“CHEGO SEMPRE ATRASADA AOS FUNERAIS IMPORTANTES”
Cátia Vieira
Este projeto é uma reflexão sobre o amor e a morte. Como nos preparamos para o amor? Como nos preparamos para a morte?
Preparamos um rendez-vous com o cuidado minucioso de quem prepara um ataque terrorista. Em ambos os casos, qualquer pessoa pensaria que estamos loucos, se soubessem de todos os detalhes envolvidos nestas preparações. Pretende-se explorar e alimentar as tensões entre a narrativa do herói solitário, que está sempre preparado para tudo, com os campos de ação onde a ideia de preparação é talvez absurda e problemática: o amor e a morte. Esta apresentação de work in progress na Rua das Gaivotas 6, no âmbito do Festival Temps d’Images, será a abertura ao público do processo de pesquisa, que culminará num espetáculo, a apresentar no Teatro Maria Matos, de 11 a 14 de Janeiro de 2018.
PROJETO FEEDBACK
O Teatro Maria Matos e o Temps d’Images convidaram três artistas/coletivos portugueses para integrarem um processo de feedback continuado, em paralelo com o processo de criação das suas obras: Teresa Silva e Filipe Pereira, Catarina Vieira e Plataforma285. O feedback acontece em momentos-chave do processo por um grupo constituído pelos próprios artistas, convidados seus e colaboradores do Temps d’Images e do Teatro Maria Matos.
Conceito Mark Deputter, Laura Lopes,David Cabecinha
Coordenação e feedback Laura Lopes
Produção/feedback Festival Temps d’Images/António Câmara Manuel, Mariana Brandão
Ficha técnica
Direção artística, Criação, Texto e Interpretação Catarina Vieira
Vídeo e Apoio dramatúrgico Cédric Coomans
Espaço cénico Tiago Pinhal Costa
Espaço sonoro Tiago Cerqueira
Desenho de luz Rui Monteiro
Produção Catarina Vieira
Coprodução Maria Matos Teatro Municipal, DAS Theatre/DAS Graduate School
Residências artísticas Mala Voadora (Porto), NAVE (Chile)
Apoios Festival Temps d’Images/DuplaCena, OPART/Companhia Nacional de Bailado, Polo Cultural, Gaivotas Boavista/Câmara Municipal de Lisboa
Projeto apoiado pela Bolsa de Especialização e Valorização Profissional em Artes no Estrangeiro da Fundação Calouste Gulbenkian
Grupo feedback Cláudia Dias, André Godinho, Vânia Rovisco
“CHEGO SEMPRE ATRASADA AOS FUNERAIS IMPORTANTES”
Cátia Vieira
This project is a reflection on love and death. How do we prepare for love? How do we prepare for death?
We prepare a rendez-vous with the meticulous care of someone who prepares a terrorist attack. In both cases, anyone would think we were crazy if they knew all the details involved in these preparations. It is intended to explore and nourish the tensions between the narrative of the solitary hero, who is always prepared for everything, with the fields of action where the idea of preparation is perhaps absurd and problematic: the love and death. This presentation of a work in progress at Rua das Gaivotas 6, within the Temps d’Images Festival, will be the opening to the public of this research process, which will culminate in a show to be presented at the Maria Matos Theatre, from the 11th to 14th of January 2018.
FEEDBACK PROJECT
The Maria Matos Theater and the Temps d’Images Festival invited three Portuguese artists/collectives to integrate a continuous feedback process, in parallel with the creative process of their works: Teresa Silva and Filipe Pereira, Catarina Vieira and Plataforma285. The feedback takes place in various key moments of the process by a group of artists, guests and collaborators from Temps d’Images and Maria Matos Theater.
Concept Mark Deputter, Laura Lopes, David Cabecinha
Coordination and feedback Laura Lopes
Production/feedback Temps d’Images Festival/António Câmara Manuel, Mariana Brandão
Credits
Artistic direction, Concept, Text and Performance Catarina Vieira
Video and Dramaturgical support Cédric Coomans
Scenic space Tiago Pinhal Costa
Sound space Tiago Cerqueira
Lighting design Rui Monteiro
Production Catarina Vieira
Co-production Maria Matos Teatro Municipal, DAS Theatre/DAS Graduate School
Artistic residencies Mala Voadora (Oporto), NAVE (Chile)
Support Festival Temps d’Images/DuplaCena, OPART/Companhia Nacional de Bailado, Polo Cultural Gaivotas Boavista/Câmara Municipal de Lisboa
Project supported by Bolsa de Especialização e Valorização Profissional em Artes no Estrangeiro from the Calouste Gulbenkian Foundation
Feedback group Cláudia Dias, André Godinho and Vânia Rovisco