FUSO INSULAR 2021 – 27 a 31 de Outubro
28 Outubro, 21h30
Igreja do Colégio, Ponta Delgada
AVANT L’EXISTENCE
Curadoria: Susana de Sousa Dias
No espaço dos últimos 20 anos, o número de barreiras físicas fortificadas que separam estados mais do que quadruplicou. O acto de delimitar gera violência que recorre a diferentes regimes ópticos e através deles se propaga. Imagens cartográficas, de satélite, de vigilância, captadas por drones, por câmaras de infravermelhos incorporadas nos capacetes das forças militares e policiais, mas também imagens produzidas por máquinas para máquinas e unicamente reconhecidas por estas, constituem um vasto espectro de elementos que concede vantagem óptica e epistemológica a quem os possui.
As imagens de satélite de Israel e Gaza, por exemplo, são disponibilizadas publicamente através do Google Maps com uma resolução muito abaixo da normal. O grau de embaciamento é tal que torna impossível a monitorização precisa de ataques. A resolução habitual, no entanto, já obedece, ela própria, a um limite de visibilidade, apesar de as imagens existirem em alta-resolução: todos os elementos que estiverem abaixo da dimensão de um quadrado de 50 cm (correspondente a um pixel na imagem), tornam-se indetectáveis. É o caso de um ser humano e pode ser o caso do resultado de um ataque de drone.
Este programa propõe cinco trabalhos que operam na intersecção entre arte e política, expondo estes constrangimentos e abordando maneiras de os superar, tornando visível e audível o que se pretende manter oculto.
Dois trabalhos da autoria do grupo investigativo Forensic Architecture, termo que designa simultaneamente o método de operar do grupo, abrem o programa. Drone Strike in Miranshah (2012) e Herbicidal Warfare in Gaza (2019), este último com grande relevância actual, expõem os resultados de uma prática contra-forense assente numa estética investigativa. Através da abertura dos sentidos (aiesthesis) e usando tecnologias e métodos inovadores, como o image-data complex, para lidar com dados parciais, o grupo Forensic Architecture produz provas que contrariam as narrativas oficiais, reposicionando o campo da verdade, através da sua acessibilidade pública (“Public Truth”).
O terceiro trabalho apresentado, Walled Unwalled (2018), é da autoria de Lawrence Abu Hamdan, autor que tem colaborado regularmente com o grupo Forensic Architecture no campo da investigação sonora. O filme revela como qualquer barreira física pode ser permeável e transponível por meio das propriedades físicas, desde que se disponha dos aparatos tecnológicos e do poder necessário para os obter. Mas mostra também como a investigação acústica pode ser utilizada na produção de provas.
Disorientation Notes (2020), de Rossella Biscotti, cujas imagens foram filmadas numa proto-cidade da antiguidade situada na Turquia, um dia depois do falhado golpe militar de 2016 no país, lembra-nos que mesmo possuindo os dados geo-terrestres de localização podemos sentir-nos desorientados devido ao não reconhecimento do espaço. A artista relaciona a impermanência dos nossos marcos de orientação no espaço, como astros, nuvens e ondas, com a impermanência do espaço que nos rodeia.
Último filme do programa, Youssef, le vent, la rage, avant l’existence (2017) é da autoria de Sylvain George, cineasta cujo trabalho se tem centrado nos migrantes, particularmente nos que tentam atravessar a zona fronteiriça de Calais. Acompanhando Youssef que deambula pela costa francesa perto de Inglaterra, ao sabor dos elementos naturais, o filme devolve-nos o olhar humano de quem se encontra in situ.
Susana de Sousa Dias
DRONE STRIKE IN MIRANSHAH – Forensic Architecture (UK)
2012, 5’10’’
Imagens da destruição causada por ataques de drone no Território Federal das Áreas Tribais no Paquistão raramente circulam no exterior. No caso de um ataque em Miranshah, um vídeo conseguiu chegar às mãos do canal de televisão MSNBC. A partir dessas imagens— dois breves planos filmados provavelmente com telemóvel —, o grupo Forensic Architecture consegue não só localizar o edifício onde ocorreu o ataque, como também reconstruir o espaço e o impacto da bomba, e a partir daí determinar a sua origem e vítimas.
HERBICIDAL WARFARE IN GAZA – Forensic Architecture (UK)
2019, 8’50’’
Herbicidal Warfare in Gaza investiga a ocorrência de ataques com herbicidas, por parte de Israel, na zona fronteiriça de Gaza. Combinando diferentes metodologias como dinâmica de fluidos, detecção remota, trabalho de campo e verdade do terreno, o grupo expõe a utilização de elementos naturais, neste caso o vento, como arma de ataque.
WALLED UNWALLED – Lawrence Abu Hamdan (JO)
2018, 27’
Hoje, nenhuma parede é impermeável. Realizado num estúdio de efeitos sonoros tripartido situado na Alemanha, Walled Unwalled é um filme performativo constituído por uma série de narrativas interligadas, abordando casos jurídicos nos quais o som é determinante.
