ENTRE OUTRAS COISAS, A PEREIRA E O REAL
Sílvia Real & Miguel Pereira
Este espectáculo, de Sílvia Real e Miguel Pereira, nasce do reencontro entre dois criadores com uma história partilhada, marcada pela cumplicidade e por uma inquietação comum face ao estado do mundo actual. Perante o vazio e a impotência, resolveram convidar um conjunto de pessoas de diferentes áreas, idades e origens, para os ajudar a pensar em como poderiam preencher a urgência de dizer alguma coisa em palco. Desses encontros emergiu um material fragmentário que a dupla transformou dramaturgicamente, para logo devolver ao público, como num reconhecível jogo de espelhos, algures na fronteira entre a realidade e a ficção.
Estreou em Abril no Teatro-Cine de Torres Vedras e no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, co-produtores do espectáculo.
Bio
Miguel Pereira frequentou a Escola de Dança do Conservatório Nacional e a Escola Superior de Dança, em Lisboa. Foi bolseiro em Paris (Théâtre Contemporain de la Danse) e em Nova Iorque com uma bolsa do Ministério da Cultura. Como intérprete trabalhou, entre outros, com Filipa Francisco, Francisco Camacho e Vera Mantero. Participou na peça e no filme “António, Um Rapaz De Lisboa” de Jorge Silva Melo, trabalhou com Jérôme Bel em “Shirtologia (Miguel)” (1997) e foi intérprete em “Les Inconsolés” de Alain Buffard, na remontagem da peça em 2017. Como criador destaca os trabalhos “Antonio Miguel”, peça com a qual recebeu o Prémio Revelação José Ribeiro da Fonte do Ministério da Cultura e uma menção honrosa do prémio Acarte/Maria Madalena Azeredo Perdigão (2000), “Notas Para Um Espectáculo Invisível” (2001), Data/Local (2002), “Corpo de Baile” (2005), “Karima meets Lisboa meets Miguel meets Cairo”, uma colaboração com a coreógrafa egípcia Karima Mansour (2006), “Doo” (2008), “Antonio e Miguel”, uma nova colaboração com Antonio Tagliarini (2010), “Op. 49” (2012), “WILDE” (2013) uma colaboração com a mala voadora, “Repertório para Cadeiras, Figurinos e Figurantes” (2015) para o Ballet Contemporâneo do Norte, “Peça para Negócio” e “Peça feliz” (2017), “Era um peito só cheio de promessas” (2019), “Falsos Amigos” (2021) em colaboração com Guillem Mont de Palol, e “Miquelina e Miguel” (2022) a partir da relação entre Miguel e a sua mãe, de 87 anos diagnosticada com demência.
Em 2003, 2007 e 2015 criou para o repertório da Transitions Dance Company/Laban Centre as peças “Transitions”, “Transitions II” e “Transitions III” que integraram a tournée nacional e internacional da companhia (2003/2004, 2007/2008 e 2014/2015).
Em 2003 foi alvo de uma mini-retrospectiva nas Caldas da Rainha, integrada no ciclo “Mapas” organizado pela Transforma-AC em colaboração com a ESTGAD. O seu trabalho tem sido apresentado em toda a Europa, Brasil, Uruguai e Chile, e é professor convidado em diferentes estruturas nacionais e internacionais. Desde 2000, convidado por Vera Mantero, é artista associado da estrutura O Rumo do Fumo.
Sílvia Real iniciou os seus estudos em dança clássica com Luna Andermatt. Estudou no London Studio Centre, London Contemporary Dance School e no Lee Strasberg Theatre Institute/Nova Iorque. Bolseira da SEC, IPAE, FCG/FLAD. Destaca POUR BIEN (Culturgest); ROAD MOVIE (Serralves); CASIO TONE (Danças na Cidade); ASSIM VAI O MUNDO (Festival Mergulho no Futuro/Expo 98); O ECO DO ECO (Encontros Acarte 99); SUBTONE (CCB); TRITONE (Culturgest); CONCERTO No1 PARA LAURA (TS Luiz, 2022). Trabalhou enquanto intérprete com João Fiadeiro, Vera Mantero, Miguel Pereira, Francisco Camacho e Filipa Francisco. Enquanto coreógrafa: ESCRAVO DOUTROS (Luís Castro); AMOR DOENTIO (Ana Padrão/Lara Beirão da Veiga); TEMPO PERDIDO (Comédias do Minho); REBOLA O MEDO E RI (Rute Prates/Sofia Sequeira). Celebra o 10.o aniversário da personagem Sra. Domicília (Culturgest, 2007), CASIO TONE Reprise (TMSL, 2024). Performances: DOMICILIA MAGIC SHOW (Serralves em Festa) e PESSOA INVISÍVEL (Casa Fernando Pessoa. Docente na ESTC (2007/2011). Trabalha com crianças desde 2012: Projeto Orquestra Geração, Voz do Operário e outras. Directora artística do Grupo 23: silêncio! (2015/2019), um colectivo de crianças, adolescentes e adultos que apresentou E SE TUDO FOSSE AMARELO? (Culturgest) e A LAURA QUER! (TNDMII, Fest. Verão Azul, Castelo Branco, CMTVedras). Editou o livro/DVD “Isto é uma co-criação!: Antimanual de criação artística na infância”.
