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“FUSO 2013 – 20 de Agosto a 20 de Setembro

 

22 Agosto, 22h
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

 

Historical Works from the EAI Collection
Curadoria de Lori Zippay
Duração da sessão 60′

 

VIDEO FILM CONCERT: RARE EARLY WORKS BY NAM JUNE PAIK 

Electronic Arts Intermix (EAI), instituição sem fins lucrativos com sede em Nova Iorque, detém uma extensa coleção de vídeo e obras de media digital. A coleção abrange a década de 1960 até ao presente, e inclui trabalhos seminais de artistas, pioneiros da imagem em movimento até às obras de novas gerações.

Este programa mostra alguns dos primeiros trabalhos do arquivo EAI: de Nam June Paik (1932-2006), uma das figuras mais importantes da história da vídeo arte apresentam-se obras (da primeira fase do artista) que exploram a interseção entre arte, cultura e media. As instalações e esculturas multimédia de Paik são internacionalmente reconhecidas. As suas primeiras obras monocanal, muitas das quais produzidas em colaboração com o cineasta Jud Yalkut na década de 1960, são menos conhecidas. Estes produtos híbridos de cinema e vídeo, invenções de experiências eletrónicas que integram manipulação de som com elementos oriundos de campos dos vários media, combinam-se no Fluxos Performance. O programa apresenta igualmente raros documentos de Performances, incluindo a estreia da escultura TV Cello e peças curtas, como Analogue Assemblage, remontada em 2000 com imagens a partir de uma peça originalmente criada em 1969.

Nam June Paik, Rare Performance Documents (seleção), 1961-1973, 10’, cor e P/B, som

 

Nam June Paik & Jud Yalkut, Video Film Concert, 1966-1972, 38’, cor e P/B, som


Nam June Paik & Jud Yalkut, TV Cello Premiere, 1971, 8´, cor, mudo


Nam June Paik, Butterfly, 1986, 2’, cor, som


Nam June Paik, Analogue Assemblage, 2000, 2’, cor, som


23h15

Curadoria de Pilar Ribal Simó
Duração da sessão 51’32’’

 

As obras cinematográficas de Nezaket Ekici, Isabel Rocamora, Amparo Sard e Marianna Vassileva são conhecidas internacionalmente por usarem o corpo humano como um objeto catalisador de emoções e um meio de comunicação não verbal. Com um movimento desenvolvido através de performances ou cenografias previamente estabelecidas, as suas obras assumem marcantes qualidades estéticas e contemplativas.


Nezaket Ekici (Kirsehir,Turkey, 1970): 

Defiance, 2009, 7’11’’


Human Cactus, 2012, 4’ 04’’

Nezaket Ekici (criada e agora a viver na Alemanha) é uma artista reconhecida internacionalmente na área da performance. Uma aluna de Marina Abramović e membro do Independent Performance Group (IPG). As obras de Ekici foram apresentadas em festivais internacionais, galerias e eventos em todo o mundo. O campo de tensão entre a origem turca e a vida na Alemanha é fulcral nas suas obras bem como as fronteiras culturais e individuais e a possibilidade de transgressão e de conexão. O seu próprio corpo é o centro do seu trabalho.


Isabel Rocamora (Barcelona, 1968), Horizon of exile (Horizonte de exílio), 2007, 21’

Isabel Rocamora é uma cineasta britânico-espanhola cujo trabalho abrange a linguagem performativa do gesto humano e a sua relação com a identidade individual e cultural. Horizon de Exílio segue a jornada do exílio de duas mulheres em paisagens desérticas intemporais. Referenciado à cultura do Médio Oriente, o filme pretende refletir sobre a condição feminina, autoimagem, pertença e apagamento. Dentro de uma estrutura cinematográfica pontuada por vozes de exilados iraquianos, Horizonte de Exílio emprega o gesto coreografado para tratar questões de território e identidade.


Amparo Sard (Son Servera, Mallorca, 1973)

El olvido (Oblivion), 2009, 5’56’’


El Salvavidas (Lifeguard), 2012, 3’20’’


Paisaje medio vacío/lleno, 2013, 3’

Artista multidisciplinar, presente em coleções por todo o mundo. Os seus vídeos mostram aspetos do inconsciente da personalidade humana: como o medo, angústia e desgosto. As obras exibem jogos simbólicos – metafóricos e um pouco surrealistas -, em que a artista se expõe a situações críticas como a asfixia ou a fuga, que proporcionam um ritual de passagem. A sua obra propõe também uma reflexão íntima e poética sobre a natureza.


