“Temps d’Images prémios de cinema para filmes sobre arte”
7ª edição
PROGRAMA – 13 de Novembro, 18h
ZACHARY FINKELSTEIN | Max Dean (Canadá, 2014, 4’)
Um retrato visual do artista Max Dean (Vencedor do prémio GovernorGeneral’sAwards in Visual and Media Arts 2014) refletindo sobre a criação artística, performance e a responsabilidade do espectador.
Realização e MontagemZacharyFinkelstein
SomKaijaSiirala, ElinorSvoboda
Distribuição Winnipeg Film Group
NEW YORK CLOSE UP: LOUISE DESPONT DRAWSDEEP | Wesley Miller, Rafael Salazar, Ava Wiland(EUA, 2014, 9’)
Como é que um artista consegue obter resultados máximos a partir de meios mínimos? A artista LouiseDespont usa stencils de arquitetura para criar intrincados desenhos a lápis sobre papel na sua casa/estúdio em FortGreene, Brooklyn. Trabalhando entre uma pequena mesa e o chão do quarto, a sua prática diária, com um conjunto limitado de ferramentas, produz descobertas surpreendentes. “Estar focado e dedicado a fazer uma coisa simples, pode talvez ser a coisa mais transformadora”, diz a artista. Este filme documenta LouiseDespont e a sua assistente Nicole Wong, ao longo de seis semanas, acompanhando a criação das obras MediatedPolarity e ThirdProperty (2014), um desenho em papel de livro de contabilidade antigo. À medida que as suas explorações simétricas nascem, os desenhos de Despont tocam em temas universais de energia, espiritualidade e natureza. O filme termina com Despont a levar o seu último trabalho Garden (2014) para ser emoldurado na galeria White Mule em Chelsea, Manhattan, olhando para ele uma última vez antes deste começar a sua jornada pelo mundo.
Realização Wesley Miller, Rafael Salazar, Ava Wiland
MontagemRafael Salazar, Ava Wiland
SomAva Wiland
ProduçãoWesley Miller, Rafael Salazar, Ava Wiland
Distribuição ART21 Inc.
RAZÃO PARA ZEBRAS | João Costa (Portugal, 2013, 25’)
Documentário sobre Igor Chamada, um realizador que desenvolvia um trabalho multicultural sobre a felicidade, projeto que não conseguiu concluir. Interessados no seu trabalho como cineasta, várias pessoas ligadas ao seu foro íntimo e profissional, falam sobre a obra de Chamada na perspetiva de obter uma melhor ideia acerca da sua pessoa.
Produção, Realização, Fotografia e Montagem João Costa
Som Duarte Ferreira
MúsicaRodrigo Camacho
DistribuiçãoFilmógrafoLda.
THE GODMOTHER OF ROCK&ROLL: SISTER ROSETTA THARPE | Mick Csáky(ReinoUnido, 2014, 59′)
A exibicionista superestrela Afro-americana cantora de gospel SisterRosettaTharpe é uma das desconhecidas heroínas musicais do século XX. Nascida na pobreza em CottonPlant, Arkansas, cresceu para ser uma das mais bem pagas artistas do mundo antes de se afundar na obscuridade. A sua poderosa voz e o seu espetacular virtuosismo na recém eletrificada guitarra providenciaram uma banda sonora de grande influência para jovens artistas como Elvis Prestley, Jerry Lee-Lewis, Carl Perkins, Johnny Cash, ChuckBerry e Little Richard durante os seus anos de formação.
Além do mais, quando SisterRosetta esteve em tour pela Europa durante os anos 60, introduziu o seu distintivo estilo de fazer música e produzir espetáculos a mais uma geração. Citando Bob Dylan: “SisterRosettaTharpe foi tudo menos comum e simples. Ela foi uma poderosa força da natureza – uma cantora guitarrista evangelista. Sabem que ela viajou para Inglaterra com MuddyWaters e eu tenho a certeza que muitos jovens pegaram numa guitarra elétrica depois de a verem.”
Realização MickCsáky
FotografiaMichael Miles
MontagemTom Herrington
Som Mick Csáky
MúsicaSisterRosettaTharpedas gravações efetuadas entre 1930-70
ProduçãoMickCsáky
DistribuiçãoAntelopeSouthLimited
PROGRAMA – 13 de Novembro, 20h
GORAN | Roberto Santaguida (Sérvia, 2014, 11’)
Alegria e frustração como construído pelo artista performativoGoran Gostojíc.
Realização e ImagemRoberto Santaguida
MontagemAna Lagator
SomGaborRipli e Vladimir Dabíc
FIOS DE TEMPO | Joaquim Pavão (Portugal, 2013, 30’)
Fios de Tempo é uma coleção de “peças portáteis” do Projeto Faunas baseadas em atividades tradicionais da cultura portuguesa. Cada história guarda em si um espaço de transmissão de conhecimento, possibilitando a transferência entre aqueles que recriam, lembrando-se do seu passado, para aqueles que constroem, a sonhar, o seu futuro. O documentário centra-se no método de trabalho seguido pela empresa, pesquisa, criação e produção, bem como a receção de diferentes espaços públicos e do papel que o “teatro portátil” tem desempenhado desde 2010.
Realização, Montagem e Música Joaquim Pavão
Fotografia António Castanheira, José Pinto
Som Nuno Santos Cash, Joaquim Pavão
Produção Joaquim Pavão, Nuno F. Santos
SOPHIE CALLE – SANS TITRE | Victoria Clay Mendoza (França, 2012, 52’)
SophieCalle é uma artista Francesa que mostra e narra a sua própria vida há mais de 30 anos, combinando textos e imagens de uma forma quase jornalística. Ela gosta dos rituais e das regras. Este documentário articula-se à volta de alguns objetos que acompanham a vida e obra da artista. Na sua casa em Malakoff ou em Cailar em Camargue, Sophie coleciona desde sempre alguns objetos que desempenharam um papel nas suas histórias íntimas, como impressões da sua própria existência: os lençóis amarrotados em que os “adormecidos” dormiram por algumas horas; o vestido de casamento que levou para o primeiro encontro com o seu novo amante; a girafa de peluche, chamada Monique para que a sua mãe fique ao seu lado, mesmo depois da sua morte; todos os presentes de aniversário, intactos, que ela recebeu aos 13 anos e a sepultura que ela ofereceu a si própria no último mês, para o seu funeral.
Todos estes objetos, dito pela Sophie, contam o trabalho desta artista que concilia ou manipula? O “eu” e o “jogo”: cada um deles é uma impressão e juntos escrevem o seu retrato.
Realização Victoria Clay Mendoza
Fotografia Victoria Clay Mendoza, Gabio Balducci
Montagem Bruno Conti
Som Alain Giulianelli, Joel Flescher
Música StéphanEicher
Produção Damien Maura
Distribuição Folamour
PROGRAMA – 14 de Novembro, 18h
SONS DO RURAL | Tiago Dias dos Santos (Portugal, 2013, 23’)
A residência Divina SonusRuris decorreu durante o mês de Abril de 2013, assente na criação artística com base no património religioso nas aldeias de Sul e Macieira. Sons do Rural representa uma reflexão sobre as residências artísticas, o intercâmbio de experiências e vivências entre comunidade, artistas e organização, e os frutos dessa interação.
Produção, Realização, Fotografia e Montagem Tiago Dias dos Santos
Som Anthony Lyons, David Prior, Manuela Barile, Nely Ferreira, Tiago Dias dos Santos
Distribuição Binaural/Nodar
DISORDER | Maria João Guardão, Susana Mendes Silva (Portugal, 2014, 13’)
“Duas amigas jantam num apartamento, a conversa prolonga-se até à sobremesa. Enquanto falam, a mulher que vive no apartamento enrola os seus cabelos, distraída. De vez em quando, pega e arranca um cabelo. Repete o gesto uma e outra vez até se levantar da mesa. Os fios mutilados vão parar a um cinzeiro. A convidada sente uma estranha combinação de repulsa e fascínio pelo comportamento da amiga; pelo mistério que representam as pessoas que se fazem mal a si próprias de forma incontrolável”, escreve Pedro De Llano sobre a origem das instalações SquareDisorder e RectangleDisorder da artista Susana Mendes Silva. Ambas as obras estão na fronteira do visível e foram o ponto de partida para a artista e o coreógrafo Miguel Pereira criarem uma série de três performances que permitiam ao público explorar a peça de forma sequencial.