É regularmente convidada a apresentar o seu trabalho em contexto académico e conferências, e através da escrita (Girela, Reflexões sobre criação artística, formação e legislação, ed. Politécnico de Lisboa ESTC, 2017).
Distinção Prémio Acarte/Maria Madalena de Azeredo Perdigão92 em RETRATO DA MEMÓRIA ENQUANTO PESO MORTO; Prémio Bagnolet96 em PARA ENFASTIADAS E PROFUNDAS TRISTEZAS, Prémio Reposição O Teatro da Década96 do CPAI em POUR BIEN, representação portuguesa com CASIO TONE, Lille/Les Repérages e Roma/Biennale del Giovanni Artisti dell’Europa e del Mediterraneo. Em Maio de 2025 participou da comemoração dos 29 anos do espectáculo NU MEIO, de Filipa Francisco e Bruno Cochat com o Concerto no2 para Nu Meio no Teatro São Luiz.
Ficha Técnica
Co-criação e Interpretação
Miguel Pereira e Sílvia Real
Gestão e Administração
Daniela Ribeiro / O Rumo do Fumo e Adriana Melo / Produções Real Pelágio
Luz, espaço cénico e apoio dramatúrgico
Tiago Cadete
Comunicação
Susana Martins / Produções Real Pelágio e João Albano / O Rumo do Fumo
Apoio aos ensaios e interpretação
Marusya Byzova
Fotografia
Mel Fox, Andreia Correia, Tiago Careta
Operação de Luz
Luís Moreira
Som
Kellzo
Co-produção
O Rumo do Fumo, Produções Real Pelágio, Teatro-Cine de Torres Vedras, Câmara Municipal de Castelo Banco
Produção Executiva
Patrícia Teixeira / O Rumo do Fumo e Clara Motta / Produções Real Pelágio
Residência Artística
Casa da Dança
O Rumo do Fumo e Produções Real Pelágio são estruturas financiadas por República Portuguesa – Cultura | Direcção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Lisboa
ENTRE OUTRAS COISAS, A PEREIRA E O REAL
Sílvia Real & Miguel Pereira
This show, by Sílvia Real and Miguel Pereira, stems from the reunion of two creators with
a shared history, marked by complicity and a common concern about the state of the world today. Faced with emptiness and powerlessness, they decided to invite a group of people from different fields, ages and backgrounds to help them think about how they could fulfil the urgent need to say something on stage. From these encounters emerged fragmentary material that the duo transformed dramaturgically, to then return to the audience, as in a recognisable game of mirrors, somewhere on the border between reality and fiction.
It premiered in April at the Teatro-Cine in Torres Vedras and the Cine-Teatro Avenida in
Castelo Branco, co-producers of the show.
Bio
Miguel Pereira attended the National Conservatory Dance School and the Higher Dance School. He was a scholarship holder in Paris and New York. As a performer, he has worked with Francisco Camacho, Vera Mantero, Jorge Silva Melo, among others. He worked with Jérôme Bel in “Shirtologia (Miguel)”. As a creator, his show “Antonio Miguel” stands out (José Ribeiro da Fonte Revelation Award; honourable mention in the Acarte/Maria Madalena Azeredo Perdigão Award). His work has been presented throughout Europe, Brazil, Uruguay and Chile. He is a guest lecturer at various national and international institutions.
Sílvia Real began her dance studies with Luna Andermatt. She studied at the London Studio Centre, the London Contemporary Dance School and the Lee Strasberg Theatre Institute. She has performed
with João Fiadeiro, Vera Mantero, Miguel Pereira, Filipa Francisco and Francisco Camacho. In 1997, she
founded Produções Real Pelágio with musician Sérgio Pelágio. Her trilogy ‘Casio Tone’, “Subtone” and
‘Tritone’ is particularly noteworthy. She was artistic director of Grupo 23: silêncio! (2015 – 2021). She
taught at ESTC (performance). She teaches regularly and coordinates the Artistic Training Centre at Teatro da Voz/ Escola A Voz do Operário.
Credits
Co-creation and Interpretation
Miguel Pereira e Sílvia Real
Management and Administration
Daniela Ribeiro / O Rumo do Fumo and Adriana Melo / Produções Real Pelágio
Lighting, stage design and dramaturgical support
Tiago Cadete
Communication
Susana Martins / Produções Real Pelágio and João Albano / O Rumo do Fumo
Support for rehearsals and interpretation
Marusya Byzova
Photography
Mel Fox, Andreia Correia, Tiago Careta
Operation Light
Luís Moreira
Sound
Kellzo
Co-production
O Rumo do Fumo, Produções Real Pelágio, Teatro-Cine de Torres Vedras, Câmara Municipal de
Castelo Banco
Executive Production
Patrícia Teixeira / O Rumo do Fumo and Clara Motta / Produções Real Pelágio
Artistic Residency
Casa da Dança
O Rumo do Fumo and Produções Real Pelágio are structures financed by República
Portuguesa – Cultura | Direcção-Geral das Artes and Câmara Municipal de Lisboa