sobre Borges e outras pequenas coisas

João Cristóvão Leitão

EXPOSIÇÃO – 23 de Novembro, 2023 a 13 de Janeiro, 2024

A minha relação com o escritor argentino Jorge Luis Borges nasceu por acidente e o acidente virou companhia: a sua literatura tem vindo a ser – há já quase uma década – a casa de partida de uma grande parte da minha prática artística. Segundo o próprio, o que verdadeiramente importa não é ler, mas sim reler. Foi isso que, ao longo destes anos e certamente por ele influenciado, fui fazendo com a sua obra. E os projectos que aqui apresento nada mais são do que releituras e reescritas de textos seus que, nos entretantos, se foram tornando também meus.

João Cristóvão Leitão é licenciado em Teatro: Dramaturgia (ESTC-IPL), mestre em Arte Multimédia: Audiovisuais (FBA-UL) e pós-graduado em Curadoria de Arte (FCSH-UNL). Actualmente, é doutorando em Belas-Artes: Arte Multimédia (FBA-UL), tendo sido bolseiro da FCT entre 2018 e 2022.
Desenvolve e produz projectos relacionados com a imagem em movimento (instalação, vídeo arte e cinema). É representado pela plataforma Heure Exquise: Centre International pour les Arts Vidéo. Artisticamente, tem colaborado com: SillySeason, Rabbit Hole, VIDEOLOTION, Ana Jezabel e António Torres, Teatro do Vão, João Pedro Fonseca, Rodrigo Pereira, Diego Bragà, Rodrigo Teixeira, João Estevens e Terceira Pessoa.
Foi professor assistente de Interpretação IV (oficina: Media) da licenciatura em Teatro (Actores) da ESTC (2014-2015), professor da disciplina de Gestão das Artes na Escola Artística António Arroio (2016-2018), professor assistente de Técnicas de Palco I (seminário: Vídeo) da licenciatura em Teatro (Produção) da ESTC (2019-2021) e produtor do projecto académico-educativo E2 da ESCS-IPL, em parceria com a RTP2 (2022-2023).