CLASSIFIED
José Nunes / Estrutura
Este projecto parte de um elemento autobiográfico do criador do espectáculo, poucas vezes revelado, até mesmo secreto, que nos remete para a sua infância: o sonho de um dia vir a representar o papel de James Bond.
Esse sonho, com o tempo, rapidamente se desvaneceu, mas o fascínio e a geekiness por aquela personagem manteve-se até aos dias de hoje, apesar de uma série de questões problemáticas que esta personagem levanta. E é precisamente esta relação de tensão e culpa com este guilty pleasure que se pretende explorar neste espectáculo, partindo do imaginário iconográfico, visual e sonoro dos filmes para problematizar, questionar e reflectir sobre este fascínio.
Bio
José Nunes é formado em teatro pela ESMAE e em programação e gestão cultural pela Universidade Lusófona. Desenvolve as suas criações desde 2007 e o seu trabalho divide-se entre a encenação, dramaturgia, interpretação, formação e gestão cultural. Em 2009 fundou a Estrutura, que co-dirige com Cátia Pinheiro, com a qual criou mais de duas dezenas de projectos teatrais e transdisciplinares, dos quais se destacam descobri-quê?, Língua, The End, Geocide, Uma Gaivota e o programa de formação Recurso.
Estrutura
Depois de um percurso individual como intérpretes e criadores, Cátia Pinheiro (1980) e José Nunes (1983) iniciaram a sua parceria artística em 2009, com a fundação da Estrutura. Ao longo de quinze anos de actividades, a Estrutura desenvolveu mais de 20 criações próprias de espectáculos de teatro e projectos transdisciplinares e desenvolveu o programa de formação Recurso. É uma das companhias residentes do Teatro Campo Alegre desde 2017.
Ficha Técnica
criação
Ana Luena & José Miguel Soares
encenação, co-criação e interpretação
Nuno Nolasco
texto original
Filipa Leal
música e interpretação
Mariana Ramos Correia
interpretação voz off
Carlos Paiva, Diogo Bach, Erica Rodrigues
espaço cénico e figurinos
Ana Luena
fotografia
José Miguel Soares
assistente de produção executiva e comunicação
Sandra Teixeira
apoio aos ensaios
Beatriz Gonçalves (estágio IEFP)
costureira
Susana de Oliveira – Atelier Chá de Agulhas
apoio técnico som
Pedro Moreira
design gráfico
Joana Real
residência de co-produção
O Espaço do Tempo
produção
Malvada Associação Artística
agradecimentos
Luís Fernandes Piscinas Wellness & Spa
participantes masterclass de escrita
Ana Asper Banha, Ana Correia, Ana Leonor Santos, Elsa Nunes, Nuno Zúniga, Paula Seixas, Silvia Mendes, Vanda Narciso
apoio
União das Freguesias de Évora (Centro Histórico de Évora), Junta de Freguesia dos Canaviais, União de Freguesias do Bacelo e Senhora da Saúde, União de Freguesias da Mangueira e Horta das Figueiras, Sociedade União Eborense – Bota Rasa
co-financiado por IEFP, União Europeia
A Malvada Associação Artística é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes com o apoio do Município de Évora
CLASSIFIED
José Nunes / Estrutura