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“FUSO 2011 – Programação” 

30 Julho, 22h

 

CARPE DIEM Arte & Pesquisa
UM OLHAR HISTÓRICO
Curadoria de Solange Farkas


Sessão apresentada por Alisson Avila, diretor do Cine Esquema Novo – Porto Alegre

Marcelo Machado, Paulo Morelli, Renato Barbieri, Do Outro Lado de sua Casa, 1985, 19’

Reportagem sobre a rotina de quem mora na rua e sobrevive do lixo em São Paulo. Gilberto, um respigador, mostra-se tão articulado que se torna o repórter oficial do vídeo. Por baixo do viaduto onde mora, entrevista outros como ele.


Fernando Meirelles & Marcelo Machado, Marly Normal, 1983, 6’

A rotina de uma escriturária em São Paulo. Um aparelho de TV ameniza a sua solidão e funciona como máquina dos sonhos. O tique-taque do relógio evidencia o ritmo frenético das grandes cidades.


Tadeu Jungle & Walter Silveira, Heróis da Decadên(s)ia, 1987, 35’19’’

Vídeo experimental panorâmico que regista e vivifica as vibrações e antagonismos de um país/mundo em crise de caminhos. Heróis contemporâneos colunáveis e anónimos, estrelas e decadentes, representam e/ou simplesmente vivem sob a razão dos signos do extermínio e da esperança.


Eder Santos, Janaúba, 1993, 16’43’’

A recriação da antológica cena do filme Limite, de Mário Peixoto, em que um barco passa vagarosamente pelo rio com um casal a bordo, dá início à narrativa poética da dura vida no interior seco do Brasil. Janaúba é o nome de uma cidade mineira na divisa com a Bahia. Um galope interminável sobre a terra poeirenta, onde o ângulo da câmara esconde o cavaleiro, adquire ares épicos graças ao tratamento de cor e à alteração da velocidade. O uso da repetição para reforçar a mensagem acontece, desta vez, também no texto.


23h30


UM OLHAR CONTEMPORÂNEO
Curadoria de Solange Farkas

Sessão apresentada por Alisson Avila, diretor do Cine Esquema Novo – Porto Alegre

Márcia Vaitsman, Estudo sobre a Escuridão (Study of Darkness), 12’56’’

Escuridão em três partes: 1. aproximação. 2. artificialidade. 3. falsificação. Diante de um rio que está prestes a sofrer a transposição do seu leito, a minha reação mais profunda foi a de prestar atenção à escuridão. Quando se retifica um rio como se editasse um vídeo, transforma-se não somente o que ele significa para um país que o conhece através da TV, mas também o sentido do dia-a-dia das pessoas que o conhecem através da pele, do gosto, do cheiro… Gravado do atelier-barco, Transposição Francisco, no rio São Francisco, por Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Alagoas e Sergipe.


Eder Santos, Cinema, 13’

No interior de Minas Gerais, as coisas têm um tempo próprio. Uma lâmpada de rua, a chuva, o menino que joga à bola nas ruas, um arame farpado. Eles movem-se como imagens em movimento, Cinema.


Wagner Morales, Seven graces for a boy, 8’27’’

Koki Tanaka foi meu colega na residência artística do Palais de Tokyo, o Le Pavillon. Ele não sabia falar francês e o seu inglês não era grande coisa. Apesar disso, ficamos amigos e fizemos alguns trabalhos juntos. Um belo dia, Koki fez um comentário sobre os meus trabalhos, disse “porque é que tu não fazes um vídeo que uma criança possa achar piada?” O Seven graces for a boy surgiu deste comentário.


Tatiana Blass, Metade da Fala no Chão_Piano Surdo, 19’19’’

O vídeo é o registo de uma performance em que um piano de cauda é emudecido enquanto um pianista toca. Enquanto executa cinco peças de Frédéric Chopin, dois homens preparam a cera microcristalina, derretendo-a e derramando-a líquida dentro do piano. Conforme a cera é despejada, o pianista vai tendo mais dificuldade em executar a peça. Primeiro desafina, depois as teclas vão endurecendo e a cera transborda pelo teclado, até não ser possível tocar mais.


