“UMA ESTADIA DE 50 MIN”
Andresa Soares
Uma Estadia de 50 Min pretende criar uma espécie de “cinema mental” que, carecendo de imagens reais, vive através da sugestão proporcionada pelo som e pela ligação a uma presença com o tempo contado.
Esse tempo é representado através da contagem de um relógio digital que ora corre sucessiva e independentemente dos acontecimentos, ora fica sujeito a uma interpretação subjetiva – suspende-se, baralha-se, acelera – remetendo para o subconsciente, desafiando a imaginação, jogando com o medo que advém do seu descontrolo ou a tranquilidade que pode emergir da sua suspensão. Ao afastar o tempo da sua constância, este ganhará o valor simbólico que lhe atribuirmos.
Ficha técnica
Direção artística e Interpretação Andresa Soares
Cocriação, Composição e Instalação sonora Rui Lima, Sérgio Martins
Cartaz Filipe Pinto, Rita Barbosa
Produção Máquina Agradável
Coprodução DuplaCena/Festival Temps d’Images
Apoio Fundação GDA, Passos no Jardim
Financiamento Fundação Calouste Gulbenkian – Apoio à Dança
Agradecimentos Becas Xavier, Filipe Pinto, Marta Brito, Marta Raquel, Matthieu Ehrlacher, Patrícia Dória, Pedro Lima, Rita Barbosa, Rui Pinheiro
“UMA ESTADIA DE 50 MIN”
Andresa Soares
Uma Estadia de 50 Min intends to create a kind of “psychological cinema” which, with the lacking of real images, lives through the suggestion provided by the sound and the connection to a presence with a limited time.
This time is represented by the counting of a digital which runs successively and independently of the events, or it is subject to a subjective interpretation – suspends, mixes, accelerates itself – referring to the subconscious, defying the imagination, playing with the fear that comes from their uncontrolled or the tranquility that may emerge from their suspension. By removing time from its constancy, it will gain the symbolic value that we attribute to it.
Credits
Artistic direction and Performance Andresa Soares
Co-creation, Composition and Sound installation Rui Lima, Sérgio Martins
Poster Filipe Pinto, Rita Barbosa
Production Máquina Agradável
Co-production DuplaCena/Festival Temps d’Images
Support Fundação GDA, Passos no Jardim
Financial aid Fundação Calouste Gulbenkian – Apoio à Dança
Acknowledgements Becas Xavier, Filipe Pinto, Marta Brito, Marta Raquel, Matthieu Ehrlacher, Patrícia Dória, Pedro Lima, Rita Barbosa, Rui Pinheiro