DISORIENTATION NOTES – Rossella Biscotti (IT)
2020, 8’
Disorientation notes consiste num plano único filmado numa proto-cidade neolítica situada na Turquia e numa voz que nos descreve as técnicas de orientação humanas. Referindo-se a marcos instáveis e distantes como estrelas e nuvens, mas também a tecnologias de mapeamento e GPS, a obra aborda a questão da posição num meio ambiente que se altera a cada segundo que passa.
YOUSSEF, LE VENT, LA RAGE, AVANT L’EXISTENCE – Sylvian George (FR)
2017, 6’
Numa costa francesa, não muito longe de Inglaterra, areia e vento, o fluxo e refluxo das ondas, o voo dos pássaros migratórios, os cantos e danças de Youssef…
FUSO INSULAR 2021 – October 27th to 31st
October 28th, 9.30pm
Igreja do Colégio – Ponta Delgada
AVANT L’EXISTENCE
Curator: Susana de Sousa Dias
Over the last 20 years, the number of fortified physical barriers separating states has more than quadrupled. The act of delimitation generates violence which resorts to different optical regimes, and through them, is itself propagated. Cartographic, satellite, and surveillance images captured by drones, infrared cameras embedded in the helmets of the military and police forces, as well as images produced by machines for machines and recognized only by them, constitute a wide spectrum of elements that give optical and epistemological advantage to those who possess them.
Satellite images of Israel and Gaza, for example, are publicly available through Google Maps at a much lower resolution than normal. The degree of blur is such that it is impossible to monitor attacks with precision. The normal resolution, however, is already beholden to a limit of visibility, even though the images exist in high-resolution: all elements that are below the dimension of 50 square centimetres (corresponding to a pixel in the image), become undetectable. This is the case of human beings and can be the case of the results of a drone strike.
This programme presents five works that operate at the intersection between art and politics, exposing these constraints and addressing ways to overcome them, making visible and audible what is intended to be kept hidden.
Two works by the investigative group Forensic Architecture, a term that also designates the group’s operating method, open the program. Drone Strike in Miranshah (2012) and Herbicidal Warfare in Gaza (2019), the latter with great relevance today, display the results of a counter-forensic practice based on an investigative aesthetic. Through the heightening of the senses (aiesthesis), as well as the use of innovative technologies and methods, such as image-data complex, to deal with the lack of complete datasets, Forensic Architecture produces evidence that goes against official narratives, repositioning the field of truth through public accessibility (“Public Truth”).
The third work presented, Walled Unwalled (2018), is directed by Lawrence Abu Hamdan, an author who has collaborated regularly with the group Forensic Architecture in the field of sound research. The film reveals how any physical barrier can be permeable and transposable through its physical properties, provided that one has the power to obtain the required technological devices. It also shows how acoustic research can be used in the production of evidence.
Rossella Biscotti’s Disorientation Notes (2020), with footage shot in an ancient proto-city in Turkey the day after the failed 2016 military coup in the country, reminds us that even possessing the geo-terrestrial location data we can feel disoriented due to the non-recognition of space. The artist relates the impermanence of our landmarks of orientation in space, such as stars, clouds, and waves, with the impermanence of the space that surrounds us.
The last film in this programme, Youssef, le vent, la Rage, avant l’existence (2017) is by Sylvain George, a filmmaker whose work has focused on migrants, particularly those trying to cross the border at Calais. Following Youssef, who wanders along the French coastline not far from England, as one with the natural elements, the film returns to us the human gaze of those who are in situ.
Susana de Sousa Dias
DRONE STRIKE IN MIRANSHAH – Forensic Architecture (UK)
2012, 5’10’’
Images of the destruction caused by drone strikes in the Federal Territory of Tribal Areas in Pakistan rarely circulate abroad. In this case, a video of an attack in Miranshah, reached the hands of the television channel MSNBC. From these images − two brief shots probably filmed with a mobile phone − , the Forensic Architecture group can not only locate the building where the attack took place, but also reconstruct the space and the impact of the bomb, and from there determine its origin and the number of victims.
HERBICIDAL WARFARE IN GAZA – Forensic Architecture (UK)
2019, 8’50’’
This video investigates the occurrence of herbicide attacks by Israel in the border area of Gaza. Combining different methodologies such as fluid dynamics, remote sensing, field work and terrain recognition, the group exposes the use of natural elements, in this case wind, as a weapon of attack.
WALLED UNWALLED – Lawrence Abu Hamdan (JO)
2018, 27’
Today, no wall is reliable. Made in a three level sound effects studio in Germany, Walled Unwalled is a performative film consisting of a series of interconnected narratives, addressing legal cases in which sound is decisive.
DISORIENTATION NOTES – Rossella Biscotti (IT)
2020, 8’
Disorientation notes consiste num plano único filmado numa proto-cidade neolítica situada na Turquia e numa voz que nos descreve as técnicas de orientação humanas. Referindo-se a marcos instáveis e distantes como estrelas e nuvens, mas também a tecnologias de mapeamento e GPS, a obra aborda a questão da posição num meio ambiente que se altera a cada segundo que passa.
YOUSSEF, THE WIND, THE RAGE, BEFORE THE EXISTENCE – Sylvian George (FR)
2017, 6’
On a French coast, not far from England, there is sand and wind, the flow of the waves, the flight of migrating birds, the songs and dances of Youssef…