ENGLISH

 

“FUSO 2012 – 21 Agosto a 7 Setembro

Programação

 

23 Agosto, 22h

Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC) – Museu do Chiado

 

Curadoria de Françoise Parfait

 

Durante a noite e a escuridão, um programa entre o sonho e o imaginário, onde os pássaros tocam guitarra, os animais espreitam as atividades urbanas, os homens dançam e as crianças brincam e cantam. Enquanto isso, escuta-se uma Marcha Turca executada sem som.

Ariane Michel, Les yeux ronds, 2006, França, som, 6’

O olhar de uma coruja sobre a Place de la Concorde à noite.

Cortesia de Ariane Michel e Céleste Boursier-Mougenot


Ariane Michel, The Screening, 2007, França, som, 24′

Uma floresta à noite: o que vemos e o que nos veem. A história de uma projeção de cinema, de um filme performático.

Cortesia de Ariane Michel e Céleste Boursier-Mougenot


Ariane Michel, Les oiseaux de Céleste, 2008, França, som, 7’45’’

Vídeo realizado em colaboração com Céleste Boursier-Mougenot, a partir da instalação From Here to Ear. Dezenas de pássaros, mandarins, ocupam o espaço da galeria e fazem soar as cordas de guitarras elétricas.

Cortesia de Ariane Michel e Céleste Boursier-Mougenot


Jan Kopp, Quelques mouvements cycliques, Für Yvane, 2004, Alemanha/França, som, 4′

A partir de um ensaio de dança, filmado pelo pai da artista em 1974, cria-se um padrão de movimento repetitivo e circular.

Cortesia de Jan Kopp e Galerie Marion Meyer, Paris


Jan Kopp, Im Treibhaus, 2006, Alemanha/França, som, 1’

Uma pequena cena de rua na Jordânia.

Cortesia de Jan Kopp e Galerie Marion Meyer, Paris


Jan Kopp, Les balançoires, 2011, Alemanha/França, som, 4’07’’

Filme de animação realizado a várias mãos com crianças a balançarem-se. O cenário desaparece ficando apenas os corpos em suspensão.

Cortesia de Jan Kopp e Galerie Marion Meyer, Paris


Ziad Antar, Tamburro, 2004, Líbano, som, 3’06’’

Um corpo em percussão, uma caixa de ressonância.

Cortesia de Ziad Antar e Galerie Almine Rech, Paris


Ziad Antar, La Marche Turque, 2006, Líbano, 2’16’’

Imagens de um pianista a tocar uma partitura de Mozart sem som. Mesmo silencioso, sente-se o ritmo militar da marcha.

Cortesia de Jan Kopp e Galerie Marion Meyer, Paris


Ziad Antar, Wa, 2004, Líbano, som, 2’

Duas crianças, um momento de graça. 

Cortesia de Jan Kopp e Galerie Marion Meyer, Paris

“FUSO 2012 – August 21 to September 7

Programação

 

August 23, 10pm

Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC) – Museu do Chiado

 

Curatorship by Françoise Parfait


Through the night and its darkness, a program between dream and imagination, where birds play the guitar, animals watch urban activities, men dance and children swing and sing. Meanwhile, you hear a Turkish march performed without sound.

Ariane Michel, Les yeux ronds, 2006, France, sound, 6’

A fantastic owl lurking Place de la Concorde at night.

Courtesy of Ariane Michel and Céleste Boursier-Mougenot


Ariane Michel, The Screening, 2007, France, sound, 24′

In the woods at night: what we see and what is watching us. The story of a movie screening, on a performative level. 

Courtesy of Ariane Michel and Céleste Boursier-Mougenot


Ariane Michel, Les oiseaux de Céleste, 2008, France, sound, 7’45’’

A video created in collaboration with Céleste Boursier-Mougenot from her From Here to Ear installation. Dozens of birds, Mandarins, colonize the space of the gallery while strumming electric guitars’ strings.

Courtesy of Ariane Michel and Céleste Boursier-Mougenot


Jan Kopp, Quelques mouvements cycliques, Für Yvane, 2004, Alemanha/França, som, 4′

From a short dance rehearsal, shot by the artist’s father in 1974, Jan Kopp creates a repetitive and circular motion pattern.

Courtesy of Jan Kopp and Galerie Marion Meyer, Paris


Jan Kopp, Im Treibhaus, 2006, Germany/France, sound, 1’

A short street scene in Jordania.

Courtesy of Jan Kopp and Galerie Marion Meyer, Paris


Jan Kopp, Les balançoires, 2011, Germany/France, sound, 4’07’’

An animated movie created by many hands, featuring children swinging. The set fades out but the suspended bodies remain.

Courtesy of Jan Kopp and Galerie Marion Meyer, Paris


Ziad Antar, Tamburro, 2004, Líbano, sound, 3’06’’

A body in percussion, a resonance chamber.

Courtesy of Ziad Antar and Galerie Almine Rech, Paris


Ziad Antar, La Marche Turque, 2006, Lebanon, 2’16’’

High angle view of a pianist softly playing a piece by Mozart. The military rhythm of the march is felt, even though the tune is heard only in one’s imagination.

Courtesy of Ziad Antar and Galerie Almine Rech, Paris


Ziad Antar, Wa, 2004, Lebanon, sound, 2’

Two children, a moment of grace.

Courtesy of Ziad Antar and Galerie Almine Rech, Paris