ENGLISH

“FUSO 2013 – 20 de Agosto a 20 de Setembro

 

23 Agosto, 22h
Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC) – Museu do Chiado

 

Outras Paisagens – América Latina em Foco 
Curadoria de Solange Farkas
Apresentação de Thereza Farkas
Duração da sessão 60’13’’

 

As onze obras dos artistas latino-americanos reunidas neste programa, além de apontarem rumos e tendências da recente produção audiovisual deste espaço, relevam os complexos agenciamentos políticos e sociais que caracterizam a vida contemporânea em novos arranjos geopolíticos.

Exemplificam, igualmente, a profundidade das narrativas pessoais e o encanto cinético da convergência das linguagens, ora reafirmando talentos como é o caso dos brasileiros Cao Guimarães, Eder Santos, Karin Ainouz e Marcelo Gomes e do argentino Gustavo Galuppo, ora revelando novos personagens na cena da arte latino-americana, como por exemplo Marcellvs L., Federico Lamas, Roberto Bellini e Andres Denegri.

Os trabalhos aqui reunidos completam a síntese do mapa da produção de arte eletrónica do Sul que a 15ª edição do Festival Internacional de Arte Eletrónica Videobrasil desenhou. Permite leituras transversais da complexa realidade contemporânea e das relações culturais e intersubjetivas que nela se estabelecem, bem como das implicações “mediáticas” e inúmeras políticas de apropriação do imaginário contemporâneo.

Silvia Rivas, Andén 6, 2004, Argentina, vídeo, 10’35’’

Ora deitada, ora de pé, a bailarina insone faz movimentos de languidez e inquietude. A atmosfera de sonho lembra a confusão de sentidos de quem perde o sono.


Cao Guimarães, Concerto para clorofila, 2004, Brasil, vídeo, 7’23’’

Exercício poético que perverte a cor das plantas, fazendo referência ao seu mecanismo de produção de energia. Vencedor do Prémio do Júri (Estado da Arte) e do Prémio Videobrasil de Residência no Gasworks.


Eder Santos, Framed by Curtains, 1999, Brasil, vídeo, 11’15’’

Visões distorcidas da cidade de Hong Kong, diálogos à espera de um real entendimento entre Ocidente e Oriente. Um reenquadramento da paisagem urbana e caótica da cidade logo após a sua devolução à China. Como alguém que observa da janela e refaz a realidade a seu modo, o vídeo reflete a visão subjetiva do autor das cenas quotidianas.


Jorge Alban Dobles, Juegos en el parque, 2004, Costa Rica, vídeo, 3’38’’

O formato dos jogos de vídeo serve a esta meditação sobre a distância entre os factos considerados parte da história e as pequenas narrativas quotidianas. Duas crianças divertem-se abatendo personagens que tentam pichar um busto de John F. Kennedy, no jogo de vídeo criado pelo autor.


Gustavo Galuppo, La Progresion de las catástrofes, 2004, Argentina, vídeo, 8’53’’

Um casal, teoricamente real, compara a sua relação aos romances do cinema do passado. Colagem de cenas clássicas de cinema e imagens em vídeo, a obra amplifica a confusão entre ficção e realidade favorecida pelos meios audiovisuais.


Roberto Bellini, Landscape Theory, 2005, EUA, video, 3’50’’

O desconforto provocado pelo uso de uma câmara numa propriedade privada onde um homem filma uma paisagem com fins desconhecidos. Uma voz-off encarna esse desconforto e interroga-o sobre os seus motivos. 


Octavio Iturbe, Montevideoaki, 2005, Uruguai, vídeo, 5’16’’

Hiroaki Umeda, revelação da dança contemporânea japonesa, mostra a sua coreografia Going to a Condition entre edifícios modernos de Montevidéu, no Uruguai. A edição é contagiada pelo estranho ritmo da movimentação do bailarino.


Gabriel Acevedo Velarde, Parálisis, 2005, Peru, vídeo, 2’12’’

Nesta colagem experimental, as neuroses dos habitantes das grandes cidades contaminam a natureza. Arbustos de calçada gritam, tremem e resmungam stressados à passagem dos transeuntes, como se absorvessem o seu mal-estar e a sua evidente infelicidade. Menção Honrosa do Júri.


Marcellvs L., Rizoma 0667, 2004, Brasil, vídeo, 9’27’’

Fragmentos do projeto VideoRizoma que pretende investigar as potencialidades do deslocamento do conceito de rizoma do campo da filosofia para o do vídeo.


