“O FOSSO DOS HERÓIS”

Ágata Pinho

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Cassandra, filha de Príamo e Hécuba, antigos reis de uma Tróia devastada pela guerra, é feita prisioneira. Ela sabe que vai morrer, dotada que é da capacidade de prever o futuro. No entanto, em O Fosso dos Heróis, a profetisa olha para trás, para o passado, invertendo o que dela é esperado.  


Sendo uma das poucas sobreviventes do conflito, entrega-se a um exercício de memória e a uma reflexão sobre as atrocidades da guerra. Testemunha da inteligência humana que constantemente falha em reconhecer a repetição do erro, a sua figura converte-se no símbolo, por excelência, da mulher aniquilada em cenário bélico e antagonista do herói tradicional.

Este espetáculo é uma releitura livre do texto de Christa Wolf, Cassandra, de 1983, que oferece uma visão feminina sobre a guerra. Num vaivém entre Cassandra e Eneias, Ágata Pinho e João Pedro Mamede propõem, em cena, uma reinterpretação da tragédia.

 


Ficha técnica

 

A partir de Cassandra de Christa Wolf

Encenação e Dramaturgia Ágata Pinho

Interpretação Ágata Pinho, Óscar Silva

Interpretação (vídeo) Mónica Calle, Solange Freitas, Paula Garcia e Isabel Costa

Vídeo Joana Linda

Desenho de luz André Calado

Música original e Sonoplastia Diana Combo e Los Niños Muertos (André Tasso e Bruno Humberto)

Figurinos António MV

Apoio à dramaturgia Mickael de Oliveira

Apoio ao espaço cénico Ricardo Vaz Trindade

Assistência de produção Marta Félix

Apoios Fundação Calouste Gulbenkian – Apoio à criação, Câmara Municipal de Lisboa (Lisboa Film Comission), Teatro Nacional D. Maria II/Festival Temps d’Images (O Lugar do Olhar), Galeria Zé dos Bois – O Negócio, Largo Residências

Agradecimentos Ceci F., Jorge Bragada

“O FOSSO DOS HERÓIS”

Ágata Pinho

 

Cassandra, daughter of Priam and Hecuba, ancient kings of a war-ravaged Troy, is taken prisoner. Endowed with the ability to predict the future – she knows she’s goint to die. However, in O Fosso dos Heróis, the prophetess looks back to the past, reversing what is expected of her.


One of the few survivors of the conflict, she gives herself to an exercise of memory and a reflection on the atrocities of war. Witness to human intelligence that constantly fails to recognize the repetition of error, her figure becomes the symbol, par excellence, of a woman annihilated in a scenario of war and an antagonist of the traditional hero.

This show is a free interpretation of Christa Wolf’s Cassandra, 1983, a text that offers a feminine vision of war. In a back and forth between Cassandra and Aeneas, Ágata Pinho and João Pedro Mamede propose, on stage, a reinterpretation of the tragedy.

 


Credits


Based on the novel
Cassandra by Christa Wolf

Staging and Dramaturgy Ágata Pinho

Performers Ágata Pinho, Óscar Silva

Performers (video) Mónica Calle, Solange Freitas, Paula Garcia and Isabel Costa

Video Joana Linda

Lighting design André Calado

Original soundtrack and Sound mixing Diana Combo and Los Niños Muertos (André Tasso and Bruno Humberto)

Costumes António MV

Dramaturgical support Mickael de Oliveira

Scenic space support Ricardo Vaz Trindade

Production assistant Marta Félix

Support Fundação Calouste Gulbenkian – Apoio à criação, Câmara Municipal de Lisboa (Lisboa Film Comission), Teatro Nacional D. Maria II/Festival Temps d’Images (O Lugar do Olhar), Galeria Zé dos Bois – O Negócio, Largo Residências

Acknowledgements Ceci F., Jorge Bragada