Neste filme, as realizadoras Maria João Guardão e Susana Mendes Silva entram no estranho território desta teia gigante, mas quase invisível, que interroga o conceito de espaço enquanto white cube, como uma descoberta experiencial, ou enquanto forma de nos controlar. A partir dela questionam dualidades aparentemente irresolúveis: as linhas ténues entre distúrbio e afeto, ordem geométrica e perturbação, racionalidade e pensamento mágico, disciplina e erotismo, vazio e cheio, orgânico e artificial.
Realização e Montagem Maria João Guardão, Susana Mendes Silva
Produção Desmedida Filmes, Susana Mendes Silva
LA VOIX DE LA TOUNDRA (THE VOICE FROM THE TUNDRA) | Jean Ehret (Bélgica, 2013, 52’)
AnastasiaLapsui é a primeira cineasta do extremo norte da Rússia que filmou o seu povo na sua língua materna – Nenets. Nascida na Yamal Tundra, em 1943, ela testemunha o fim de uma era, filmando um mundo em processo de mutação. Com o mesmo desejo de transmitir conhecimento eu filmei AnastasiaLapsui na sua vida diária e profissional. Através de um “makingof” das suas últimas filmagens, este é o retrato de uma cineasta e do seu povo, os Nenets da tundra.
Realização e Fotografia Jean Ehret
Montagem RobinDimet
Som Marie Paulus
Música Chants Traditionnels Nénètses
Produção Hélène Bernard
Distribuição AJC! 2013
PROGRAMA – 14 de Novembro, 20h
NEW YORK CLOSE UP: BRYAN ZANISNIK KEEPS IT IN THE FAMILY | Nick Ravich, Rafael Salazar, Ava Wiland (EUA, 2014, 9’)
Como é que um artista descobre o que é verdadeiramente essencial? O artista BryanZanisnik transforma histórias pessoais em performance. Na casa dos seus pais em Springfield, New Jersey, Zanisnik desenterra os filmes caseiros há muito esquecidos que fez quando era adolescente. Inspirado pelosdiretores de filmes de Hollywood como Martin Scorsese, os filmes VHS são uma mistura não irónica de comédia desajeitada e violência gangster, com a avó de Zanisnik a desempenhar muitas vezes um protagonista armado e perigoso.
Descobrir os vídeos na universidade foi um momento eureka para Zanisnik. “Eu pensei, isto é quem eu realmente sou.” Estes interesses no abjeto, no absurdo, no humor, nas inversões de género, na fragilidade”, explica ele, “as conservações entre o artista e eu por trás da câmara estava realmente no centro do que eu queria numa obra de arte “.
Na PaceUniversity, em Lower Manhattan, Zasnisnik atua dentro de uma vitrina de madeira de museu que foi adaptada numa escultura móvel, perante o olhar dos seus pais e público. Confinado dentro da escultura e esforçando-se para percorrer os corredores do edifício, Zanisnik bate intencionalmente nos transeuntes, desafiando-os a responder. Para Zanisnik, a performance evoca a sua própria jornada emocional de um adolescente recluso ao artista que é hoje.
Realização NickRavich, Rafael Salazar, Ava Wiland
Fotografia RehanaEsmail, Rafael Salazar, Ava Wiland
Montagem Rafael Salazar, Ava Wiland
Som NickRavich, Ava Wiland
Produção NickRavich, Rafael Salazar, Ava Wiland
Distribuição ART21 Inc.
8816 VERSOS | Sofia Marques(Portugal, 2013, 78’)
Diz-se que Luís Vaz de Camões terá demorado cerca de 20 anos a escrever os 8816 versos que compõem Os Lusíadas. O ator António Fonseca dedicou 4 anos da sua vida a torná-los seus. Sofia Marques decidiu partilhar com o ator parte da aventura sem precedentes a que este se propôs: decorar e dizer integralmente o poema.
Realização Sofia Marques
Fotografia Sofia Marques, Paulo Abreu, Ricardo Rezende, Nani Espinha, Micael Espinha, Pedro Macedo
Montagem Francisco Moreira
Som Patrícia André, Sofia Marques, Frederico Gracias
Música Jon Luz
Produção Patrícia André/Roughcut Lda.
PROGRAMA – 15 de Novembro, 18h
MA CARAVANE | Gil Maddalena (Portugal, 2014, 10’)
Um registo de uma performance, ou melhor de uma improvisação, de pintura e de música, a partir do conhecido tema de jazz Caravan. Outros instrumentos foram adicionados durante a performance enquanto se projetava o primeiro registo.
Realização e Montagem Gil Maddalena
Fotografia Susana Medeiros
Som Nuno Pereira
Música RémiGallet e Gil Maddalena
Produção Gil Maddalena
BERNARDA ALBA EN PALESTINA (BERNARDA ALBA IN PALESTINE) | Cristin Andreu Cuevas (Espanha/Palestina, 2014, 23’)
Quando cheguei para viver em Belém, Palestina, a primeira coisa que captou a minha atenção foram as suas pessoas, bem longe dos preconceitos a que os media nos sujeitam, bem como da propaganda contra estas pessoas que apenas pretendem ver o seu lugar no mundo reconhecido.
E o que eu achei foi uma população “normal”.
Quando Eva, a professora de espanhol, falou comigo para escrever uma peça de teatro começámos imediatamente. TheHouseof Bernarda Alba era perfeita, e apenas mulheres compareceram à chamada. A dificuldade acrescida foi que elas tinham que atuar em Espanhol. Eu também atuei na peça, pensei que era a melhor maneira de abordar as raparigas. E então, eu tinha a minha câmara, algum som básico, e decidi ir em frente, apesar de saber das limitações tecnológicas, nós éramos duas, a minha câmara e eu, decidi chegar o mais rápido possível a estas inteligentes, bonitas, felizes e boas mulheres, com sonhos, apesar da realidade que as continua a prender.
E este filme é isso – seguir o processo destas estudantes palestinianas de espanhol da Universidade de Belém, que com trabalho árduo conseguiram apresentar TheHouseof Bernarda Alba ao público.
Produção, Realização, Fotografia, Montagem e Som Cristina Andreu Cuevas
Distribuição PromofestT – Franc Planas
A SÉTIMA VIDA DE GUALDINO | Filipe Araújo (Portugal, 2013, 60’)
No culminar de uma vida rocambolesca preenchida de aventuras, desventuras e proezas surreais, um baterista autodidata elevado a “lenda do jazz” por ter lançado nos palcos dezenas de jovens inexperientes como Jorge Palma, Bernardo Sassetti ou Dany Silva, sofre um acidente vascular cerebral. Fica inicialmente paralisado em metade do corpo, mas nem por isso a sua teimosia se deixa de impor. A missão é ambiciosa: recuperar os movimentos, reaprender a tocar bateria, lançar uma última cantora e regressar a Paris, onde tocou com Nina Simone e chegou a viver debaixo da ponte.
Realização, Fotografia, Montagem Filipe Araújo
Som Filipe Araújo, Pedro Rocha
Música André Fernandes
Produção Filipe Araújo, Renata Mayumi
PROGRAMA – 15 de Novembro, 20h
GUARDAR O QUE DESAPARECEU | Mafalda Relvas(Portugal, 2014, 10’)
Revela-se o processo de trabalho da artista Carla Cabanas. Através do tempo da memória e da ausência, como é que a artista vê as suas imagens e a sua obra, como é que guarda aquilo que desapareceu.
Realização, Fotografia, Montagem, Produção Mafalda Relvas
2 AND 2 ARE FOUR | Pedro Sena Nunes (Portugal, 2014, 30′)
Acostumámo-nos, erradamente, a temer furiosamente a fragilidade do nosso corpo. Esta fragilidade é-nos tãocontroversa ao ponto de induzirmos em nós próprios os típicos e contidos movimentos já cansados. Uma vez,outra vez. Os mesmos movimentos, os medos, as expirações contadas, os corpos subtraídos, os horizontes cegos.
