“PERFECT MATCH”

Hotel Europa

ENGLISH

 

Perfect Match éum espetáculo de teatro documental sobre a importância do amor e das relações amorosas nas migrações que marcaram o século XX em Portugal. Voltamos ao passado, àfuga de milhares de pessoas da miséria durante o Estado Novo, e refletimos sobre o presente, os novos movimentos migratórios muitas vezes vistos como uma ameaça. De que forma as relações amorosas são marcadas e condicionadas pelos movimentos de migração de pessoas na Europa? Como respondeu e responde o amor a estas situações extremas?


O guião foi construído a partir de testemunhos e das histórias e experiências de vida dos intérpretes, nascidos em países
 muito diferentes: Brasil, Colômbia, República Checa, França, Grã-Bretanha e Itália. Perfect Match abre um novo capítulo no percurso da companhia Hotel Europa — o tema das migrações.

 

Hotel Europa
Companhia formada por André Amálio (Portugal) e Tereza Tereza Havlíčková (República Checa). Têm vindo a desenvolver espetáculos de teatro documental que exploram as fronteiras entre teatro, dança e performance.
Utilizam no seu trabalho uma sobreposição de material autobiográfico, narrativas familiares, histórias nacionais, testemunhos, entrevistas e pesquisa historiográfica. Abordam questões não discutidas na sociedade atual sobre o passado recente ligadas ao colonialismo, fascismo e comunismo, procurando estabelecer pontes entre o passado e o presente. Também discutem nos seus trabalhos questões atuais como a migração, o ambiente e a gentrificação.

A companhia Hotel Europa criou os espetáculos “Hotel Europa” (2010), “AmálioVsAmália” (2011), “TV Heroes” (2012), “FÉ” (2013), “KinoWaltz” (2014) e mais recentemente o espetáculo “Portugal Não É Um País Pequeno (2015)”, “Passa-Porte” (2016), “Libertação” (2017), “Amores Pós-Coloniais (2019)”, “Filhos do Colonialismo” (2019), “Agora que não podemos estar juntos” (2020), “Filhos do Mal” e “Amores na Clandestinidade” (2021).

O trabalho da Hotel Europa foi apresentado em Portugal, Brasil, França, Alemanha, República Checa e Eslováquia.

 

André Amálio
Artista, ator e encenador tem desenvolvido o seu trabalho sobre teatro documental, autobiográfico, memória, pós-colonialismo e passado colonial. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Doutorou-se na Universidade de
Roehampton e tem um mestrado em Artes pela Goldsmiths College. Lecionou na Universidade do Minho, tendo ensinado encenação, criação e teatro documental no curso de Teatro da ESAD e na HAMU (Faculdade de Artes Performativas de Praga). Participou em espetáculos dirigidos por Anna Furse, Antónia Terrinha, Giacomo Scalisi, João Brites, Lúcia Sigalho, Luís Castro, Madalena Vitorino, Marie-Gabrielle Rotie, entre outros.

Fundou com Tereza Havlícková a companhia HOTEL EUROPA para a qual criou os espetáculos “Portugal não é um país pequeno” (2015), “Passa-Porte” (2016), “Libertação” (2017), “Amores Pós-coloniais” (2019), “Filhos do Colonialismo” (2019), “O Fim do Colonialismo” (2019), “Agora que não podemos estar juntos” (2020), “Filhos do Mal” e “Amores na Clandestinidade” (2021).

Os seus espetáculos têm sido apresentados em Portugal, Brasil, França, Alemanha, Reino Unido, República Checa e Eslováquia.

 

Tereza Havlícková
Começou a sua carreira como bailarina ao completar o seu BA Dance Theatre, no Laban Centre em Londres e depois formando-se na Goldsmiths University, em MA Performance Making. Está particularmente interessada na exploração multidisciplinar do movimento, do texto e de formas visuais, bem como da utilização de material autobiográfico. Trabalhou e estudou com artistas como Graeme Miller, Marie Gabrielle Rotie, Twitchin Mischa, Steve Paxton e trabalhou com Firenza Guidi, Etta Ermini, Anna Furse, Ajaykumar, Petr Bohác, Mirenka Cechová e Madalena Vitorino. Desde 2013, faz parte da Spitfire Company em Praga.

