The Falls é um vídeo inédito que explora a passagem do tempo e a ilusão das cataratas. Dividido em três momentos, um exterior (vista da massa de água) e dois interiores (dentro da parede da catarata), numa progressão de planos e de velocidades atinge-se a unidade da gota de água. Do macro para o micro, num ciclo continuo de tempo, de deslocação e de escalas.
The Falls como peça simbólica, como fluxo de energia e de vida, do organizado para o caótico. As características pictóricas do movimento, da filmagem em slow motion e da cor, reforçam o estímulo retiniano e formal do vídeo. O formato vertical reafirma a força da gravidade e da sua energia que tudo atrai.
The Falls sem princípio nem fim.
NUNO CERA, Beja, 1972
Licenciado em Publicidade pelo IADE, 1995. Estudou na Maumaus – Escola de Artes Visuais, 1995 a 1997. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian (Bolsa João Hogan) para residência artística na Kunstlerhaus, Berlim. Em 2002 publicou com o Arquiteto Diogo Seixas Lopes, o livro Cimêncio, um levantamento de paisagens suburbanas. Nomeado para o prémio Besphoto 2004. Residência artística no ISCP – International Studios and Curatorial Program, Nova Iorque, USA, 2006. Em 2007 e 2008 realizou o vídeo Sans, Souci e o projeto Futureland, uma investigação artística sobre 10 metrópoles (com o apoio da DGArtes – Ministério da Cultura de Portugal). Único criador de conteúdos de vídeo e fotografia para o Pavilhão Português na Expo Zaragoza 2008, Espanha. Em 2012 realizou dois vídeos II e Suspensão, a convite da Oliva Creative Factory, São João da Madeira. Em 2012 foi selecionado na XX edição da Bolsa Fundación Botin, Santander, com o projeto The Symphony of the Unknown. Residência artística na International Artist Residency Récollets, Paris, 2013. Participou com o arquiteto Paulo David na Bienal de Arquitetura de Veneza – Reporting from the Front, 2016. Realizou as fotografias para o Guia de Arquitetura Álvaro Siza – Projeto Construídos, 2017.
Participou nas seguintes publicações: Fotografia: Modo de Usar (Novo Banco – Documenta); Melancholy and Architecture (Park Books); 100 Fotógrafos Europeus (Exit); Shooting Space (Phaidon); Piscina na Praia de Leça – A Pool on the Beach (A+A Books); Álvaro Siza – Projetos Construídos – Build Projects (A+A Books).
Exposições individuais: A Pressão da Luz – Álvaro Siza por Nuno Cera, Galeria Millennium, Lisboa; Vestiges du Réel, Instituto Camões, Luxembugo, 2016; Tour d´Horizon | Amadeo de Souza-Cardoso, Grand Palais, Paris, 2016; Symphony of the Unknown, Kunstraum Botschaft, Berlim, 2016; L´Année Dernière, Galeria Miguel Nabinho, Lisboa, 2016; Vis-à-Vis, CCB – Centro Cultural de Belém, Lisboa, 2015; Alpha Béton, CAPC – Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Coimbra, 2015; Sinfonia do Desconhecido, MNAC – Museu do Chiado, Lisboa, 20114; Dérive Noire, Galeria Pedro Cera, Lisboa, 2013; O Passageiro, Carpe Diem, Lisboa, 2011; Futureland, Espaço Avenida e Galeria Pedro Cera, Lisboa, 2010; Terra, Museu da Luz, Aldeia da Luz, 2010; Fantasmas/Phantasms, Centro Cultural de Belém, Lisboa, 2006; A Room with a View, Galeria Pedro Cera, Lisboa, 2008; Lost, Lost, Lost, Galeria Pedro Cera, Lisboa, 2006; The Prora Complex and other Works, Play – Gallery for still and Motion pictures, Berlim, 2005; Cosmic, Galerie 5213, Berlim, 2005; Dark Forces, Galeria António Henriques, Viseu, 2004; DK, Kunstpunkt Berlin, Berlim, 2003; Berlin-a-super-8 movie, Nova Iorque, 2003; Smog (com Noé Sendas), Sala do Veado, Museu de História Natural, Lisboa, 2000; Runaway (com Noé Sendas), Art-Attack, Matadouro Municipal, Caldas da Raínha, 2000; Snapshots, Coimbra, 1997.
Exposições coletivas (seleção): The Form of Form | Os Limites da Paisagem – Trienal de Arquitetura de Lisboa, Amadora, 2016; Reporting from the Front, XV Biennale di Venezia di Architettura, Veneza, 2016; Demo:polis, Akademie der Kunste, Berlim, 2016; Anozero – Um lance de dados – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, Coimbra, 2015; Paisagem como Arquitectura, CCB – Centro Cultural de Bélem – Garagem Sul, Lisboa, 2015; Zoom!, Pinakothek der Moderne, Munique, 2015; Daqui parece uma montanha, CAM – Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2014; Arte Portuguesa do Século XX 1960-2010, Museu do Chiado; An Urban Silence, The Exchange, Penzance, 2011; 8th International Photo Triennale, Esslingen, 2010; Atopia, CCCB, Barcelona, 2010; Expanded Cinema/ARCO, Madrid, 2009; The Building Show, Exit Art, Nova Iorque, 2007; The Searchers, EFA Gallery, Nova Iorque, 2006; Talking Cities, Entry 2006, Essen, 2006; BesPhoto, Lisboa, 2005; Metamorph, IX Biennale di Venezia di Architettura, Metaflux, Pavilhão de Portugal, com Diogo Seixas Lopes, Veneza, 2004; Outras alternativas – Novas experiências visuais em Portugal, Vigo, 2003.
Está representado em diversas coleções públicas e privadas.
Créditos
Realizado e editado por Nuno Cera
LOOPS.LISBOA 2017
The Falls is an unseen video that explores the passage of time and the illusion of the falls. Splitted in three different moments, one exterior (the view of the water mass) and two interiors (inside the wall of the waterfall) in a progression of shots and speeds one finally reaches the unit of the water drop. From the macro to the micro, in a continuous cycle of time, displacement and scales.
The Falls as a symbolic object, as a flow of energy and life, from the organized to the chaotic. The pictorial characteristics of motion, slow motion shooting and color reinforce the retinal and formal stimulus of the video. The vertical format reaffirms the force of gravity and its energy that attracts everything.
The Falls without a beginning or end.
NUNO CERA, Beja, 1972
He is represented in several public and private collections around the world.
Credits
Directed and Edited by Nuno Cera