FUSO 2010 – Programação
BES Arte & Finança
28 Julho, 22h45
CARPE DIEM Arte e Pesquisa
Videastas contemporâneos em Heure Exquise!
Seleção apresentada por Thierry DestriezDuração total 38’63’’
Laëtitia Bourget, L’Eveil, França, 2008, HD, 10’
A luta de um lagostim pela sobrevivência, a morte imprevista de um ente querido, um encontro de amor entre um homem e uma mulher, a espuma das ondas, a respiração do ar, o canto das folhas, o peso do passado e o despertar de uma nova vida.
Gabriela Golder, Domestico, Argentina, 2007, DV Pal, 1’30’’
Mulheres a partir pratos tentando fazer o máximo barulho possível. Uma polifonia requintada. Exigir a palavra, fazer barulho, dizer “basta”. Fadiga, submissão e liberação. O ato de partir pratos propõe a destruição de preconceitos sobre a relação que pode ser estabelecida entre a mulher e o doméstico.
Gabriela Golder, La Logica de la Supervivencia, Argentina, 2008, DV Pal, 6’
Ou a execução de um projeto falhado. Uma multidão atira-se descontroladamente sobre a comida. Um jovem é brutalmente reprimido. Apenas três cenas compõem este vídeo. Tudo é parte do mesmo, o fracasso de qualquer projeto de reconstrução.
Sabine Massenet, The End
“Sob este título genérico estão reunidos três curtos vídeos, realizados a partir dos mesmos filmes, thrillers de mainstream americanos, de onde só extrai as cenas de tiroteio. Nos filmes mais recentes estas cenas de extrema violência caracterizam-se pela sucessão entrecortada de planos muito curtos: tiros, impactos de balas em diferentes elementos do décor, personagens atingidos, jorros de sangue, quedas de corpos seguidas pela câmara (por vezes em câmara lenta, o único momento em que a morte é estetizada). A velocidade extrema da montagem anula a compreensão dos factos e atua como uma carga visual e sonora que visa diretamente os sentidos do espectador, tornando-o quase cego e surdo. Os três vídeos formam uma espécie de catálogo destes diferentes tipos de planos. A desconstrução e reconstrução destes planos completam um sentido quando apresentados numa instalação que joga com o tempo e com o espaço, funcionando também numa sequenciação em projeção monocanal.”
Sabine Massenet, Bande Annonce, 2009, DV Pal, 4’17’’
O primeiro da série. Foram mantidos apenas planos curtos mostrando o impacto das balas nas portas, nos móveis, nas luzes, nas janelas. Os corpos atingidos e feridos não são suficientes para satisfazer a necessidade destrutiva do herói vingador e mortífero, o mundo inteiro torna-se num objeto de massacre.
Sabine Massenet, Last Dance, França, 2009, DV Pal, versão monocanal, 6’
“A morte é uma mulher
Quem dança com amor
Este eterno tango
Em que cada um à sua vez
Inclina o seu parceiro
Este eterno, eterno, eterno tango
Que tanto nos põe loucos,
quanto seis palmos debaixo de terra,
Debaixo de terra!”
Louise Forestier, O tango do Amor e da Morte
Os corpos caem num movimento frenético e repetitivo, ao som de um vigoroso tango (Milonga de Francisco Canaro). Eu realizo aqui, ternamente, cinema comercial americano, e desfruto do seu colapso.
Sabine Massenet, Fire, França, 2009, DV Pal, 1’16’’
O olho serve de mira à imagem… até à cegueira.
Noëmi Sjöberg, Besós River, Espanha, 2009, DV Pal, 10’
Este vídeo documenta uma performance audiovisual ao vivo de 30 minutos, em conjunto com o músico e artista Juan Matos Capote. Registos auditivos e visuais do rio Besós em Barcelona (Espanha), lugar onde a natureza e a indústria se encontram e se misturam.
FUSO 2010 – Programação
BES Arte & Finança
July 28th, 10:45pm
CARPE DIEM Arte e Pesquisa
Contemporary woman video artists at Heure Exquise!
Works selected by Thierry Destriez
Total running time 39’03’’
Laëtitia Bourget, L’Eveil, France, 2008, HD, 10’
A crayfish quest for her survival, the unpredictable death of a beloved one, the love meeting of a man and a woman, the waves’ foam, the breath of the air, the leaves singing, the weight of the past and the awakening of a new life.
Gabriela Golder, Domestico, Argentina, 2007, DV Pal, 1’30’’
Women breaking dishes, excited. Women trying to generate the greater noise possible. An exquisite polyphony. To request the word, to make noise, to say “it is enough”. Fatigue, submission and liberation. The act of breaking dishes proposes the destruction of preconceptions on the relation that can be settle down between the woman and the domestic.
Gabriela Golder, La Logica de la Supervivencia, Argentina, 2008, DV Pal, 6’
Or the execution of a failure project. A multitude of people rush for food, they are uncontrolled. A young man is brutally repressed. Only three scenes conform this video. Everything is part of the same, the failure of any project of reconstruction.
Sabine Massenet, The End
“Under this broad title are gathered three short videos made from the same films, mainstream American thrillers of which I only kept the gunfights scenes. In recent films, these scenes of extreme violence are characterized by a disjointed succession of very short shots: gunshots, bullet impacts on different parts of the set, characters hit, blood spurts, bodies followed by the camera during their fall (sometimes in slow-motion, the only moment when death is stylized). The extreme speed of the editing cancels any understanding of the facts and acts as a visual and sound charge which directly targets the viewer’s senses. He becomes almost blind and deaf. The four videos form a sort of catalogue of the different types of shots previously mentioned. The deconstruction and reconstruction of these shots make sense when presented in an installation which play with time and space, also working on a sequential scheme when screened on single-channel video.”
Sabine Massenet, Bande Annonce, 2009, DV Pal, 4’17’’
The first one of the series. Only the short shots showing bullet impacts on the doors, the furniture, the lamps, the windows were kept. The bodies hit and wounded are not enough to satisfy the need for destruction of the avenging and deadly hero, therefore the whole world becomes an object of massacre.
Sabine Massenet, Last Dance, France, 2009, DV Pal, single-channel version, 6’
“Death is a woman
Who dances with love
This eternal tango
In which each one in turn
Tilts his partner
This eternal, this eternal, this eternal tango
Can blow your mind
Or send you six feet under
Under”
Louise Forestier, The tango of Love and Death
The bodies are falling in a frenetic and repetitive movements, to the sound of a brisk tango (a milonga by Francisco Canaro). I tenderly execute the American commercial cinema, and enjoy its collapse.
The version displayed for installation is silent and played in slow-motion.
Sabine Massenet, Fire, France, 2009, DV Pal, 1’16’’
The image targets the eye until blindness.
Noëmi Sjöberg, Besós River, Spain, 2009, DV Pal, 10’
This video documents a 30 minutes live video and sound performance together with the musician and artist Juan Matos Capote. Audio and visual field recordings of the Besós River in Barcelona (Spain). This is a place where nature and industry meet and mingle.