“TO LEAVE AND TO TAKE”

Irit Batsry

 

To Leave and to Take é uma instalação itinerário que evoca noções de comida e abrigo através do uso de objectos, luzes e projecções vídeo.


O espectador entra num espaço escuro onde 2400 ‘mãos de arroz’ (feitas com luvas transparentes) estão espalhadas e empilhadas em forma de abrigos improvisados, lembrando trincheiras. Caminha cuidadosamente por este ‘campo minado’ tentando não pisar as mãos e os bagos de arroz que delas vertem. É rodeado por um movimento repetitivo: uma mão gigante projectada a passar arroz de uma pilha para outra. Ilusoriamente, a mão parece passar arroz de uma parede distante para uma outra mais próxima e de uma parede para uma coluna.

Num ‘quarto interior’, o espectador encara duas mulheres. A primeira está deitada numa rua de um país de ‘terceiro mundo’, a comer, a segunda tritura eternamente uma substância. Esta projecção vídeo ocupa toda a parede e parece ser uma janela virada para o ‘outro lugar’.

Tanto as mulheres como as mãos surgem monumentais devido à grande dimensão das projecções dos vídeos. Todo o espaço é iluminado para parecer estar rodeado por uma paisagem de montanhas onde as sombras do espectador são desenhadas. Ao criar uma tensão entre o interior e o exterior, introduz um outro tipo de espaço no existente, aquele em que o espectador caminha e o ‘outro lugar’, onde as mulheres foram gravadas. 

 

To Leave and to Take foi mostrado pela primeira vez no OBORO Montréal (Canada), Setembro – Outubro 1997. Curador: Valérie Lamontagne 

Ficha técnica

Vídeo e instalação mixed media itinerante, dimensões variáveis
Autoria e Produção Irit Batsry
Produzido enquanto artista residente na Academy of Media Arts-Köln