Mas há um dia em que percebemos que a fragilidade é preciosa e que a arritmia do movimento é segura.E dançamos, cúmplices, nas diferenças.
RealizaçãoPedro Sena Nunes
Fotografia Pedro Sena Nunes, Miguel Robalo, João Pelica
Montagem João P. Duarte
Música Tiago Cerqueira
Produção Pedro Sena Nunes/Vo’Arte
A LIFE EXPOSED – ROBYN BEECH, A PHOTOGRAPHER’S TRANFORMATION | LesleyBranagan(Austrália, 2013, 52′)
A fotógrafa Australiana RobynBeeche tornou-se reconhecida em Londres pelas suas imagens icónicas dos anos 80. Numa altura rica em experimentação e criatividade ela foi celebrada pelas suas fotografias inovadoras de corpos pintados, e colaborações com personalidades contracultura Zandra Rhodes, VivienneWestwood, LeighBowery e Divine.
No pico da sua carreira, Beeche foi transformada quando experienciou o festival indiano Holi onde as pessoas atiram tintas de várias cores umas às outras. “Atraída como um íman”, ela desistiu da sua carreira para uma mudança de vida, tendo ido viver para a cidade Indiana de peregrinos Vrindivan. 25 anos mais tarde, continua a documentar as vibrantes tradições da região como serviço espiritual, e o seu extensivo arquivo foi galardoado por especialistas internacionais.
A LifeExposed – RobynBeechetece-se entre a Austrália, Londres e Índia, representando dramaticamente a extrema mudança de paradigma de Beeche, de imagens de corpos pintados construídas em estúdio à documentação de uma cultura onde a transformação do corpo ocorre espontaneamente como parte de rituais religiosos saturnalian.
Realização LesleyBranagan
Fotografia Bonnie Elliott
MontagemLindi Harrison Kenny Ang
Som Mark Walker Seage Stanley
Música Nicole Skeltys, ByronScullin
ProduçãoLesleyBranagan
PROGRAMA – 16 de Novembro, 18h
ONDE O MEU AMIGO PINTOU UM QUADRO | Pedro Florêncio (Portugal, 2014, 5’)
História curta e simples: O meu amigo fez um quadro a partir de uma fotografia de uma manifestação contra a Troika, eu fiz um filme a partir desse quadro. Entre os dois objetos está o percurso que começou numa fotografia casual e que acabou numa garagem mal iluminada. Por ordem de importância, Onde o meu amigo pintou um quadro (Wheremyfriendmade a painting) é um pequeno filme sobre um lugar, um amigo, um ato criativo, um quadro e o silêncio de uma manifestação.
Realização, Fotografia, Montagem e Som Pedro Florêncio
Produção Mário Gajo de Carvalho, Filmes do Gajo
ENTRE IMAGENS – EP#09 JORGE MOLDER | Pedro Macedo (Portugal, 2012, 26’)
Entre Imagens é um projeto de Pedro Macedo e Sérgio Mah que consiste numa série documental sobre 13 criadores cujo trabalho privilegia a prática do fotográfico. Este episódio é dedicado a Jorge Molder, artista que recorre à prática da fotografia como meio de exploração de um imaginário fortemente habitado por um jogo peculiar de associações e sugestões, entre referências literárias e cinematográficas, figuras arquetípicas, (auto)representações e gestos ficcionais. Neste episódio, percorrem-se alguns dos momentos mais relevantes da sua obra, procurando dar a conhecer os processos e métodos de trabalho do artista.
Realização, Produção e Fotografia Pedro Macedo
MontagemMicael Espinha
Som Armazém 42
MúsicaTiago Inuit
PICASSO – THE LEGACY | Hugues Nancy(França, 2014, 52’)
Um retrato de Pablo Picasso como ele nunca foi mostrado na televisão. Uma investigação histórica e cultural que permite aos espectadores finalmente decifrar o ‘mistério’ do Picasso. A vida e obra do pintor são reveladas através de descobertas feitas depois da sua morte, quando o seu património foi estabelecido. A verdadeira história da família de Picasso é contada, antes e depois da morte do artista, a 8 de Abril de 1973. E recontamos a abertura do Museu do Picasso, baseado numa datação sem precedentes do seu trabalho.
Realização Hugues Nancy
Montagem MathildeMorieres
Som Jean Holtzman
Música Michel Korb
Produção Corine Janin, Gedeon Programmes, Welcome
Distribuição Terranoa
PROGRAMA – 16 de Novembro, 20h
HAPPY BELIEVERS | Konstantinos-AntoniosGoutos (Grécia, 2012, 6’)
“… Para mim, houve um momento aurático repentino – como é costume acontecer durante os meus passeios:
Entrei no espaço, o balão voou sob ao sabor da música de Tchaikovsky…
A minha câmara ligou-se imediatamente e, em seguida, a maravilha aconteceu para ser experienciada:
A criança aproximou-se, ela brinca com o ventilador, brinca com a arte, com a existência, com a crença. A obra de arte está completa, o artista de instalaçãopode dar-se por contente, assim como o artista de vídeo. A exposição continua…
Produção e RealizaçãoKonstaninos-AntoniosGoutos
INIMA MEA DE LUT… ION NICODIM (MY CLAY HEART… ION NICODIM) | Laurentiu Damian (Roménia, 2013, 37’)
A imagem é uma retrospetiva da criação do artista IonNicodim. Falar sobre o trabalho de IonNicodim aqui é um exercício difícil. Ele já não está entre nós. Visualmente falando, poderia ser um espírito. Uma sombra que passa. Nicodim fez corações de barro. Corações com várias feridas e corações curados. Estranho. Nenhum trabalho é chamado de coração ou corações. Mas simplesmente… No Title (Sem Título).
Realização LaurentiuDamian
FotografiaDanutPadure
Montagem MilloSimulov, DanutPadure
Som Stefan Matei
MúsicaCosminLupan
ProduçãoStudioulVideo Art
PIERRE MOLINIER,LES JAMBES DE SAINT-PIERRE (PIERRE MOLINIER, THE LEGS OF SAINT-PIERRE’S QUARTER) | Dominique Roland (França, 2013, 40’)
Pierre Molinier, fotógrafo e pintor, foi encontrado sem vida, seminu, morto com uma bala na cabeça, na cama do seu quarto. O documentário mostra a vida desta enigmática e explosiva personagem. O filme é uma exploração de cada palavra, tudo, que compõe a realidade de 1976.
Virando cada folha, esforça-se para aproximar a energia artística de Molinier focada nos fetiches que prestam homenagem a Eros em androginia, decadência e tentação. A unidade de Molinier é uma surpreendente fusão de vida e trabalho.
Realização Dominique Roland
Fotografia MatthieuChatellier
Montagem Stéphane Foucault
Som Olivier Vieillefond
Música GérardLesne
ProduçãoMartineVidalenc/Marmitafilms
PROGRAMA – 17 de Novembro, 18h
TREATY NUMBER THREE | Danielle Sturk (Canadá, 2013, 4’)
Um retrato único em vídeo da artista visual e performer RebeccaBelmore. O cineasta colaborou com Belmore que criou uma nova peça de artes visuais/performance especificamente para o seu vídeo. O novo trabalho é inspirado nas palavras ditas pelo chefe Mawe-do-pe-nais numa gravação de 1873 sobre as negociações para o tratado da terra ancestral de Belmore.
Realização Danielle Sturk
Fotografia, Montagem e SomOskarFenoglio
Produção Canada Council For The Arts/Les Productions Dieselle
A COSMO OF PATTERNS | Jeremy Newman (EUA, 2014, 5’)
A artista Rachel BlytheUdell combina elementos inspirados pelo mundo natural em estranhos e fascinantes arranjos. As suas delicadas e bordadas esculturas são animadas através de justaposições ousadas de cor, forma e textura. No entanto, a sua aparência lunática é enganadora. Tendo perdido a sua mãe para o cancro, as obras de Udell são uma meditação pessoal sobre a conexão biológica.
Realização, Fotografia, Montagem e Som Jeremy Newman
Música James Kalinoski
Produção Jeremy Newman
LA PIETÀ DEL VENTO (PIETAS OF THE WIND) | StefanoCroci (Itália, 2014, 7’)
Um filme baseado num diálogo que nunca aconteceu entre o poeta Japonês Matsuo Basho e o arquiteto italiano Carlo Scarpa. A voz do Basho leva-nos de volta à vida na arquitetura de Scarpa, deixando-nos suspensos no mistério entre a viagem da vida e da morte.
