“ANDRÓMEDA”
Luciana Fina
ANDRÓMEDA (díptico, mixed media), de Luciana Fina
Concebida para ambiente expositivo, a instalação ANDRÓMEDA convoca o pensamento crítico, a expressão artística ecinematográfica inscritos no palimpsesto da televisão pública italiana nos anos 1960 e 1970. São os anos da entrada domeio televisivo no espaço doméstico, os mesmos em que o cinema questiona profundamente a sua relação com o real e emque surge a resposta experimental da primeira videoarte. Curto-circuitando memória subjectiva e memória colectiva, bemcomo a condição do proto e do pós-espectador contemporâneo, a instalação documenta e revitaliza a complexidade dasideias e das artes num momento singular da história da imagem.
Luciana Fina
Nasce em Itália, vive e trabalha em Lisboa desde 1991.
Cineasta e artista visual, tem desenvolvido um trabalho que migra frequentemente da sala cinematográfica para o espaçode exposição.Após uma longa colaboração com a Cinemateca Portuguesa como programadora, realizou o seu primeiro filme em 1998,integrando a geração que deu nova vida ao documentário em Portugal. Entre 2002 e 2003, com a instalação CCM naFundação Gulbenkian e o tríptico CHANTportraits no MNAC Lisboa, focando os temas das migrações e do retrato, deu inícioao seu percurso em espaços expositivos. O extenso corpo de trabalho – filmes, instalações fílmicas e site-specific – éapresentado internacionalmente em festivais de cinema e exposições, estando representado na Colecção Moderna doMuseu Calouste Gulbenkian e Nouveaux Medias do Centre Georges Pompidou.
Ficha técnica
*A exposição integra códigos QR para a audição de textos. Convida-se o público a ser portador do seu telemóvel e headphones, para a leitura do dispositivo.
Concepção e Realização Luciana Fina
Curadoria Antonia Gaeta
Actriz Francesca Totire
Leituras Marcello Urgeghe; CarlaBolito; Claúdio da Silva
Desenho e Realização de Software Interactivo Paolo Solcia Consultadoria Davide Sgalippa
Apoio pesquisa RAI Teche Francesca Cadin
Texto Viva Paci (Université du Québec à Montréal)
Direcção de Produção e Gestão Administrativa LAFstudio Hugo Barros
Assistente de Montagem e Realização Vítor Carvalho
Cor João Nunes
Mistura de som Pedro Góis, Kino Sound Studio
Traduções José Luís Costa (Italiano); João Ayton (Francês)
Apoio à Comunicação LevinaValentim
Assessoria de Imprensa Sofia Bénard; Gabriele Barcaro
Curadoria e Programação Carpintarias de São Lázaro – Centro Cultural Fernando Belo; Alda Galsterer
Produção e Comunicação Carpintarias de São Lázaro – Centro Cultural AnaMalta; Luísa Correia da Silva; Luís Leal; Filipe Dominguez
Design Gráfico LAFstudio
Co-produção Festival Temps d’Images, Carpintarias de São Lázaro; LAFstudio
Produção Executiva Horta Seca; Duplacena
Apoio Financeiro Direcção-Geral dasArtes/República Portuguesa | Cultura; Fundação Calouste Gulbenkian; Ambasciata d’Italia a Lisbona; Instituto Italiano de
Cultura de Lisboa
Apoios para equipamentos Galerias Municipais de Lisboa/EGEAC; OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E. | Teatro Nacional de São Carlos; casaBranca; Teatromosca
Apoio à publicação Cineclube de Joane
Colaboração RAI Teche Media Partners RAI Cultura – RAI Italia; Antena 2 Outros Apoios Câmara Municipal de Lisboa
Acolhimento lectures Istituto Europeo di Design (Milão); Ar.Co (Lisboa); Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão;Universidade de Évora – Escola de Artes; Universidade da Beira Interior – Departamento de Artes
Agradecimentos:
RAI Teche, Paola Sciommeri, Carla Consalvi, Fondazione Pino Pascali, Rosalba Branà, Antonio Furgis, Susanna Torres, Família Lodolo, Fondazione Pistoletto, Cittadellarte, Maria Pistoletto, SIAE (Società Italiana degli Autori ed Editori), Antonio Musio., Maria Pia Ammirati, Franca Cancogni, Luisa Violo, Silvana Urzini, Alessandra Cerami, Federica Apa, Lucio Ianni, Donato Surano, Lúcia Marques, Ana Bustorff Martinho, Vítor Ribeiro, Sara Velez, Vanda Gorjão José Alberto Ferreira, Alexandra Sabino, Laurentina Pereira, Tobi Maier, Maria Manuel Ferreira, Flávia Violante, Bárbara Bulhão
“ANDRÓMEDA”
Luciana Fina
ANDROMEDA (diptych, mixed media) by Luciana Fina
Designed for an exhibition environment, the ANDROMEDA installation summons critical thinking, and the artistic andcinematographic expressions inscribed in the palimpsest of Italian public television in the 1960s and 1970s. These are theyears when the television medium entered the domestic space, the same years in which cinema deeply questioned itsrelationship with the real and in which the response of the first experimental video art arises. Short-circuiting subjectivememory and collective memory, as well as the condition of the proto and the contemporary post-spectator, the installationdocuments and revitalizes the complexity of ideas and of the arts at a unique moment in the history of moving image.
