SINOPSE

Utopia.doc é um documento político sobre os dias de hoje. Sobre os movimentos de emigração. Sobre ser estrangeiro ou sobre querer partir, romper – real e ficcionalmente. Sobre fronteiras culturais, geográficas e humanas. O projeto surgiu como parte da pesquisa para o espetáculo/filme E se Elas Fossem para Moscovo? e foi realizado em 2013 em três grandes centros urbanos: Paris, Frankfurt e São Paulo. Em cada uma das cidades, o projeto foi construído a partir de diferentes dispositivos, mas em todas a premissa foi a mesma: filmar encontros nas casas dos participantes. Os participantes foram convocados nas diferentes cidades através de entrevistas ou cartas em que responderam às seguintes questões:

  1. Conte-nos um pouco sobre si e a sua história
  2. Descreva a sua casa
  3. Porque quer abrir a sua casa a alguém desconhecido?
  4. Qual é a sua utopia?
  5. Existe algum lugar atualmente no mundo onde gostaria de estar?
  6. Descreva um sonho que tem acordado
  7. Conte-nos um sonho que teve enquanto dormia

Participaram no filme, e pelas três cidades, pessoas das mais diversas partes do mundo: Irão, Paquistão, Afeganistão, Iraque, Mali, Congo, Rússia, Índia, Japão, Colômbia, Inglaterra, França, Argélia, Suíça, Haiti, Alemanha e Brasil. Em Paris, artistas criaram performances em resposta às cartas e realizaram essas performances na casa dos imigrantes participantes. Em Frankfurt, quem respondeu às cartas foram importantes escritores da literatura brasileira, que escreveram textos inéditos e leram na casa das pessoas que haviam escrito as cartas que inspiraram os textos. Em São Paulo, os próprios imigrantes respondiam à carta de outro imigrante. Em cada lugar os encontros entre as pessoas, que se viam pela primeira vez na casa de um deles, gerou diálogos profundos e emocionantes sobre histórias pessoais e sobre o mundo hoje.

O documentário mostra essa viagem pelas casas, pelos encontros, pelas memórias e criações, numa espécie de utopia de um mundo sem fronteiras.

Um filme de
Christiane Jatahy

Fotografia, Câmara e Edição
Paulo Camacho

Argumento
Christiane Jatahy

Com
Isabel Teixeira
Stella Rabello
Julia Bernat

Mistura de som
Benhur Machado

Direção de produção
Henrique Mariano

Coprodução
SESC – Serviço Social do Comércio
Petrobras
FUNARTE – Fundação Nacional de Artes
Ministério da Cultura
Ministério das relações exteriores
Governo Federal do Brasil
Temps d’Images/DuplaCena

Filmado em
Paris
Frankfurt
e São Paulo em 2013

Festivais e Prémios
Festival Temps d’Images 2018