“ARTE. POLÍTICA. ECONOMIA.”

Carlos Pimenta

ENGLISH

 

Colóquio internacional junta em Lisboa o antigo responsável pela cultura em Paris e o atual presidente de Marselha 2013 – Capital Europeia da Cultura. 

 

Muito dos nossos “encontros” com a arte revelam-se, em termos de acesso, ao desenvolvimento destes através dos média. A arte tornou-se um “ruído” tão consumido compulsivamente na procura pela próxima novidade. A arte atravessa hoje uma democratização radical onde há apenas opinião e cacofonia – o que podemos considerar como uma certa crise da cultura democratizada.

Na vida contemporânea sempre atarefada, a arte aparece com frequência não tão central quanto o pano de fundo, revelando apenas o que é decorativo, como já anunciado por Hegel. Na cultura mainstream, a arte aparece como redundante, disseminada de múltiplas maneiras, mas no seu todo configurada por sistemas que a dominam e instrumentalizam com o propósito irónico de nos fazer acreditar na subjetivação.

Estamos a presenciar uma mudança das condições de produção e distribuição que modificam não só a obra de arte, mas também as características dos apreciadores das obras, induzindo novas linhas de pensamento e perceção sobre o mundo. Neste colóquio, procuramos equacionar mais detalhadamente conjeturas de natureza artística, política e económica que determinam os contextos atuais.

 

Até que ponto será ainda a arte determinante na criação do “aspeto” do mundo?
Seremos ainda capazes de reconhecer uma autonomia essencial da arte?

 

 

Ficha técnica

 

Iniciativa Festival Temps d’Images, Universidade Lusófona, Institut Français du Portugal

Coordenação científica José A. Bragança de Miranda

Coordenação executiva Carlos Pimenta

Christophe Girard (responsável pela cultura em Paris entre 2000 e 2012 e criador das “Noites Brancas”) e Jean-François Chougnet (ex-director do Museu Berardo e atual presidente de Marselha 2013 – Capital Europeia da Cultura) são algumas das personalidades que estarão presentes no Colóquio Internacional Arte. Política. Economia.

Este colóquio conta ainda com a participação de José Bragança de Miranda (ensaísta e professor universitário), Paulo Cunha e Silva (curador, programador e professor universitário), Rui Horta (coreógrafo e programador), Tiago Bartolomeu Costa (critico e jornalista), André E. Teodósio (ator e encenador), Patrícia Portela (encenadora e escritora), Victor Pinto da Fonseca (curador e programador – Plataforma Revólver), José Gomes Pinto (professor universitário), Edmundo Cordeiro (professor universitário), Francisco Luís Parreira (dramaturgo e professor), Helena Garrido (economista, professora universitária e diretora-adjunta do Jornal de Negócios), Patrícia Trindade (curadora e programadora).

“ARTE. POLÍTICA. ECONOMIA.”

Carlos Pimenta

 

An International Colloquium taking place in Lisbon with the former head of culture in Paris and the current president of Marseille 2013 – European Capital of Culture.

 

Much of our “encounter” with art reveals itself in terms of access, the deployment of this through the media. Art became a “noise” so compulsively consumed in the search for the next new thing. Art experiences today a radical democratization in which there is only opinion and cacophony – what we consider as a certain crisis of democratized culture.

In contemporary multitasked life, art appears often not as central as the backdrop, revealing the decorative as announced by Hegel. In mainstream culture art appears as redundant, disseminated in multiple ways but all of which configured by systems that dominate and instrumentalize with the ironic purpose of making us believe in subjectivation.

We are witnessing a change on the conditions of production and distribution that modify not only the artwork but also the connoisseurs’ characteristics, inducing new lines of thought and perception of the world. In this symposium, we seek to equate, in more detail, conjectures of artistic, political and economic nature that determine the current contexts.

 

To what extent will art still be determining in the creation of the “vision” about our world?

Are we still capable of recognizing an essential autonomy of art?

 

 

Credits

 

Initiative Festival Temps d’Images, Universidade Lusófona, Institut Français du Portugal

Scientific coordination José A. Bragança de Miranda

Executive coordination Carlos Pimenta

Christophe Girard (responsible for the culture in Paris between 2000 and 2012 and creator of the “White Nights”) and Jean-François Chougnet (former director of the Berardo Museum and president of Marseille 2013 – European Capital of Culture) are some of the personalities who will be present at the International Art. Politics. Economy. Colloquium.

In this colloquium also participate José Bragança de Miranda (essayist and college professor), Paulo Cunha e Silva (curator, programmer and college professor), Rui Horta (choreographer and programmer), Tiago Bartolomeu Costa (critic and journalist), André E. Teodósio (actor and theather director), Patrícia Portela (theather director and writer), Victor Pinto da Fonseca (curator and programmer – Plataforma Revólver), José Gomes Pinto (college professor), Edmundo Cordeiro (college professor), Francisco Luís Parreira (playwright and teacher), Helena Garrido (economist, college professor and associate director of Jornal de Negócios), Patrícia Trindade (curator and programmer).