Luciana Fina
Born in Italy, she lives and works in Lisbon since 1991. Filmmaker and visual artist, she has developed an extensive body of work for cinema, museums, theater and galleries. After working with Cinemateca Portuguesa as a film programmer, she made her debut as director in 1998, taking part in the generation that revitalised the documentary genre in Portugal. Between 2002 and 2003, with the installation CCM at the Fundação Gulbenkian and the triptych CHANTportraits, focusing on themes of migration and portraiture, she began her career in exhibition spaces. Her body of work – films, video installations and site-specific works – has been shown internationally at film festivals and in exhibitions. She is represented in the collection of the CAM — Fundação Calouste Gulbenkian and in the Collection Nouveaux Médias at the Centre Georges Pompidou.
Credits
Andromeda creation is dedicated to Cecilia Mangini
creation Luciana Fina
curator Antonia Gaeta
actress Francesca Totire
narrator Marcello Urgeghe; Carla Bolito; Claúdio da Silva
interactive software design Paolo Solcia
consultancy Davide Sgalippa
RAI Teche research support Francesca Cadin
directing and editing assistant Vítor Carvalho
Colour João Nunes Sound mixer Pedro Góis, Kino Sound Studio Translation
José Luís Costa (Italian); João Ayton (French); Communication support Levina Valentim Press office Sofia Bénard; Gabriele
Barcaro carpintarias de são lázaro – production and coordination Fernando Belo, Alda Galsterer carpintarias de são lázaro –
production and communication Ana Malta; Luísa Correia da Silva; Luís Leal; Filipe Dominguez graphic design LAFstudio
co-production Festival Temps d’Images, Carpintarias de São Lázaro, LAFstudio executive production Horta Seca, Duplacena
financial support Direcção-Geral das Artes/República Portuguesa | Cultura; Fundação Calouste Gulbenkian; Ambasciata
d’Italia a Lisbona; Instituto Italiano de Cultura de Lisboa equipment support Galerias Municipais de Lisboa/EGEAC; OPART –
Organismo de Produção Artística, E.P.E. | Teatro Nacional de São Carlos; casaBranca; Teatromosca publishing support
Cineclube de Joane collaborators RAI Teche media partners RAI Cultura – RAI Italia; Antena 2 Other support Câmara
Municipal de Lisboa lectures hosting Istituto Europeo di Design (Milão); Ar.Co (Lisboa); Casa das Artes de Vila Nova de
Famalicão; Universidade de Évora – Escola de Artes; Universidade da Beira Interior – Departamento de Artes other support
Câmara Municipal de Lisboa acknowledgements RAI Teche;
Paola Sciommeri
Carla Consalvi
Fondazione Pino Pascali
Rosalba Branà
Antonio Furgis
Susanna Torres
Família Lodolo
Fondazione Pistoletto, Cittadellarte
Maria Pistoletto
SIAE (Società Italiana degli Autori ed Editori)
Antonio Musio.
Maria Pia Ammirati;
Franca Cancogni;
Luisa Violo;
Silvana Urzini;
Alessandra Cerami;
Federica Apa;
Lucio Ianni;
Donato Surano;
Lúcia Marques;
Ana Bustorff Martinho;
Vítor Ribeiro;
Sara Velez;
Vanda Gorjão;
José Alberto Ferreira;
Alexandra Sabino;
Laurentina Pereira;
Tobi Maier;
Maria Manuel Ferreira;
Flávia Violante;
Bárbara Bulhão