Mariana Vassileva (Antonovo, Bulgária, 1964):

Tango, 2007, 0’45’’


Toro, 2008, 3’


Turnovo, 2013, 3’03’’

Mariana Vassileva é uma artista que vive em Berlim e tem sido convidada a apresentar os seus trabalhos em bienais e festivais em todo o mundo. Os seus vídeos centram-se na ideia de identidade humana num mundo global: tradição, família e origens. A captura de imagens da vida quotidiana conduz à compreensão do papel que a comunicação desempenha na contemporaneidade.

“FUSO 2013 – August 20 to September 19

 

August 22, 10pm
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

 

Historical Works from the EAI Collection
Curatorship by Lori Zippay
Total running time 60′

 

VIDEO FILM CONCERT: RARE EARLY WORKS BY NAM JUNE PAIK 

Electronic Arts Intermix (EAI), a New York-based nonprofit institution, holds one of the most extensive collections of video and digital media artworks. The collection goes from the 60s to the present, from seminal works by pioneering video artists to moving-image works by new generations of artists. 

This program features some of the earliest works in the EAI archive: rare early pieces by Nam June Paik (1932-2006), one of the most important figures in video art history, whose early works presciently speak to the intersection of art, culture, and media. While Paik’s multi-media installations and sculptures are internationally celebrated, his early single-channel works – many of which were made in collaboration with filmmaker Jud Yalkut in the 1960s – are not well known. These richly inventive, improvisational hybrids of film and video playfully mix experiments in electronic image and sound manipulation with elements such as Fluxus performances, media critique, and appropriated TV commercials. The program also includes rare early performance documents, including the premiere of Paik’s TV Cello sculpture, and short pieces such as Analogue Assemblage, Paik’s 2000 reworking of footage from a piece that he originally created in 1969.

Nam June Paik & Jud Yalkut, Video Film Concert, 1966-1972, 38’, colour and B&W, sound

 

Nam June Paik, Rare Performance Documents (selection), 1961-1973, 10’, colour and B&W, sound

 


Nam June Paik & Jud Yalkut, TV Cello Premiere, 1971, 8´, colour, silent


Nam June Paik, Butterfly, 1986, 2’, colour, sound


Nam June Paik, Analogue Assemblage, 2000, 2’, colour, sound


11:15pm


Curatorship by Pilar Ribal Simó
Total running time 51’32’’

 

Filmic works by Nezaket Ekici, Isabel Rocamora, Amparo Sard and Marianna Vassileva are internationally appreciated for focusing their interest in the human body as a catalyser of emotions and as a way of nonverbal communication. With a suggestive treatment of movement, developed in performances or previously established scenography, their works possess outstanding aesthetic and contemplative qualities.


Nezaket Ekici (Kirsehir,Turkey, 1970): 

Defiance, 2009, 7’11’’


Human Cactus, 2012, 4’ 04’’

Nezaket Ekici (raised and currently living in Germany) is an internationally recognized performance artist. A student of Marina Abramović and a member of IPG (Independent Performance Group), Ekici’s works have been presented at international festivals, galleries and events around the world. The tension field between her Turkish origin and her living environment in Germany play a central role in her works. Cultural and individual borders are of equal interest to her as a possibility of transgression and connection. Her own body is usually at the centre of her work.


Isabel Rocamora (Barcelona, 1968), Horizon of exile, 2007, 21’

Isabel Rocamora is a British-Spanish artist filmmaker whose work considers the performative language of human gesture and its relationship to individual and cultural identity. Horizon of Exile follows the journey of exile of two women across timeless desert landscapes. Strongly referencing Middle Eastern culture, the film reflects on the female condition; self-image, belonging and effacement. Within a cinematic framework punctuated by voice testimonies of Iraqi exiles, Horizon of Exile employs choreographed gesture to consider issues of territory and identity.


Amparo Sard (Son Servera, Mallorca, 1973)

El olvido (Oblivion), 2009, 5’56’’


El Salvavidas (Lifeguard), 2012, 3’20’’


Paisaje medio vacío/lleno, 2013, 3’

A multidisciplinary artist whose work is found in many collections worldwide. In her videos she explores subconscious aspects of human personality, such as fear, anguish and disgust. Metaphorical and somewhat surrealistic, they develop symbolic games in which the artist exposes herself to difficult situations which become a rite of passage, such as choking or escaping. Amongst her most recent interests one can find a more intimate and poetical reflection on nature.


Mariana Vassileva (Antonovo, Bulgária, 1964):

Tango, 2007, 0’45’’


Toro, 2008, 3’


Turnovo, 2013, 3’03’’

Mariana Vassileva is a multimedia artist based in Berlin who has been widely invited to present her works in Biennales and Festivals around the world. Her videos focus on subjects related with human identity in a worldwide context and pay attention to tradition, family and origins. She often captures images of everyday life, outlining the ways communication plays a role in these contemporary times.