“YOLO”
Sara Inês Gigante
Decidi fazer este espectáculo depois de um telefonema com a minha mãe. Falava com ela sobre a minha impotência. Mais concretamente, falámos uma hora sobre formas de eu poder ter uma casa própria. A solução mais viável, e também uma das que sempre me impressionou mais por várias razões, seria a de comprar um terreno nos arredores de Lisboa, e comprar uma casa pré-fabricada. Percebi que o que parecia ser a solução mais viável estava ainda longe de ser viável. Ou talvez não…
Acabámos o telefonema e fui procurar terrenos na internet.
Depois, fui pesquisar sobre casas pré-fabricadas, os seus preços e as suas características.
Depois, fui pesquisar como se pede um crédito de habitação.
Depois, fui pesquisar se os bancos me emprestavam dinheiro para isto.
Depois, fiz contas.
Depois pensei. Pensei muito.
Depois, decidi que ia fazer este espectáculo.
E claro, voltei a ligar à minha mãe.
Sara Inês Gigante
Nasceu em 1994. Formou-se na Academia Contemporânea do Espectáculo – Teatro do Bolhão no Porto, no curso de interpretação e licenciou-se na Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa, no curso de actores. Em 2015 participou numa criação colectiva com Peça Romântica Para um Teatro Fechado de Tiago Rodrigues, no Teatro do Bairro. Em 2017/2018 estagiou como actriz no Teatro Nacional D.Maria II. Trabalhou com Jorge Silva Melo, Alex Cassal, Bruno Bravo, Pedro Gil, Pedro Frias, entre outros. Em 2019 fez assistência de encenação ao espectáculo A Matança Ritual de Gorge Mastromas de Dennis Kelly, encenação de Tiago Guedes no TNDMII.
Ficha técnica
criação Sara Inês Gigante
dramaturgia Joana Bértholo
interpretação Gonçalo Carvalho, João Estima, Lia Carvalho
apoio no processo criativo João Nunes Monteiro
cenografia F. Ribeiro
desenho de luz Manuel Abrantes
sonoplastia Gonçalo Carvalho
residência de co-produção Espaço do Tempo apoios/co-produções DuplaCena (Festival Temps d’Images), Teatro Municipal Baltazar Dias, Teatro Municipal Sá de Miranda (CDV), Devir Capa, Câmara Municipal de Lisboa (FES), Fundação Calouste Gulbenkian
agradecimentos Manuel Poças, Paulo Azevedo
“YOLO”
Sara Inês Gigante
I decided to do this show after a phone call I had with my mother. I was speaking with her about my impotence. More specifically, we spoke for an hour about ways I could get my own house. The most viable solution, and one of those that always impressed me the most for several reasons, would be to buy some land on the outskirts of Lisbon, and buy a prefabricated house. I realized that what seemed the most viable solution, was still a long way from being viable. Or perhaps not…
We finished our call and I went looking for land on the internet.
Then I researched prefabricated houses, their prices and characteristics.
Then I researched how to get a home loan.
Then I researched whether banks would lend me money for this.
Then I thought. I thought a lot.
Then I decided I would do the show.
And then, of course, I called my mother again.
Sara Inês Gigante
Born in 1994. Trained in the acting course at the Academia Contemporânea do Espectáculo – Teatro do Bolhão in Porto, andobtained a degree in acting from the Escola Superior de Teatro e Cinema in Lisbon. In 2015, she participated in a collectivewith Peça Romântica Para um Teatro Fechado by Tiago Rodrigues at Teatro do Bairro. In 2017/2018, she interned as anactress in the Teatro Nacional D. Maria II. She has worked with Jorge Silva Melo, Alex Cassal, Bruno Bravo, Pedro Gil andPedro Frias, among others. In 2019, she was assistant director on the show A Matança Ritual de Gorge Mastromas byDennis Kelly, directed by Tiago Guedes at TNDMII.
Credits
creation Sara Inês Gigante
dramaturgy Joana Bértholo
cast Gonçalo Carvalho, João Estima, Lia Carvalho
creative process support João Nunes Monteiro
scenography F. Ribeiro
desenho de luz Manuel Abrantes
sonoplasty Gonçalo Carvalho
artistic residency Espaço do Tempo
coproduction and support DuplaCena (Festival Temps d’Images), Teatro Municipal Baltazar Dias, Teatro Municipal Sá de Miranda (CDV), Devir Capa, Câmara Municipal de Lisboa (FES), Fundação Calouste Gulbenkian
acknowledgements Manuel Poças, Paulo Azevedo