Realização, Fotografia e MontagemStefanoCroci, SilviaSiberini
Som StefanoMigliore
Música DifficultLiving
ProduçãoCaucaso e Mai
IN MEDIA RES | Luciana Fina (Portugal, 2014, 72’)
Personalidade incontornável do pensamento arquitetónico em Portugal e do seu confronto com a modernidade, Manuel Tainha abre o seu atelier nos anos 50 e concebe projetos durante quase seis décadas, traduzindo a inquietação de uma “arquitetura em questão” no paralelo e constante exercício da escrita.
A partir dos textos do arquiteto Manuel Tainha e de conversas gravadas entre 2010 e 2012, o filme propõe uma leitura cinematográfica do pensamento e do universo do arquiteto, um diálogo com a sua ética e poética.
Dando corpo à palavra, à reflexão e às fontes de inspiração, bem como ao constante confronto com as outras artes, o filme acompanha-nos num percurso através de três obras, projetadas e construídas entre os anos 50 e 70, filmadas hoje, num momento significativo da sua existência.
Realização Luciana Fina
FotografiaJoão Ribeira, Luciana Fina
Montagem Olga Ramos, Luciana Fina
Som Olivier Blanc, Armanda Carvalho
Música BélaBartók
Produção LAFstudio
PROGRAMA – 17 de Novembro, 20h
DERBY & GROMA | Kara Blake (Canadá, 2013, 17′)
Baseando-se numa coleção de fotos encontradas abandonadas nas ruas de Buenos Aires, Derby & Groma junta pedaços de uma narrativa em torno de um duo misterioso que atuava numa época passada. O filme pinta uma imagem vibrante da Argentina dos anos 20 e 30, e atesta o valor de artefactos culturais para ajudar a recuperar um passado esquecido enquanto anima a nossa imaginação.
Realização e MontagemKara Blake
Fotografia Lee Toundrow
Som Simon Gervais
Produção Kara Blake/Philte Films
GLI ANNI DELLE IMMAGINI PERDUTE (THE YEARS OF THE LOST IMAGES) | Adolfo Conti (Itália, 2012, 85’)
ValerioZurlini foi um dos grandes realizadores da Idade de Ouro do Cinema Italiano: começando com LeRagazzedi San Frediano (As Raparigas de SãoFrediano), 1954, ao Il Deserto dei Tartari(O Deserto dos Tártaros), 1976, os seus filmes sempre conquistaram o público e os críticos. Zurlini alcançou o pico da sua carreira muito novo: em 1962 ganhou o prémio Leão de Ouro pelo seu CronacaFamiliare (Crónica de Família).
Zurlini morreu a 26 de Outubro de 1982, apenas algumas semanas depois de ter participado como júri durante o 50º Festival de Cinema de Veneza. O realizador estava consciente da sua iminente morte e como tal dedicou os seus últimos meses de vida a escrever legado espiritual, que foi lançado postumamente com este filme. É o cruel equilíbrio de uma vida, a história de um mundo que está a mudar de forma irreversível, um apelo comovente na defesa do cinema de autor.
Realização Adolfo Conti
Fotografia EugenioPersico
Montagem EugenioPersico
Som Mirco Perri
Música PasqualeCatalano
ProduçãoAmaliaCarandini, Adolfo Conti
PROGRAMA – 18 de Novembro, 18h
A DEUSA BRANCA | Alfeu França (Brasil, 2013, 30’)
Em 1958, o polémico artista e arquiteto brasileiro Flávio de Carvalho integra uma expedição à região Amazónica. Pretendia realizar um filme que uniria pesquisa etnográfica e o drama ficcional de um jovem sequestrado por índios. A produção jamais foi concluída.
Realização Alfeu França
Montagem Alexandre Gwaz
Som e Música Leandro Salgueirinho
Produção Daniela Moreira/Imaginax
REFÚGIO & EVASÃO | Luís Alves de Matos (Portugal, 2014, 65’)
A partir do testemunho e experiência pessoal do cineasta Alberto Seixas Santos e das suas reflexões sobre a história do cinema fez-se a reconstrução de uma memória fílmica através de um processo de montagem. Um diálogo entre as imagens dos seus filmes e de cineastas que admira, cujos filmes contaminam este documentário como fantasmas que vêm assombrar o real. Para o realizador, “a questão central no cinema, como é a questão central na pintura, na música, onde quer que seja, é que só ficam as obras que correm riscos”.
Realização Luís Alves de Matos
Fotografia Pedro Sousa
Montagem Francisco Carvalho, Luís Alves De Matos
Som Pedro Sicha
Produção Luís Alves de Matos
PROGRAMA – 18 de Novembro, 20h
WESTERN: SAHARA | LeftandRotationCollective (Espanha/Sahara Ocidental/Portugal, 2013, 45’)
Western: Sahara documenta a pré-produção de um projeto participativo audiovisual no Campo de Refugiados Saharawi em Tindouf (Algéria) com os artistas visuais da escola de cinema Abidín Kaid Saleh (a única escola de cinema num campo de refugiados). Do “trailer” como parte da cobertura dos meios de comunicação, os participantes imaginam um “Filme Ocidental” sobre a criação do Estado Saharawi.
Realização e Fotografia Left Hand Rotation Collective
Montagem Abidin Kaid Saleh Cinema School
Som Left Hand Rotation Collective
Música Daniel Catarino (O Alentejano), Mariem Hassan
Produção Manuel Sordo Vicente, Artifariti/LeftHandRotation
ERWIN WURM – DER KÜNSTLER DER DIE WELT VERSCHLUCKT (ERWIN WURM – THE ARTIST WHO SWALLOWED THE WORLD) | LaurinMerz (Suiça/Áustria/Alemanha, 2012, 53’)
Durante quatro anos, o artista oferece uma visão sobre o seu mundo, o seu trabalho e a sua arte. Nós espreitamos por cima do seu ombro enquanto ele desenvolve novas obras. Nós não nos afastamos quando a pressão aumenta e ele precisa de desabafar. Nos momentos mais calmos, Wurm fala sobre a sua família, de como a sua infância influencia a sua arte e a sua manipulação do mercado global de arte, que ele por vezes vê como uma “hiena”.
Realização LaurinMerz
Fotografia Johannes Hammel
Montagem Christian Müller
Som GailuteMiksyte, HijaltiBager-Jonathansson
Produção Reto Caduff, LaurinMerz
PROGRAMA – 19 de Novembro, 18h
NADA TENHO DE MEU | Miguel Gonçalves Mendes (Brasil/Portugal, 2013, 47’)
O realizador português Miguel Gonçalves Mendes e os escritores brasileiros Tatiana Salem Levy e João Paulo Cuenca viajaram até ao Extremo Oriente para uma troca de experiências com artistas e pensadores de Macau, Hong Kong, Vietname, Camboja e Tailândia. Desse contacto, que surgiu depois dos três autores terem sido convidados a estar presentes no 1º Festival Literário de Macau – Rota das Letras, nasceu Nada tenho de meu, descrita pelos seus autores como “uma mistura de caderno de viagens e ficção”.
Realização e Fotografia Miguel Gonçalves Mendes
Montagem Pedro Sousa
Som 1927audio
Música Noiserv, Pedro Gonçalves
Produção Daniela Siragusa/Jumpcut
DETROIT – MOTOR CITY MUSIC | Claus Bredenbrock, PagonisPagonakis (Alemanha, 2012, 52’)
Baseado nos velhos e novos sucessos do panorama musical de Detroit, pintamos a imagem de uma cidade dos Estados Unidos da América cheia de contradições. A música reflete o desenvolvimento de uma metrópole que – como muitas outras cidades Norte Americanas – passou por uma mudança radical nas últimas décadas. A população da cidade está a diminuir, a infraestrutura urbana está a colapsar, e o crime a aumentar. Neste aspeto, Detroit é um importante exemplo para todos os Estados Unidos da América. Nós justapomos imagens melancólicas do centro da cidade parcialmente destruído com material de arquivo dos anos 50 e 60 – um período de riqueza e oportunidades aparentemente ilimitadas. Fizemos entrevistas a antigos artistas da editora Tamla Motown, como Mitch Ryder, Martha Reeves, e o músico dos MC 5 Wayne Kramer. E falámos com a autora Susan E. Smith, que nos deu uma visão fascinante sobre o atual panorama musical ao visitar os prósperos estúdios de gravação e produção da cidade. Imagens de arquivo de populares êxitos do início dos anos 40 até ao presente provam que o vibrante panorama musical de Detroit sempre foi um espelho da meteórica ascensão e declínio de Motor City.
