ENGLISH

FUSO 2024 – 27 de Agosto a 1 de Setembro

29 Agosto, 22h00 
Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC)

… AND ELSEWHERE
Marie Voignier

Uma câmara pousada numa linha de fronteira: na abertura deste programa, Randa Maddah, no seu filme
In View, coloca a sua câmara numa linha de cessar-fogo, uma linha da História, diante da sua casa no planalto do Golan. Ela difrata-a, projeta-a, decompõe-a no espelho como outras tantas possibilidades de considerar uma paisagem ligada a uma ocupação. A continuação deste programa segue esta linha rumo a Beirute, com The History of Milk and Honey da artista Basma al-Sharif que interroga o modo de escrever histórias na História, com imagens, com narrativas inventadas e como compartilhá-las. Com Larissa Sansour, a história da Palestina transforma-se em ficção científica: Nation Estate. E para terminar, Marwa Arsanios com Have You Ever Have Killed a Bear or Becoming Jamila debruça-se sobre uma militante do FLN, o movimento armado pela descolonização da Argélia e explora o potencial icónico das figuras históricas, por mais controversas que sejam. Basma al-Sharif

Estes filmes foram selecionados na coleção do CNAP (Centre National des Arts Plastiques). Herdeira da coleção nacional da Revolução Francesa, a coleção do CNAP compreende mais de cem mil obras, parte das quais está depositada em museus franceses. A composição foi alargada de modo a incluir novas tendências na arte contemporânea.

No momento em que são selecionados estes filmes da impressionante coleção do CNAP, manifestar apoio ao povo palestiniano, denunciar o massacre de populações civis e apelar ao respeito do direito internacional, acarreta, para numerosos sindicalistas, militantes e pesquisadores em França uma convocação policial ou um   processo judicial por “apologia do terrorismo”. Mais do que nunca, as obras de arte ajudam-nos a pensar a História, a discuti-la, pô-la em perspetiva na sua imensa e dolorosa complexidade. (Marie Voignier)

Apoio Institut Français du Portugal

Have you ever killed a bear or Becoming Jamila Marwa Arsanios

Este vídeo foi realizado a partir de uma performance cujo ponto de partida foi um inquérito realizado por Jamila Bouhired, uma argelina em luta pela liberdade. O inquérito concentra-se sobre as diferentes representações de Jamila no cinema, a sua integração e sua promoção nos anos de 1960 e 1970 na revista egípcia Al-Hilal, que era uma importante publicação cultural árabe.


Randa Maddah – In View

Filmado a partir da varanda da sua casa em Majdal Shams, o vídeo de Randa Maddah une, através de um complexo dispositivo de espelhos, os dois lados da fronteira que divide o planalto do Golan desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Majdal Shams é testemunho desta separação trágica e da deportação para a Síria da maior parte de uma população que passou a estar proibida de voltar para a sua terra e rever a sua família. Graças aos espelhos, as instalações militares israelitas e sírias estão no mesmo plano. As populações dos dois lados da fronteira são submetidas à mesma opressão, compartilham o mesmo sentimento de perda de identidade e apagamento da memória. Para a artista, trata-se de uma visão fragmentada do seu eu fragmentado, numa bela paisagem que ela considera sua.


Larissa Sansour – Nation State

Esta curta-metragem de ficção científica aborda a situação presente no Oriente Próximo. Os palestinianos têm o seu Estado, que se resume a um gigantesco arranha-céu, o Nation Estate, onde vive a totalidade da população palestiniana. Cada cidade tem o seu próprio piso. As viagens entre as diferentes cidades, anteriormente controladas pelos checkpoints, fazem-se por elevadores e os controlos passaram a ser cibernéticos. Basta apresentar uma impressão digital ou a íris do olho. Ritmada por uma música oriental eletrónica e por efeitos especiais, a história acompanha uma personagem feminina folclórico-futurista, que volta para casa depois de uma viagem.


Basma al-Sharif – The Story of Milk and Honey

O vídeo conta o fracasso de um homem desconhecido que quer escrever uma história de amor no Líbano. Uma narração em voz off une imagens, cartas e canções. Deste modo, uma história transforma-se numa viagem que explora a coleta e a perceção da informação, da História, das imagens e do som e a questão de onde se encontra o individuo neste conjunto.

FUSO 2024 – August 27th to September 1st

August 29th, 10pm
Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC)

… AND ELSEWHERE
Marie Voignier

A camera placed on a border line: at the opening of this program, Randa Maddah, in her film In View, places her camera on a ceasefire line, a line of history which faces her home on the Golan Heights. She diffracts that line, projects it, and decomposes it in the mirror, creating various possibilities for perceiving a landscape linked to an occupation. The programme follows this stance, this time in Beirut. Basma al-Sharif’s The History of Milk and Honey interrogates the way of writing stories with history, images, invented narratives, and the way to share them. With Larissa Sansour, the history of Palestine turns into science fiction in Nation Estate. The program ends with Marwa Arsanios’ Have You Ever Killed a Bear or Becoming Jamila, a film about a militant of the FLN (National Liberation Army, Algeria, 1954-1962), fighting for the decolonization of Algeria, and explores the iconic potential of historical figures, however controversial they may be.

The films were selected from the CNAP (Centre National des Arts Plastiques), that houses the national collection of the French Revolution. The CNAP collection has over one hundred thousand works, some of which are deposited in museums. The program was expanded to include new trends in contemporary art.

At the time when these films were being selected from the impressive collection of the CNAP, expressing support for the Palestinian people, denouncing the massacre of civilian populations, or calling for respect for international law, had consequences for many trade unionists, militants, and researchers in France, who were summoned by police or targeted by court proceedings for “promoting terrorism”. More than ever, works of art help us to think about history, discuss it, and put it into perspective in its immense and painful complexity. (Marie Voignier)

Support by Institut Français du Portugal

Have you ever killed a bear or Becoming Jamila Marwa Arsanios

This video was created from a performance inspired by a survey conducted by Jamila Bouhired, an Algerian woman known for her role in the fight for freedom. The survey delves into Jamila’s various representations in film, as well as her integration and promotion during the 1960s and 1970s in the Egyptian magazine Al-Hilal, an influential Arab cultural publication.


Randa Maddah – In View

Filmed from the balcony of her home in Majdal Shams, Randa Maddah’s film superimposes, through a complex device of mirrors, the two sides of the border that has divided the Golan Heights since the Six-Day War in 1967. Situated over the ceasefire line, Majdal Shams bears witness to this tragic separation and the deportation to Syria of the majority of the population, who have been forbidden to return to their land and visit their families. Thanks to the mirrors, the Israeli and Syrian military facilities are superimposed in the same shot. Populations on both sides of the border are subjected to the same oppression, sharing the same feelings of loss of identity and erasure of memory. For the artist, this is a fragmented vision of her fragmented self, in a beautiful landscape that she considers her own.


Larissa Sansour – Nation State

This science fiction short film addresses the present situation in the Middle East. In this fictional scenario, the Palestinians inhabit their own state, represented by a towering skyscraper known as the Nation Estate. where the entire Palestinian population lives. Each floor represents a city. The journeys between different cities, once regulated by checkpoints, now occur in elevators with cyber controls, where a fingerprint or iris scan is sufficient. To the backdrop of oriental electronic music and special effects, the story follows a folk-futuristic female character returning home after a trip.


Basma al-Sharif – The Story of Milk and Honey

The film is about the failure of an unknown man who wants to write a love story in Lebanon. A narration in voice off unites images, writings and songs. In this way the story becomes a journey that explores the assembly and the perception of information, of history, of the images and sounds, and the question of where the individual fits in this context.