“A IMPORTÂNCIA DE SER AGUSTINA BESSA-LUÍS”

Miguel Bonneville

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A importância de ser Agustina Bessa-Luís insere-se num projeto de espetáculos concebidos em série, partindo da vida e da obra de artistas cuja relevância tenha sido vital no meu percurso artístico.


A escolha da passagem de uma escritora (de Beauvoir) para outra (Bessa-Luís) como fonte de inspiração para o meu trabalho, é tudo menos inocente e aleatório. Deve-se ao facto não só de ambas escreverem sobre a condição feminina numa cultura severamente patriarcal, mas também pelas suas histórias intemporais nas quais abordam, de formas muito distintas, a busca pragmática de quem somos. 

Transito de uma visão mais geral sobre a condição do ‘outro’ para uma visão particular, focada na condição social e cultural dos portugueses. Tomo então como ponto de partida para este projeto a procura das raízes profundas do que é ser português, através das obras de Bessa-Luís, e da caracterização que esta faz de personagens em choque permanente com a sociedade em que vivem.

 


Ficha técnica

 

Direção e Interpretação Miguel Bonneville

Coautoria e Interpretação Diogo Bento, Tiago Vieira

Voz Paula Sá Nogueira

Apoio dramatúrgico Lourença Baldaque, João Manuel Oliveira, Maria Paula Meneses, Isabela Figueiredo

Música original Yaw Tembe 

Desenho de luz Nuno Patinho

Figurinos Mariana Sá Nogueira

Cenografia Bárbara Assis Pacheco

Fotografia e Vídeo Joana Linda

Produção executiva Cristina Correia

Coprodução DuplaCena/Festival Temps d’Images

Residências artísticas Alkantara, Latoaria, Rua das Gaivotas 6 e Teatro do Vestido

Apresentação informal Centro Cultural do Cartaxo

Agradecimentos Mónica Baldaque, António Preto

Financiamento Direção Geral das Artes (Portugal)

“A IMPORTÂNCIA DE SER AGUSTINA BESSA-LUÍS”

Miguel Bonneville

 

A importância de ser Agustina Bessa-Luís is part of a series of shows, based on the life and work of artists whose relevance has been vital in my artistic career.


The choice of passing from one writer (de Beauvoir) to another (Bessa-Luís) as a source of inspiration for my work is anything but innocent and random. Due to the fact that not only both write about the female condition in a severely patriarchal culture, but also for their timeless stories in which they deal with, in very different ways, the pragmatic search for who we are.

Passing from a more general view of the condition of the ‘other’ to a particular view, focused on the social and cultural condition of the Portuguese. I then take as a starting point for this project the search for the deep roots of what being Portuguese is, through the works of Bessa-Luís, and the characterization that it makes of characters in permanent conflict with the society they live in.

 


Credits


Direction and Performance Miguel Bonneville

Co-authorship and Performance Diogo Bento and Tiago Vieira

Voice-over Paula Sá Nogueira

Dramaturgical support Lourença Baldaque, João Manuel Oliveira, Maria Paula Meneses, Isabela Figueiredo

Original soundtrack Yaw Tembe 

Lighting design Nuno Patinho

Costumes Mariana Sá Nogueira

Scenography Bárbara Assis Pacheco

Photography and Video Joana Linda

Executive production Cristina Correia

Co-production DuplaCena/Festival Temps d’Images

Artistic residencies Alkantara, Latoaria, Rua das Gaivotas 6 and Teatro do Vestido

Informal presentation Centro Cultural do Cartaxo

Acknowledgements Mónica Baldaque, António Preto

Financial support Direção Geral das Artes (Portugal)