“These Are Not My Images (neither there nor here)”
Irit Batsry
These Are Not My Images (neither there nor here) relaciona elementos de diferentes géneros (documentário, ensaio, experimental, ficção) de modo a questionar a forma como vemos e mostramos a realidade. Acompanha a viagem de um cineasta ocidental decepcionado, escoltado por um guia meio cego, e o seu encontro com um outro cineasta local num ‘road movie’ distorcido, passado num futuro próximo.
O trabalho evoca diferentes significado de ‘lugar’: um local, um território, um contexto, uma situação, e uma casa. Fala de se estar no próprio lugar estando-se no lugar de outro, de identidade e alteridade, intimidade e distância, sobre a relação entre o ‘primeiro’ e o ‘terceiro’.
Imagens e sons são gravados em Tamil Nadu. As imagens referem-se a diferentes universos imagéticos (pintura, fotografia, filme e vídeo). Alternam entre o ‘documentário’ e o ‘artístico’, criadas através de processos digitais e analógicos.
“A banda sonora varia entre sons crus e fortemente processados. Dialoga com a imagem sob diferentes formas, desde construções sonoras que quase parecem ser som síncrono, a outros momentos em que o som surge em contraponto ou deslocado da imagem. Pretende assim levar o espectador a encontrar o seu lugar em relação ao trabalho e ao material com que este é feito.” (Stuart Jones)
O filme questiona os limites do cinema documental: quanta ‘realidade’ é retida pelas imagens e pelos sons transformados? Serão o enquadramento e a montagem menos deformadores do que a manipulação electrónica de imagens? Este trabalho é uma viagem através de um cinema que não mostra apenas, pois também reflecte e questiona. O cinema de Sans Soleil de Marker, de India de Rossellini. Como disse Pasolini: “um ocidental que vá à India tem tudo, mas dá nada. A India não tem nada, mas dá tudo.” É o acto de fazer um filme um acto de dar ou tirar?
Ficha técnica
Banda sonora de Stuart Jones
Produzido em residência artística na Academia de Arte e Media, Colónia, em associação com La Sept/ARTE com o apoio da DAP, Ministério da Cultura Francês. Tornado possível através de fundos públicos do Conselho da Cidade de Nova Iorque sobre as Artes, do Experimental TV Center Owego, Central St Martins College of Art and Design, Grand Canal (Paris) e The Lux Center (Londres)