Realização Claus Bredenbrock, PagonisPagonakis
Fotografia BerndMeiners
Montagem Karl-Heinz Satzger
SomJörgJohow
Produção Robert Pütz
WOLFE VON LENKIEWICZ – PORTRAIT OF THE ARTIST | Monika K. Adler (Reino Unido, 2013, 10’)
O britânico artista contemporâneo Wolfe von Lenkiewicz reconta uma narrativa sobre o pintor da Renascença do Norte Hieronymous Bosch que reflete sobre a autenticidade na arte em contexto com a sua série 2012 de pinturas em grande escala que reconfiguraram os trabalhos icónicos dos Mestres Holandeses como o Garden of Earthly Delights (c.1490), o Haywain Triptych (c.1516) num ‘pós-histórico’, transcultural manuscrito.
Realização e MontagemMonika K. Adler
Fotografia Jessica Kelly
Som Kleberg
Produção Lisa K Samoto
UNVEILING SALOME | Nayo Titzin (Bulgária, 2013, 57’)
Alex Penda, diva da ópera búlgara, Christian Lacroix, estilista francês, Modestas Pitrenas, maestro letão e Vincent Boussard, encenador francês reuniram a mais bela e provocante encenação da ópera Salomé no início do século XXI. Unveiling Salome é um documentário que acompanha o processo criativo de revelar o lado negro da alma humana.
Produção, Realização, Fotografia e Montagem NayoTitzin
Som Yordan Tomov, Vladislav Boyadjiev
PROGRAMA – 19 de Novembro, 21h30
Cerimónia de Entrega de Prémios
Ficha técnica
Direção e Programação RajeleJain
Traduções Paulo Montes, Ana Sofia Nunes, Ruben de la Costa
Legendagem Paulo Montes
Agradecimentos especiais Kazike, Anton, Luís Alves de Matos, Teresa Prata, Zé Grande, Paulo Montes, Namalimba Coelho, Rogério Taveira, Zambeze Almeida
“Temps d’Images Film Awards for films on art”
7th edition
PROGRAM – November 13th, 6pm
ZACHARY FINKELSTEIN | Max Dean (Canada, 2014, 4’)
A visual portrait of the artist Max Dean (Winner of the Governor General’s Awards in Visual and Media Arts 2014) reflecting on the artistic creation, performance and the responsibility of the viewer.
Directing and Editing Zachary Finkelstein
SoundKaijaSiirala, Elinor Svoboda
Distribution Winnipeg Film Group
NEW YORK CLOSE UP: LOUISE DESPONT DRAWSDEEP | Wesley Miller, Rafael Salazar, Ava Wiland(USA, 2014, 9’)
How does an artist achieve maximum results withfew means? The artist Louise Despont uses architecture stencils to create intricate pencil drawings on paper at her home/studio in Fort Greene, Brooklyn. Working between a small table and the bedroom floor, her daily practice, with a limited set of tools, produces astounding discoveries. “Being focused and dedicated doing something simple can perhaps be the most transformative thing”, says the artist. This film documents Louise Despont and her assistant Nicole Wong over six weeks, accompanying the creation of Mediated Polarity and Third Property (2014), a drawing on a paper of an old account book. As their symmetrical explorations are born, Despont’s drawings touch on the universal themes of energy, spirituality and nature. The film ends with Desponttaking her last work Garden (2014) to be framed at the White Mule gallery in Chelsea, Manhattan, looking at it one last time before beginningits journey around the world.
Directing Wesley Miller, Rafael Salazar, Ava Wiland
EditingRafael Salazar, Ava Wiland
Sound Ava Wiland
Production Wesley Miller, Rafael Salazar, Ava Wiland
Distribution ART21 Inc.
RAZÃO PARA ZEBRAS (REASON FOR ZEBRAS)| João Costa (Portugal, 2013, 25’)
A documentary about Igor Chamada, a director who developed a multicultural work on happiness, a project that he could not complete. Interested in his work as a filmmaker, several people linked to his intimate and professional life talk about the work of Chamadaas trying to have a better idea about himself.
Production, Directing, Image and Editing João Costa
Sound Duarte Ferreira
MusicRodrigo Camacho
DistributionFilmógrafoLda.
THE GODMOTHER OF ROCK&ROLL: SISTER ROSETTA THARPE | Mick Csáky(United Kingdom, 2014, 59′)
The exhibitionist superstar African-American gospel singer Sister Rosetta Tharpe is one of the unknown musical heroines of the twentieth century. Born into poverty in Cotton Plant, Arkansas, she grew to be one of the most well-paid artists in the world before plunging into obscurity. Her powerful vocals and spectacular virtuosity on the newly electrified guitar provided a soundtrack of great influence for young artists such as Elvis Prestley, Jerry Lee-Lewis, Carl Perkins, Johnny Cash, Chuck Berry and Little Richard during their learningyears.
Moreover, when Sister Rosetta toured Europe in the 1960s, she introduced her distinctive style of making music and producing shows to another generation. Quoting Bob Dylan: “Sister Rosetta Tharpe was anything but ordinary and simple. She was a mighty force of nature – an evangelist singer and guitarist. They know that she travelled to England with Muddy Waters and I’m sure a lot of young people got an electric guitar after they saw her.”
Directing Mick Csáky
Image Michael Miles
EditingTom Herrington
Sound Mick Csáky
Music Sister Rosetta Tharpe of the recordings between 1930-70
Production Mick Csáky
Distribution Antelope South Limited
PROGRAM – November13th, 8pm
GORAN | Roberto Santaguida (Serbia, 2014, 11’)
Joy and frustration as built by the performing artist Goran Gostojíc.
Directing and Image Roberto Santaguida
Editing Ana Lagator
Sound Gabor Ripliand Vladimir Dabíc
FIOS DE TEMPO (THREADS OF TIME) | Joaquim Pavão (Portugal, 2013, 30’)
joaqu
Fios de Tempo (Threads of Time)is a collection of “portable pieces” from the Faunasproject based on traditional activities of Portuguese culture. Each story holds in itself a space of transmission of knowledge, inducing the transfer between those who recreate, remembering their past, to those who build,dreaming, their future. The documentary focuses on the work method followed by the company, research, creation and production, as well as the reception of different public spaces and the role that “portable theatre” has played since 2010.
Directing, Editing and Music Joaquim Pavão
Photography António Castanheira, José Pinto
Sound Nuno Santos Cash, Joaquim Pavão
Production Joaquim Pavão, Nuno F. Santos
SOPHIE CALLE – SANS TITRE | Victoria Clay Mendoza (France, 2012, 52’)
Sophie Calle is a French artist who reveals and narrates her own life for more than 30 years, combining texts and images in an almost journalistic way. She likes rituals and rules. This documentary goes around some objects that accompanied the life and work of the artist. In her house in Malakoff or Cailar in the Camargue, Sophie has always collected some objects that played a role in her intimate stories, as being the impressions of her own existence: the crumpled sheets in which the “slumberous” slept for a few hours;the wedding dress she took to her first date with her new lover; the teddy giraffe named Monique, so that her mother wouldbe always by her side, even after her death; all the birthday gifts, intact, that she received at the age of 13 and the grave she offered herself last month for her funeral.
All these objects, said by Sophie, do they tell the work of this artist who conciliates or manipulates? The “I” and the “game”: each one is an impression and together they write her portrait.