Rafael Urban, Ovos de Dinossauro na Sala de Estar, 12’23’’

Ragnhild Borgomanero, 77 anos, estudou fotografia digital e fez cursos de Photoshop e Premiere para manter viva a memória do seu falecido esposo, Guido, com quem reuniu a maior coleção particular de fósseis da América Latina.


Anúncio e Entrega do Prémio Aquisição FUSO/Fundação PLMJ

Festa de Encerramento

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“FUSO 2011 – Program” 

July 30th, 10pm

 

CARPE DIEM Arte & Pesquisa
UM OLHAR HISTÓRICO
Curatorship by Solange Farkas

Session presented by Alisson Avila, director of Cine Esquema Novo – Porto Alegre

Marcelo Machado, Paulo Morelli, Renato Barbieri, Do Outro Lado de sua Casa, 1985, 19’

A news report on the routine of those who live on the street and survive the waste accumulation in São Paulo. Gilberto, a gleaner, is so articulate that he becomes the official reporter for the video. Under the viaduct where he lives, he interviews others like him.


Fernando Meirelles & Marcelo Machado, Marly Normal, 1983, 6’

The routine of a clerk in São Paulo. A TV set softens her solitude and works as a dream machine. The ticking of a clock shows the frenetic pace of the big cities.


Tadeu Jungle & Walter Silveira, Heróis da Decadên(s)ia, 1987, 35’19’’

Experimental panoramic video that captures and vivifies the vibrations and antagonisms of a country/world in a crisis. Contemporary heroes and anonymous, stars and decadents, represent and/or simply live under the signs of extermination and hope.


Eder Santos, Janaúba, 1993, 16’43’’

The recreation of the anthological scene of the film Limite, directed by Mário Peixoto, in which a boat passes slowly by the river with a couple on board, begins the poetic narrative of the hard life in the dry interior of Brazil. Janaúba is the name of a mining community on the border with Bahia. An endless gallop over the dusty ground, where the camera angle hides the knight, acquires epic outlines thanks to the colour treatment and the change of speed. This time, the use of repetition to reinforce the message happens also in the text.


11:30pm


UM OLHAR CONTEMPORÂNEO
Curatorship by Solange Farkas

Session presented by Alisson Avila, director of Cine Esquema Novo – Porto Alegre

Márcia Vaitsman, Estudo sobre a Escuridão (Study of Darkness), 12’56’’

Darkness in three parts: 1. approximation. 2. artificiality. 3. forgery. Facing a river that is about to overflow, my deepest reaction was to pay attention to the darkness. When you rectify a river like editing a video, we transform not only its meaning for a country that knows it from the TV, but also the meaning for people who know it through their skin, taste, smell… Shot from the atelier-boat, Transposição Francisco, in the São Francisco River, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Alagoas and Sergipe.


Eder Santos, Cinema, 13’

In the interior of Minas Gerais, things have their own time. A street lamp, the rain, the boy who plays football in the streets, a barbed wire. They move like moving pictures, Cinema.


Wagner Morales, Seven graces for a boy, 8’27’’

Koki Tanaka was my colleague in the artistic residence of the Palais de Tokyo, Le Pavillon. He could not speak French and his English wasn’t very good. Despite this, we became friends and worked together. One day, Koki made a comment about my work, he said “why don’t you make a video that a kid might find funny?” Seven graces for a boy is a result of this.


Tatiana Blass, Metade da Fala no Chão_Piano Surdo, 19’19’’

This video is the record of a performance in which a grand piano is muted while a pianist plays. While performing five pieces by Frédéric Chopin, two men prepare the microcrystalline wax, melting and pouring it into the piano. As the wax is poured, it gets harder to play. First, he misses the keys, then they get hardened and the wax overflows over the keyboard until it is not possible to play anymore.


Rafael Urban, Ovos de Dinossauro na Sala de Estar, 12’23’’

Ragnhild Borgomanero, 77 years old, studied digital photography and took courses in Photoshop and Premiere to keep alive the memory of her late husband, Guido, with whom she reunited the largest private collection of fossils in Latin America.


FUSO/Fundação PLMJ Award ceremony

Finissage party