CORPO
Ana Luena & José Miguel Soares com Nuno Nolasco
No projecto de cruzamento disciplinar CORPO, com criação de Ana Luena & José Miguel Soares e Nuno Nolasco, que assina a encenação, explora-se questões identitárias da relação com o corpo enquanto outro. Mas o corpo não é tão só corpo, ele transforma-se com o progresso da cultura, da ciência, da tecnologia e da inteligência artificial. Filipa Leal criou o texto original que serve a dramaturgia do espectáculo, numa residência em Évora. A Lentidão do Mundo. Três corpos, três vozes, três tempos. A mulher que limpa calmamente a piscina, ou a mulher deitada, a apanhar laranjas. O atleta, ou nadador, o rapaz que vive da velocidade. O homem sentado, ou o pai envelhecido, que nunca se viu ao espelho. Três personagens cujos corpos contêm vários corpos, num jogo de identidades que se alteram na relação com o outro, na relação com a própria vida a avançar mais ou menos intensamente, mais ou menos dolorosamente, mais ou menos lentamente.
Bio
Malvada Associação Artística
Fundada em 2018 por Ana Luena e José Miguel Soares, a dupla responsável pelas criações artísticas e direcção deste projecto sediado em Évora, a Malvada aposta num território periférico como centro de criação e reflexão artística contemporânea. A Malvada tem como fim a realização de projectos de criação que abrangem diferentes áreas artísticas e do conhecimento, frequentemente cruzando disciplinas como a fotografia, o vídeo, a literatura, a música, o teatro e a performance.
Nuno Nolasco
Nuno Nolasco (Lisboa, 1987). Licenciado em Teatro-Actores e Mestre em Encenação pela ESTC. Pertenceu ao Teatro Garagem (2009-2017) e trabalhou como actor, encenador e videasta. Trabalhou com Dinis Machado, Alexis Henon, Maria Duarte, Ricardo Neves-Neves, John Romão e Sílvia Costa; em cinema com António Ferreira, André Santos, Marco Leão, Carlos Amaral, Patrícia Sequeira, Vasco Araújo, Pedro Neves Marques, entre outros. Destaca a participação em ‘The Scarlet Letter’, de Angélica Lidell e ‘La Passione’, de Romeo Castelucci com a orquestra e coro Gulbenkian. Como criador salienta ‘Memor + 1’, ‘We are not Penelope’, co-criação com Joele Anastasi e António Pedraza, finalistas do prémio Dante Cappelletti, Teatro Índia (Roma), estreia FITT-Tarragona. Colaborou com a Malvada enquanto intérprete no espectáculo ‘Revela-me’, ‘Apneia’ e ‘Errante’.
Ficha Técnica
criação
Ana Luena & José Miguel Soares
encenação, co-criação e interpretação
Nuno Nolasco
texto original
Filipa Leal
música e interpretação
Mariana Ramos Correia
interpretação voz off
Carlos Paiva, Diogo Bach, Erica Rodrigues
espaço cénico e figurinos
Ana Luena
fotografia
José Miguel Soares
assistente de produção executiva e comunicação
Sandra Teixeira
apoio aos ensaios
Beatriz Gonçalves (estágio IEFP)
costureira
Susana de Oliveira – Atelier Chá de Agulhas
apoio técnico som
Pedro Moreira
design gráfico
Joana Real
residência de co-produção
O Espaço do Tempo
produção
Malvada Associação Artística
agradecimentos
Luís Fernandes Piscinas Wellness & Spa
participantes masterclass de escrita
Ana Asper Banha, Ana Correia, Ana Leonor Santos, Elsa Nunes, Nuno Zúniga, Paula Seixas, Silvia Mendes, Vanda Narciso
apoio
União das Freguesias de Évora (Centro Histórico de Évora), Junta de Freguesia dos Canaviais, União de Freguesias do Bacelo e Senhora da Saúde, União de Freguesias da Mangueira e Horta das Figueiras, Sociedade União Eborense – Bota Rasa
co-financiado por IEFP, União Europeia
A Malvada Associação Artística é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes com o apoio do Município de Évora
CORPO
Ana Luena & José Miguel Soares with Nuno Nolasco