Directing Victoria Clay Mendoza
Photography Victoria Clay Mendoza, GabioBalducci
Editing Bruno Conti
Sound Alain Giulianelli, Joel Flescher
Music Stéphan Eicher
Production Damien Maura
DistributionFolamour
PROGRAM – November 14th, 6pm
SONS DO RURAL (RURAL SOUNDS) | Tiago Dias dos Santos (Portugal, 2013, 23’)
The Divine SonusRuris residency was held in April 2013, based on the religious heritage from the villages of Sul and Macieira. Sons do Rural(Rural Sounds)depicts a reflection on the artist residencies, the exchange of experiences within the community, artists and organizations, and the outcomes of this interaction.
Production, Directing, Photography and Editing Tiago Dias dos Santos
Sound Anthony Lyons, David Prior, Manuela Barile, Nely Ferreira, Tiago Dias dos Santos
DistributionBinaural/Nodar
DISORDER | Maria João Guardão, Susana Mendes Silva (Portugal, 2014, 13’)
“Two friends dine in an apartment, the conversation lasts until dessert. As they talk, the woman who lives in the apartment rolls her hair, absently. From time to time she picks up and pulls out a strand of hair. She repeats the gesture over and over until she gets up from the table. Then the mutilated strands goto the ashtray. The guest feels a strange combination of repulsion and fascination for her friend’s behaviour; by the mystery of people who hurt themselves uncontrollably”, writes Pedro De Llano about the origin of the Square Disorder and Rectangle Disorder installations by the artist Susana Mendes Silva. Both works are on the border of the visible and were the starting point for the artist and choreographer Miguel Pereira to create a series of three performances that allowed the audience to explore the piece sequentially.
In this film, the directors Maria João Guardão and Susana Mendes Silva enter the strange territory of this giant but almost invisible web, which questions the concept of space as a white cube, as an experiential discovery, or as a way of controlling us. From it, they question seemingly unresolvable dualities: the tenuous lines between disturbance and affection, geometric order and disturbance, rationality and magical thinking, discipline and eroticism, empty and full, organic and artificial.
DirectingandEditing Maria João Guardão, Susana Mendes Silva
Production Desmedida Filmes, Susana Mendes Silva
LA VOIX DE LA TOUNDRA (THE VOICE FROM THE TUNDRA) | Jean Ehret (Belgium, 2013, 52’)
Anastasia Lapsui is the first filmmaker of Russia’s extreme north who filmed her people in their mother tongue – Nenets. Born in Yamal Tundra in 1943, she witnesses the end of an era, capturing a world in mutation. With the same desire to pass on knowledge, I filmed Anastasia Lapsui in her daily and work life. Through a “making of” of her latest shootings, this is the portrait of a filmmaker and her people, the Nenets of the tundra.
Directing and Image Jean Ehret
Editing Robin Dimet
Sound Marie Paulus
Music Chants Traditionnels Nénètses
ProductionHélène Bernard
Distribution AJC! 2013
PROGRAM – November 14th, 8pm
NEW YORK CLOSE UP: BRYAN ZANISNIK KEEPS IT IN THE FAMILY | Nick Ravich, Rafael Salazar, Ava Wiland (USA, 2014, 9’)
How does an artist discover what is truly essential? The artist Bryan Zanisnik transforms personal stories into performance. At his parents’ home in Springfield, New Jersey, Zanisnik has unearthed the long-forgotten home movies he made as a teenager. Inspired by Hollywood film directors like Martin Scorsese, his VHS movies are a non-ironic mix of clumsy comedy and gangster violence, with Zanisnik’s grandmother often playing the role of a dangerous and armed protagonist.
Discovering again his videos at the university was an eureka moment for Zanisnik. “I thought, this is who I really am.” These interests in abjectness, absurdity, humour, gender inversions, in fragility”, he explains,”the dialogue between the artist and myself behind the camera were really at the heart of what I intended for a work of art.”
At Pace University in Lower Manhattan, Zasnisnik operates in a museum cabinet that has been adapted into a mobile sculpture, by the eyes of his parents and the audience. Confined within the sculpture itself and struggling to wade through the corridors of the building, Zanisnik intentionally knocks thepassers-by, challenging them to react. For Zanisnik, the performance evokes his own emotional journey from a reclusive teenager to the artist he is today.
Directing Nick Ravich, Rafael Salazar, Ava Wiland
Image Rehana Esmail, Rafael Salazar, Ava Wiland
EditingRafael Salazar, Ava Wiland
Sound Nick Ravich, Ava Wiland
Production Nick Ravich, Rafael Salazar, Ava Wiland
Distribution ART21 Inc.
8816 VERSOS (8816 VERSES) | Sofia Marques (Portugal, 2013, 78’)
It is said that Luís Vaz de Camões will have taken about 20 years to write the 8816 verses that complete OsLusíadas. The actor António Fonseca dedicated 4 years of his life to make them his own. Sofia Marques decided to share with the actor part of the unprecedented adventure he intended to do: to memorise and recite the whole poem.
Directing Sofia Marques
Image Sofia Marques, Paulo Abreu, Ricardo Rezende, Nani Espinha, Micael Espinha, Pedro Macedo
Editing Francisco Moreira
Sound Patrícia André, Sofia Marques, Frederico Gracias
Music Jon Luz
ProductionPatrícia André/RoughcutLda.
PROGRAM – November 15th, 6pm
MA CARAVANE | Gil Maddalena (Portugal, 2014, 10’)
A recording of a performance, or rather an improvisation, of painting and music, from the well-known jazz themeCaravan. Other instruments were added during the performance while projecting the first recording.
Directing and Editing Gil Maddalena
Image Susana Medeiros
Sound Nuno Pereira
MusicRémiGalletand Gil Maddalena
Production Gil Maddalena
BERNARDA ALBA EN PALESTINA (BERNARDA ALBA IN PALESTINE) | Cristin Andreu Cuevas (Spain/Palestine, 2014, 23’)
When I first came to live in Bethlehem, Palestine, the first thing that caught my attention was its people, far from the prejudices the media subject us, as well as the propaganda against them, who only want to see their place in the world recognized.
And what I found was a “normal” population.
When Eva, the Spanish teacher, talkedwith me about writing a play, we started immediately. The House of Bernarda Alba was perfect, and only women attended the call. The added difficulty was for them toact in Spanish. I also played a part, I thought it was the best way to approach the girls. And then, I had my camera, some basic sound equipment, and I decided to go ahead, although I knew of the technological limitations, we were two, my camera and myself, soI decided to reach as fast as possible these smart, beautiful, happy and good women, with dreams, despite the reality that keeps them going.
And this film is this –about following the process of these Palestinian students learning Spanish at the University of Bethlehem, whom with hard work managed to present The House of Bernarda Alba to the public.
Production, Directing, Image, Editing and Sound Cristina Andreu Cuevas
DistributionPromofestT – Franc Planas
A SÉTIMA VIDA DE GUALDINO (THE NINTH LIFE OF GUALDINO) | Filipe Araújo (Portugal, 2013, 60’)
At the culmination of an entangled life filled with adventures, misfortunes and surreal prowesses, a self-taught drummer asceded to “jazz legend” for having launched on stage dozens of inexperienced youngsters like Jorge Palma, Bernardo Sassetti or Dany Silva, suffers a stroke. First, he got paralyzed by half of his body, but even so its stubbornness does not cease to prevail. The mission is ambitious: to recover the movements, relearn to play the drums, to launch a last singer and to return to Paris, where it played with Nina Simone and got to live under the bridge.
Directing, Image, Editing Filipe Araújo
Sound Filipe Araújo, Pedro Rocha
Music André Fernandes
Production Filipe Araújo, Renata Mayumi
PROGRAM – November 15th, 8pm
GUARDAR O QUE DESAPARECEU (TO KEEP WHAT HAS FADE AWAY) | Mafalda Relvas (Portugal, 2014, 10’)
It is revealed the work process of the artist Carla Cabanas. Through the time of memory and absence, how the artist sees her own images and work, how she keeps what has disappeared.
Directing, Image, Editing, Production Mafalda Relvas
2 AND 2 ARE FOUR | Pedro Sena Nunes (Portugal, 2014, 30′)
We have become accustomed, wrongly, to fear furiously the fragility of our body. This fragility is so controversial that we induce in ourselves the typical and contained the typical and already tired movements. Once, again. The same movements, the fears, the exhalations counted, the bodies subtracted, the horizons blinded.
