female body, I would like to take a look at the ways in which the male body was represented by artists of different manners and generations. It is important to remember the reference of the male body’s protagonism and its narrative character within the classical pictorial tradition, in a temporal extension that goes from the Renaissance to the Neoclassicism.
However, when it comes not from European institutions, London or Paris, but from collections of the past capital of the Portuguese-Brazilian Empire, the art works that are going to be examined will certainly be very different from those seen by Duncan. What would be of the modern dance if Duncan’s research was done in the museums of Brazil? What would be the surprises of her gaze when confronted with images that represented historical peculiarities of Brazil, such as slavery, indigenous presence and mestizaje so linked to certain principles of the “Brazilian identity”? What body would be this resulting from the encounter between “modern dance” and the tropics?
Alla Prima is, therefore, a journey on the representations of the masculine body in Brazil in the course of its young history through different modes of collecting related to the three museums to be consulted in Rio de Janeiro. The project is of major relevance for establishing research relationships between performing arts and visual arts, increasing the research of these two practices that use the body and its problems.
Credits
Concept and Performance Tiago Cadete
Art history consultant Raphael Fonseca
Costumes Carlota Lagido
Photography Victor Dias
Residency Centro Coreográfico do Rio de Janeiro (BR), Lugar do Meio (PT), EIRA (PT)
Acknowledgements Museu de Arte Moderna, Museu Nacional de Belas Artes, Museu de Arte do Rio, Largo das Artes (BR), Centro Hélio Oiticica (BR)
Co-production DuplaCena/Festival Temps d’Images
Reception ZDB/Negócio, mala voadora
Support Perfeitura do Rio de Janeiro, EIRA