Fundou com André Amálio a companhia HOTEL EUROPA para a qual criou os espetáculos “Portugal não é um país pequeno” (2015), “Passa-Porte” (2016), “Libertação” (2017), “Amores Pós-coloniais” (2019), “Filhos do Colonialismo” (2019), “O Fim do Colonialismo” (2019), “Agora que não podemos estar juntos” (2020), “Filhos do Mal” e “Amores na Clandestinidade” (2021).

Os seus espetáculos têm sido apresentados em Portugal, Brasil, França, Alemanha, Reino Unido, República Checa e Eslováquia.

 


Ficha técnica

criação André Amálio e Tereza Havlíckova

com Edison Otero, Laurence Alliston-Greinner, Lydie Bárbara, Ricardo Cruz, Simone Carugati e Tereza Havlíckova

desenho de luz e direção técnica Joaquim Madaíl

produção executiva Maria João Santos

co-produção FITEI, Temps d’Images residências Armazém 22 fotografia Estelle Valente

apoios A Hotel Europa é financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes

“PERFECT MATCH”

Hotel Europa

 

Perfect Match is a documentary theater performance about the importance of love and relationships in the Portuguese migrations that marked the 20th century. We go back to the past, to study the struggle against poverty of thousands of Portugueses during the Estado Novo period in order to reflect on the present, the new migratory movements often seen as a threat. How are love relationships marked and conditioned by movements of people migration in Europe? How did love respond and is still responding to these extreme situations?


The script was build through testimonies and the stories and life experiences of the performers, born in very different
 countries: Brazil, Colombia, Czech Republic, France, Great Britain and Italy.

Perfect Match opens a new chapter in the journey of Hotel Europa’s company — the theme of migrations.

 

Hotel Europa
Hotel Europa is a company formed by André Amálio (Portugal) and Tereza Havlíčková (Czech Republic). They have been collaborating together, developing documentary theatre performances that explore the boundaries between theatre, dance and performance. They use in their work an overlap of autobiographical material, family stories, national histories, testimonies, interviews and historiographical research, creating a complex web of references that allow the public the opportunity to travel between cultures, times and genres. The company created the shows Portugal is not a small country (2015), Pass-Port (2016), Liberation (2017), Post-Colonial Loves (2019), The Children of Colonialism (2019), Now that we cannot be together (2020), Children of Evil and Underground Loves (2021).

The work of Hotel Europa has been performed in Portugal, Brazil, France, Germany, Czech Republic and Slovakia.

 

André Amálio
André Amálio is theatre director and actor that has developed his work in the area of documentary theatre, memory, postcolonialism and the recent Portuguese colonial past. André holds a PhD from Roehampton University and a MA from Goldsmiths, University of London. His research was supported by Gulbenkian Foundation, GDA and Rush. He lectured theatre directing and documentary theatre in HAMU (Prague) and ESAD (Portugal) and is currently lecturing in Universidade do Minho (Portugal). Has worked as an actor/performer/dancer under directors like Anna Furse, Giacomo Scalisi, João Brites, Lúcia Sigalho, Luís Castro, Madalena Vitorino, Marie-Gabrielle Rotie, amongst others.

 

Tereza Havlícková
Tereza Havlíčková began her career as a dancer by completing her BA Dance Theater at Laban Center in London and then graduated at Goldsmiths, University of London (MA Performance Making). She is particularly interested in the multidisciplinary exploration of movement, text and visual forms, as well as the use of autobiographical material. She worked and studied with artists like Graeme Miller, Marie Gabrielle Rotie, Twitchin Mischa, Steve Paxton and worked with Firenza Guidi, Etta Ermini, Anna Furse, Ajaykumar, Petr Boháč, Miřenka Čechová and Madalena Vitorino.

 

Credits

creation André Amálio e Tereza Havlíckova

with Edison Otero, Laurence Alliston-Greiner, Lydie Bárbara, Ricardo Cruz, Simone Carugati, Tereza Havlíckova

light design and technical coordination Joaquim Madaíl

executive production Maria João Santos

coproduction FITEI, Temps d’Images

artistic residencies Armazém 22

photography Estelle Valente

support Hotel Europa is supported by República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes