“OS PASSOS EM VOLTA”

Joana Braga e Diogo Alvim

ENGLISH

 

Os Passos em Volta é um percurso em torno do vale de Alcântara que explora a dimensão performativa do caminhar e propõe um jogo de percepção através do som, da imagem e da palavra, procurando interrogar e reconfigurar a nossa relação com os tempos e usos da cidade. A fisionomia deste vale é sulcada pelas vias de ligação automóvel e ferroviária que remeteram para a invisibilidade subterrânea o curso da ribeira de Alcântara. Ao mesmo tempo, rasgam o tecido da cidade, isolando bairros que, no meio do traçado viário proliferativo, se tornam uma espécie de ilhas, enclaves envolvidos pelo mar viário, estilhaços do que foi a trama contínua da cidade. Considerada como a maior bacia hidrográfica de Lisboa, a morfologia desta área esconde a presença da água, que se manifesta apenas na recorrência de inundações sazonais. Cruzando o vale e percorrendo os bairros implantados nas suas encostas, o trajecto cruza zonas familiares, espaços negligenciados na história urbana e lugares escondidos, revelando a complexidade dos estratos que o compõem. Propõe, assim, um mergulho neste território profundamente marcado pela tensão entre os grandes gestos de organização do espaço urbano e as formas de o habitar quotidianamente. Em pontos específicos do percurso retomaremos a visão de pássaro similar à do planeamento, presente na contemplação distanciada da paisagem, para depois mergulharmos todos os sentidos nos detalhes de cada lugar que atravessamos e que simultaneamente nos atravessam. A experiência da caminhada será entrelaçada a uma constelação de estímulos, um conjunto de propostas sonoras, visuais e discursivas que procuram alterar a percepção e potenciar novas leituras, para suscitar uma experiência caleidoscópica, uma profusão de pontos de vista e de escuta que se reconfiguram sucessivamente ao longo do percurso.

 

Bio

Joana Braga é arquitecta, artista, investigadora. O seu trabalho articula práticas espaciais, discursivas, sonoras, visuais e performativas para explorar a experiência estética do espaço e também as suas dimensões culturais, políticas e sociais. Debruça-se sobre a caminhada como prática experimental e artística para repensar criticamente o espaço habitado e a relação que com ele estabelecemos. A sua actividade tem sido multifacetada, compreendendo a investigação, a curadoria, a escrita e a prática artística.

Diogo Alvim estudou arquitectura e composição. Trabalha na fronteira entre a música e a artes sonoras, explorando as suas interações com a arquitectura, e contextos específicos. Interessa-se por expandir a prática da composição musical enquanto dispositivo de investigação e transformação. Trabalha regularmente em colaboração com coreógrafos, encenadores, performers e artistas visuais e sonoros.

Ficha Técnica

Direcção de projecto: Joana Braga
Concepção: Diogo Alvim e Joana Braga
Apoio à Concepção: Andresa Soares
Imagem: Tânia Moreira David
Documentação: Pedro Jafuno
Design Gráfico: Ana Teresa Ascensão
Produção Executiva: Ricardo Batista
Produção: Descampado Ocupado
Apoio à Comunicação: Antena 2, Coffeepaste
Financiamento: República Portuguesa – Direcção Geral das Artes

“OS PASSOS EM VOLTA”

Joana Braga e Diogo Alvim

“THE STEPS AROUND”

Joana Braga e Diogo Alvim

The Steps Around is a performative journey in the Alcântara area that explores a choreographic interpretation of walking, proposing poetic and performative interventions that reconfigure our relationship with the city’s times and how we experience it. Crossing familiar paths, neglected spaces in urban history, and hidden places, we propose a dive into this part of the city, where temporal strata, interrupted trajectories, and proliferating paths overlap, reconfiguring the way we perceive it.

 

Bio

Joana Braga is an architect, artist, and researcher. Her work articulates spatial, discursive, sound, visual and performative practices to explore the aesthetic experience of space, as well as its cultural, political and social dimensions. The artist focuses on walking as an experimental and artistic practice to critically rethink the inhabited space and the relationship we establish with it. Her professional activity has been multifaceted, comprising research, curatorship, writing and artistic practice.

Diogo Alvim studied architecture and composition. He works on the borderline between music and sound art, exploring their interactions with architecture and with specific contexts. He is interested in expanding the practice of musical composition as a device for research and transformation. He regularly works in collaboration with choreographers, theatre directors, performers and visual and sound artists.

Credits

Project director: Joana Braga
Concept: Diogo Alvim and Joana Braga
Collaboration in the development of the concept: Andresa Soares
Image: Tânia Moreira
David Documentation: Pedro Jafuno
Graphic Design: Ana Teresa Ascensão
Executive production: Ricardo Batista
Production: Descampado Ocupado
Media partners: Antena 2, Coffeepaste
Funding: República Portuguesa – Direcção Geral das Artes (DGArtes) Ministry of Culture – Portuguese Republic