But there is a day when we realize that fragility is precious and the arrhythmia of movement is safe. And we dance, accomplices, within the differences.
Directing Pedro Sena Nunes
ImagePedro Sena Nunes, Miguel Robalo, João Pelica
Editing João P. Duarte
MusicTiago Cerqueira
Production Pedro Sena Nunes/Vo’Arte
A LIFE EXPOSED – ROBYN BEECH, A PHOTOGRAPHER’S TRANFORMATION | Lesley Branagan (Australia, 2013, 52′)
The Australian photographer Robyn Beechebecame recognized in London for her iconic 1980s photos. At a time of rich experimentation and creativity she was celebrated for her groundbreaking photographs of painted bodies, and collaborations with the counterculture personalities Zandra Rhodes, Vivienne Westwood, Leigh Bowery and Divine.
At the top of her career, Beechetransformed herself when she experienced the Indian festival Holi where people throw inks of various colourstoeach another. “Attracted as a magnet,” she gave up her career for a life-changing experience, to live in the Indian city of Vrindivan pilgrims. 25 years later, she continues to document the region’s vibrant traditions as a spiritual service, and her extensive archive has been honoured by international experts.
A Life Exposed – Robyn Beeche is woven between Australia, London and India, dramatically depicting Beeche’s extreme paradigm shift from studio-built painted body images to documentation of a culture where body transformations occur spontaneously as part of the saturnalian religious rituals.
Directing Lesley Branagan
Image Bonnie Elliott
Editing Lindi Harrison Kenny Ang
Sound Mark Walker Seage Stanley
Music Nicole Skeltys, Byron Scullin
Production Lesley Branagan
PROGRAM – November 16th, 6pm
ONDE O MEU AMIGO PINTOU UM QUADRO (WHERE MY FRIEND MADE A PAINTING) | Pedro Florêncio (Portugal, 2014, 5’)
A short and simple story: My friend made a painting from a photograph of a demonstration against Troika, I made a film from that picture. Between the two objects is the route that began in a casual photograph and ended up in a poorly lit garage. In order of importance, Onde o meu amigo pintou um quadro (Where my friend made a painting)is a short film about a place, a friend, a creative act, a painting and the silence of a demonstration.
Directing, Image, Editing and Sound Pedro Florêncio
Production Mário Gajo de Carvalho, Filmes do Gajo
ENTRE IMAGENS – EP#09 JORGE MOLDER | Pedro Macedo (Portugal, 2012, 26’)
Entre Imagensis a project by Pedro Macedo and SérgioMahconsisting of a documentary series about 13 creators whose work privileges the photography practice. This episode is dedicated to Jorge Molder, an artist who uses the practice of photography as a means to explore an imaginary strongly inhabited by a peculiar set of associations and suggestions, between literary and cinematographic references, archetypal figures, (self-)representations and fictional gestures. In this episode, we go through some of the most relevant moments of his work, trying to make visible the processes and methods of his work practice.
Directing, Production and Image Pedro Macedo
EditingMicaelEspinha
SoundArmazém 42
Music Tiago Inuit
PICASSO – THE LEGACY | Hugues Nancy (France, 2014, 52’)
A portrait of Pablo Picasso like it has never been shown on television. A historical and cultural investigation which allows viewers to finally decipher the ‘mystery’ of Picasso. The life and work of the painter are revealed through discoveries made after his death, when his heritage was established. The true story of Picasso’s family is told, before and after the artist’s death, on April 8th, 1973. And we recount the opening of the Picasso Museum, based on an unprecedented dating of his work.
DirectingHugues Nancy
Editing Mathilde Morieres
Sound Jean Holtzman
Music Michel Korb
Production Corine Janin, Gedeon Programmes, Welcome
DistributionTerranoa
PROGRAM – November 16th, 8pm
HAPPY BELIEVERS | Konstantinos-AntoniosGoutos (Greece, 2012, 6’)
“… For me, there was a sudden auratic moment – as it usually happens during my walks:
I entered the space, the balloon flew overTchaikovsky’s music…
My camera turned on immediately, and then the wonder took place to be experienced:
The child approached, she plays with the fan, with art, with existence, with belief. The work of art is complete, the installation artist can be satisfied, just like the video artist. The exhibition goes on…
Production and DirectingKonstaninos-AntoniosGoutos
INIMA MEA DE LUT… ION NICODIM (MY CLAY HEART… ION NICODIM) | Laurentiu Damian (Romania, 2013, 37’)
The image is a retrospective on the creation of the artist Ion Nicodim. Talking about the work of Ion Nicodim here is a difficult exercise. He is no longer with us. Visually speaking, it could be a spirit. A shadow who passes. Nicodim made hearts of clay. Hearts with multiple wounds and healed one. How strange. No work is titledheart or hearts. But simply… No Title.
DirectingLaurentiu Damian
ImageDanutPadure
EditingMilloSimulov, DanutPadure
Sound Stefan Matei
Music Cosmin Lupan
ProductionStudioulVideo Art
PIERRE MOLINIER, LES JAMBES DE SAINT-PIERRE (PIERRE MOLINIER, THE LEGS OF SAINT-PIERRE’S QUARTER) | Dominique Roland (France, 2013, 40’)
Pierre Molinier, photographer and painter, was found dead, half naked, with a bullet in his head, by the bed of his bedroom. The documentary shows the life of this enigmatic and explosive character. The film is an exploration of every word, everything, that makes up the reality of 1976.
At the turn of each page, he strives to bring the artistic energy of Molinier focused on the fetishes that pay homage to Eros in androgyny, decay and temptation. The oneness of Molinier is an amazing fusion of life and work.
Directing Dominique Roland
Image Matthieu Chatellier
Editing Stéphane Foucault
Sound Olivier Vieillefond
Music Gérard Lesne
Production Martine Vidalenc/Marmitafilms
PROGRAM – November 17th, 6pm
TREATY NUMBER THREE | Danielle Sturk (Canada, 2013, 4’)
A unique video portrait of the visual artist and performer Rebecca Belmore. The filmmaker collaborated with Belmore who have created a new piece of visual arts/performance specifically for his video. The new work is inspired by the words of the leaderMawe-do-pe-nais in an 1873’s recording of the negotiations for the Belmore ancestral land treatise.
Directing Danielle Sturk
Image, Editing and Sound Oskar Fenoglio
Production Canada Council For The Arts/Les Productions Dieselle
A COSMO OF PATTERNS | Jeremy Newman (USA, 2014, 5’)
The artist Rachel Blythe Udell combines elements inspired by the natural world in strange and fascinating arrangements. Her delicate and embroidered sculptures are animated through bold juxtapositions of colour, shape and texture. However, her whimsical appearance is misleading. Having lost her mother to cancer, Udell’s works are a personal meditation on biological connection.
Directing, Image, Editing and Sound Jeremy Newman
Music James Kalinoski
Production Jeremy Newman
LA PIETÀ DEL VENTO (PIETAS OF THE WIND) | Stefano Croci (Italy, 2014, 7’)
A film based on a dialogue that never happened between the Japanese poet Matsuo Basho and the Italian architect Carlo Scarpa. Basho’s voice brings us back to life by Scarpa’s architecture, leaving us suspended in the mystery between the journey of life and death.
Directing, Image and Editing Stefano Croci, Silvia Siberini
Sound Stefano Migliore
Music Difficult Living
ProductionCaucasoeMai
IN MEDIA RES | Luciana Fina (Portugal, 2014, 72’)
An inescapable personality of architectural thinking in Portugal and its confrontation with modernism, Manuel Tainha opened his atelier in the 1950s where he conceived projects for almost six decades, translating the uneasiness of an “architecture in question” in the parallel and constant exercise of writing.
From the texts of the architect Manuel Tainha and conversations recorded between 2010 and 2012, the film proposes a cinematic approach of both architect’s thinking and universe, within a dialogue with his ethics and poetics.
Embodying the word, thoughts and sources of inspiration, as well as the constant confrontation with other arts, the film leads us through ajourney bythree of his works, designed and built between the 50s and 70s, filmed today, at a significant time of their existence.
