“ANDROMEDA”

Luciana Fina

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Andromeda convoca a expressão artística e cinematográfica inscrita na televisão pública italiana nos anos 1960 e 1970, escolhendo abranger a turbulência e a energia generativa desses anos. É a primeira idade do projecto público televisivo, utópica e iluminada, anos em que o cinema questiona também profundamente a sua relação com o real e em que surge a resposta experimental da videoarte. É a personagem de uma jovem telespectadora, entregue à descoberta e à experimentação do novo medium, a transportar-nos através do tempo. As imagens do passado olham para nós e pedem para comparecermos diante delas. Voltar a ver não diz respeito ao passado, é uma exploração de possíveis deslocações entre o passado e o presente. Esbatendo os limites entre o documento e a invenção, o filme coloca o espectador entre o tempo da primeira idade da televisão e o tempo da sua presença em sala, entre a memória e a imaginação, a utopia e a experimentação.

 

Bio

Cineasta e artista italiana, Luciana Fina trabalha em Lisboa desde 1991. Investigando as hipóteses do Cinema no campo das Artes, tem desenvolvido um trabalho destinado a salas de cinema, palcos, museus e galerias. Após a formação em Literaturas Românicas, inicia uma longa colaboração com a Cinemateca Portuguesa como programadora. Em 1993 cria a primeira instalação Super 8 para o palco, “Branco Sujo”, com a coreografia de João Fiadeiro. Estreia-se na realização em 1998, integrando a geração de realizadores e realizadoras que deram nova vida ao documentário em Portugal. Entre 2002 e 2003, com a instalação “CCM” na Fundação Gulbenkian e o tríptico “CHANTportraits” no Museu do Chiado, focando os temas das migrações e do retrato, dá início ao seu percurso em espaços expositivos. O extenso corpo de trabalho, filmes, instalações fílmicas e site-specific, tem sido apresentado internacionalmente em festivais de cinema e exposições, estando representado na Colecção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, na Colecção Nouveaux Medias do Centre Georges Pompidou e na Colecção de Arte Contemporânea do Estado. Entre os filmes mais recentes “In Medias Res” (2014), Prémio Melhor Filme Português Arquiteturas Film Festival, Menção Honrosa Temps d’Images Film on Art Award; “Terceiro Andar” 2016, exposição Museu Gulbenkian, Doclisboa e 34º Torino Film Festival. Entre 2020 e 2023 apresenta o filme Questo è il piano, no Doclisboa e no MNAC; a exposição Andrómeda nas Carpintarias de São Lázaro/Festival Temps d’Images. Com o projecto “Cidade em Transe”, participa na exposição e no livro “Prata da Casa”, ed. Número. Como programadora convidada é curadora da retrospectiva Cecilia Mangini na Cinemateca Portuguesa/Doclisboa e do ciclo “Lançaram-se ao assalto do céu” na Galeria ZDB. Apresenta uma nova instalação de palco para o espectáculo “Solos”, com Teresa Sobral e Heitor Lourenço. Colabora ainda com a Rádio de Arquitectura Antecâmara, realizando o programa “19Finestre” e participando na exposição “Sound it” no Centro Cultural de Belém. Professora convidada no Ar.co, História(s) do Cinema. Investigadora em Artes da Imagem em Movimento, colaboradora do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes.

Ficha Técnica

Imagem, montagem e realização LUCIANA FINA

Jovem telespectadora FRANCESCA TOTIRE

Leitura MARCELLO URGEGHE

Apoio pesquisa RAI Teche, FRANCESCA CADIN

Desenho Software PAOLO SOLCIA

Assistente de Montagem e Realização VÍTOR CARVALHO

Cor JOÃO NUNES

Mistura de som ELSA FERREIRA

Direcção técnica EDGAR ALBERTO

Consultoria de imagem RUI XAVIER

Assessoria Imprensa MARIA JOÃO MOURA

Dossier Produção PEDRO RAMALHETE, BERNARDO MIRANDA

Apoio administrativo ANA BORDALO, ANA CALHEIROS

Apoio carpintaria FÁBIO PRIMOROSO

Apoio gráfico MÁRIO SOUSA

Traduções JOSÉ LUÍS COSTA (Italiano), JOÃO AYTON (Francês), LUISA CRICK (Inglês)

Produção AR de FILMES, LAFstudio

Produtores ALEXANDRE OLIVEIRA, LUCIANA FINA

Produtor associado ANTÓNIO CÂMARA MANUEL, DUPLACENA

Com a colaboração de: RAIteche

Apoio: ISTITUTO ITALIANO DI CULTURA

Apoio à produção da exposição 2021: DGARTES, FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

O filme integra o projecto de doutoramento “De um ecrã para o outro: um estudo teórico-prático sobre narrativas intermediais”, Artes Performativas e da Imagem em Movimento, Belas Artes, Universidade de Lisboa.

“ANDROMEDA”

Luciana Fina

Evocation of the artistic and cinematic expression of 1960s and 1970s’ public television in Italy. It is the early age of public broadcasting, during which cinema also questions its relation to reality and video art emerges as an experimental answer. The character, a young female viewer, committed to exploring and trying out a new medium, carries us through time. Blurring the lines between document and creation, the film places the viewer between the early age period of television and the period of time she spends in the room, between memory and imagination, utopia and experimentation.

Bio

Italian filmmaker and artist, after a long collaboration with Cinemateca Portuguesa as a programmer, she made her directorial debut in 1998, joining the generation of directors who gave new life to documentaries in Portugal. Between 2002 and 2003, with the CCM installation and the CHANTportraits triptych, she began her journey in exhibition spaces.
The extensive body of work, films, film installations and site-specific, has been presented internationally at film festivals and exhibitions, being represented in the Modern Collection of the C. Gulbenkian Museum, in the Nouveaux Medias Collection of the Center G.Pompidou and in the Collection of State Contemporary Art. Researcher in Moving Image Arts, collaborator at CIEBA.

Credits

Image, Editing And Production: Luciana Fina

Young Viewer: Francesca Totire

Reading: Marcello Urgeghe

Research Support: Rai Teche, Francesca Cadin

Design Software: Paolo Solcia

Assembly And Production Assistant: Vítor Carvalho

Color: João Nunes

Sound Mixing: Elsa Ferreira

Technical Direction: Edgar Alberto

Image Consultancy: Rui Xavier

Press Office: Maria João Moura

Production Dossier: Pedro Ramalhete, Bernardo Miranda

Administrative Support: Ana Bordalo, Ana Calheiros

Carpentry Support: Fábio Primoroso

Graphic Support: Mário Sousa

Translations: José Luís Costa (Italian), João Ayton (French), Luisa Crick (English)

Ar Films Production: Lafstudio

Producers: Alexandre Oliveira, Luciana Fina

Associate Producer: António Câmara Manuel, Duplacena

With The Collaboration Of: Raiteche

Support: Istituto Italiano Di Cultura

Support For The Production Of The 2021 Exhibition: Dgartes, Foundation Calouste Gulbenkian

The Film Is Part Of The Doctoral Project “From One Screen To Another: A Theoretical-Practical Study On Intermedial Narratives”, Performing Arts And Moving Image, Fine Arts, University Of Lisbon