Frederico Lamas, Roger, 2004, Argentina, vídeo, 6’

Um travelling ininterrupto acompanha um casal que se separa depois de uma discussão. Sem alguma palavra da parte deles, o vídeo mostra que ela está decidida a não voltar e ele arrependido. Vencedor do Prémio do Júri (Investigações Contemporâneas).


Andrés Denegri, Uyuni, 2005, Argentina, vídeo, 8’08’’

A obra aborda a realidade violenta da América Latina a partir do ponto de vista de um casal de estrangeiros radicados na cidade boliviana de Uyuni. Ela quer partir. Ele sente-se seguro.

August 23, 10pm
Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC) – Museu do Chiado

 

Other landscapes – Latin America on focus 
Curatorship by Solange Farkas
Presented by Thereza Farkas
Total running time 60’13’’

 

The eleven pieces by Latin American artists presented in this program, as well as suggesting ways and tendencies by the recent audiovisual production of this region, reveal the complex political and social relations which characterize contemporary life in its new geopolitical settings.

They also exemplify the deepness of the personal narrative and the kinetic enchantment on the convergence of languages, sometimes reaffirming talents, such as the Brazilians Cao Guimarães, Eder Santos, Karin Ainouz and Marcelo Gomes and the Argentinians Gustavo Galuppo, or revealing new faces in the Latin American art scene, such as Marcellvs L., Federico Lamas, Roberto Bellini and Andres Denegri.

The pieces in this program make up the mapping synthesis by the electronic arts production of the south that the last two editions of Videobrasil International Electronic Arts Festival presented. Allowing transversal readings of the complex contemporary reality and of the intersubjective and cultural relations that are established in it, as well as of the mediatic implications and the innumerable political appropriations of the contemporary imaginary.

Silvia Rivas, Andén 6, 2004, Argentina, video, 10’35’’

An insomniac ballerina moves languidly and restlessly, now lying down, now standing up. The dream-like atmosphere evokes the confused state that is typical of sleeplessness.


Cao Guimarães, Concerto para clorofila, 2004, Brazil, video, 7’23’’

A poetic exercise that perverts the colour of plants, referring to their energy producing mechanisms. Winner of the Jury’s Award (State of the Art) and the Videobrasil Residency Award hosted by Gasworks.


Eder Santos, Framed by Curtains, 1999, Brazil, video, 11’15’’

Distorted views of Hong Kong, dialogues between waiting for a real understanding between East and West. A reframing of the chaotic cityscape just after the city was surrendered to China. As someone who observes from a window and redraws reality in his way, the video reflects the author’s subjective views on daily situations.


Jorge Alban Dobles, Juegos en el parque, 2004, Costa Rica, video, 3’38’’

The format of a videogame is the vehicle for this meditation on the gulf between the facts considered part of history and the small narratives that make up daily life. Two children play at mowing down characters as they try to graffiti a bust of John F. Kennedy in a game created by the author.


Gustavo Galuppo, La Progresion de las catástrofes, 2004, Argentina, video, 8’53’’

A theoretically real couple compares their relationship with old movie romances. In a collage of classic film excerpts and video footage, the video amplifies the confusion between fiction and reality favoured by the audiovisual media.


Roberto Bellini, Landscape Theory, 2005, USA, video, 3’50’’

The discomfort caused by the use of a camera for undisclosed purposes on private property. A man films a landscape while an off-camera voice, the expression of this collective distrust, questions him about his motives.


Octavio Iturbe, Montevideoaki, 2005, Uruguai, video, 5’16’’

Hiroaki Umeda, the revelation of Japanese contemporary dance, performs his Going to a Condition choreography amongst modern buildings in Montevidéu, Uruguay. The editing is entirely contaminated by the strange rhythm of the dancer’s movements.


Gabriel Acevedo Velarde, Parálisis, 2005, Peru, video, 2’12’’

In this experimental collage, nature cannot escape the contamination by the residents’ neuroses from large cities. Sidewalk shrubs scream, shudder, and moan to passers-by, as if absorbing their malaise and undisguised sadness. Honourable Mention from the Jury.


Marcellvs L., Rizoma 0667, 2004, Brazil, video, 9’27’’

Fragments of the VideoRizoma project, which aims to investigate the potentialities of the rhizome concept displacement from the field of philosophy to the video one.


Frederico Lamas, Roger, 2004, Argentina, video, 6’

An uninterrupted travelling shot follows a couple that separates after a fight. Without a word from them, the video shows she is decided not to make things work, while he regrets what has happened. Winner of the Jury’s Award (Contemporary Investigations).


Andrés Denegri, Uyuni, 2005, Argentina, video, 8’08’’

This video approaches the violent reality of Latin America from the point of view of a couple of foreigners living in the Bolivian city of Uyuni. She wants to leave. He feels safe.