Directing Luciana Fina
ImageJoão Ribeira, Luciana Fina
Editing Olga Ramos, Luciana Fina
Sound Olivier Blanc, Armanda Carvalho
Music Béla Bartók
ProductionLAFstudio
PROGRAM – November 17th, 8pm
DERBY & GROMA | Kara Blake (Canada, 2013, 17′)
Based on a collection of abandoned photos found on the streets of Buenos Aires, Derby &Groma puts together pieces of a narrative about a mysterious duo who performed in a bygone era. The film depicts a vibrant image of Argentina from the 1920s and 1930s, and attests to the value of cultural artifacts to help recover a forgotten past while enlivening our imagination.
Directing and Editing Kara Blake
Image Lee Toundrow
Sound Simon Gervais
Production Kara Blake/Philte Films
GLI ANNI DELLE IMMAGINI PERDUTE (THE YEARS OF THE LOST IMAGES) | Adolfo Conti (Italy, 2012, 85’)
Valerio Zurlini was one of the Italian cinema’s greatest filmmakers of the Golden Age: beginning with Le Ragazze di San Frediano(The Girls of San Frediano),1954, Il DesertodeiTartari(The Desert of the Tartars), 1976, his films always conquered both public and critics. Zurlini reached the peak of his career at a very young age: in 1962 he won the Golden Lion for his CronacaFamiliare (Family Portrait).
Zurlini died on October 26th, 1982, just a couple weeks after he had participated as a jury during the 50th Venice Film Festival. The filmmaker was aware of his imminent death and as such devoted his last months of life to the writing of his spiritual legacy, which was posthumously released along this film. It is the cruel balance of a life, the story of a world that is changing irreversibly, a touching appeal in the defence of author cinema.
DirectingAdolfo Conti
ImageEugenioPersico
EditingEugenioPersico
Sound Mirco Perri
MusicPasqualeCatalano
ProductionAmaliaCarandini, Adolfo Conti
PROGRAM – November 18th, 6pm
A DEUSA BRANCA (THE WHITE GODDESS) | Alfeu França (Brazil, 2013, 30’)
In 1958, the controversial Brazilian artist and architect Flávio de Carvalho takes part on an expedition to the Amazon region. He intended to make a film that would link ethnographic research and the fictional drama of a young man kidnapped by the Indians. The production was never completed.
Directing Alfeu França
Editing Alexandre Gwaz
Sound and Music Leandro Salgueirinho
Production Daniela Moreira/Imaginax
REFÚGIO & EVASÃO (REFUGE AND EVASION) | Luís Alves de Matos (Portugal, 2014, 65’)
From the testimony and personal experience of the filmmaker Alberto Seixas Santos and his thoughts on the history of cinema, was made the reconstruction of a filmic memory through the editing process. A dialogue between still frames of his films and the filmmakers he admires, whose films contaminate this documentary like ghosts that come to haunt the real. For the filmmaker, “the major issue in cinema, as it is the major one in painting, music, or other medium, is that only the works which take risks remain.”
Directing Luís Alves de Matos
Image Pedro Sousa
Editing Francisco Carvalho, Luís Alves De Matos
Sound Pedro Sicha
Production Luís Alves de Matos
PROGRAM – November 18th, 8pm
WESTERN: SAHARA | Left and Rotation Collective (Spain/Western Sahara/Portugal, 2013, 45’)
Western: Sahara documents the pre-production of an audiovisual participatory project at the Saharawi Refugee Camp in Tindouf (Algeria) with the visual artists of the Abidín Kaid Saleh cinema school (the only film school in a refugee camp). From the “trailer” as part of the media coverage, the participants envision a “Western movie” about the creation of the Saharawi state.
Directing and Image Left Hand Rotation Collective
Editing Abidín Kaid Saleh Cinema School
Sound Left Hand Rotation Collective
Music Daniel Catarino (O Alentejano), Mariem Hassan
Production Manuel Sordo Vicente, Artifariti/Left Hand Rotation
ERWIN WURM – DER KÜNSTLER DER DIE WELT VERSCHLUCKT (ERWIN WURM – THE ARTIST WHO SWALLOWED THE WORLD) | Laurin Merz (Switzerland/Austria/Germany, 2012, 53’)
For four years, the artist offers us an insight into his world, his work and his art. We peek over his shoulder as he develops new art works. We do not step back when the pressure increases and he needs to vent. In the quietest moments, Wurm talks about his family, how his childhood influences his art and his manipulation of the global art market, which he sometimes sees as a “hyena.”
Directing Laurin Merz
Image Johannes Hammel
Editing Christian Müller
Sound GailuteMiksyte, Hijalti Bager-Jonathansson
Production Reto Caduff, Laurin Merz
PROGRAM – November 19th, 6pm
NADA TENHO DE MEU (I’VE GOT NOTHING OF MY OWN) | Miguel Gonçalves Mendes (Brazil/Portugal, 2013, 47’)
Portuguese director Miguel Gonçalves Mendes and Brazilian writers Tatiana Salem Levy and João Paulo Cuenca traveled to the Far East for an exchange of experiences with artists and thinkers from Macao, Hong Kong, Vietnam, Cambodia and Thailand. From this contact, which emerged after the three authors were invited to attend the 1st Macau Literary Festival – Rota das Letras, was born Nada tenho de meu (I’ve got nothing of my own), described by its authors as “a mixture of a travel notebook and fiction”.
Directing and Image Miguel Gonçalves Mendes
Editing Pedro Sousa
Sound 1927audio
Music Noiserv, Pedro Gonçalves
Production Daniela Siragusa/Jumpcut
DETROIT – MOTOR CITY MUSIC | Claus Bredenbrock, Pagonis Pagonakis (Germany, 2012, 52’)
Based on the old and new successes of Detroit’s music scenario, we depict a city of the United States of America full of contradictions. The song reflects the development of a metropolis which – like many other North American cities – has undergone a radical change in the past decades. The city population is decreasing, urban infrastructure is collapsing, and crime rate is increasing. In this aspect, Detroit is an important example for all the United States of America. We juxtaposed melancholy images of the partially destroyed city center with archive material from the 50s and 60s – a period of seemingly limitless wealth and opportunities. We interviewed former Tamla Motown artists such as Mitch Ryder, Martha Reeves, and MC 5’s musician Wayne Kramer. And we talked to the author Susan E. Smith, who gave us a fascinating insight into the current music scenario by visiting the city’s prosperous recording and production studios. Archive footage of popular hits from the early 40s to the present proves that Detroit’s vibrant music scenario has always been a mirror of Motor City’s meteoric rise and decline.
Directing Claus Bredenbrock, Pagonis Pagonakis
Image Bernd Meiners
Editing Karl-Heinz Satzger
Sound Jörg Johow
Production Robert Pütz
WOLFE VON LENKIEWICZ – PORTRAIT OF THE ARTIST | Monika K. Adler (United Kingdom, 2013, 10’)
British contemporary artist Wolfe von Lenkiewicz recounts a narrative about the Northern Renaissance painter Hieronymous Bosch which thinks about the authenticity in art in context with his 2012 series of large-scale paintings that reconfigured the iconic works of the Dutch Masters as the Garden of Earthly Delights (c.1490), the Haywain Triptych (c.1516) in a ‘post-historical’, transcultural manuscript.
Directing and Editing Monika K. Adler
Image Jessica Kelly
Sound Kleberg
Production Lisa K Samoto
UNVEILING SALOME | Nayo Titzin (Bulgaria, 2013, 57’)
Bulgarian opera diva Alex Penda, French stylist Christian Lacroix, Latvian maestro Modestas Pitrenas and French director Vincent Boussard have assembled the most beautiful and provocative staging of the opera Salome at the beginning of the 21st century. Unveiling Salome is a documentary that follows the creative process of revealing the dark side of the human soul.
Production, Directing, Image and Editing Nayo Titzin
Som Yordan Tomov, Vladislav Boyadjiev
PROGRAM – November 19th, 9:30pm
Awards Ceremony
Credits
Direction and Programming Rajele Jain
Translations Paulo Montes, Ana Sofia Nunes, Ruben de la Costa
Subtitles Paulo Montes
Special acknowledgements Kazike, Anton, Luís Alves de Matos, Teresa Prata, Zé Grande, Paulo Montes, Namalimba Coelho, Rogério Taveira, Zambeze Almeida