“SUFOCADA EM LÁGRIMAS”
EUNICE GONÇALVES DUARTE
Sufocada em Lágrimas pretende ser uma reflexão artística sobre os incêndios florestais e o seu impacto na paisagem do interior de Portugal. O objectivo é a criação de uma peça imersiva e sensorial que apresente a temática na sua dimensão emocional.
Os incêndios florestais que tiveram lugar nos últimos anos em Portugal, e em outras zonas do mundo, têm sido directamente relacionados com as alterações climáticas. Daí que se torne necessário incluir os incêndios florestais na perspectiva geral do clima, bem como compreender como as alterações climáticas estão a afectar directamente o modo de vida das pessoas, no seu dia-a-dia.
Nas ruas exige-se justiça climática e a União Europeia apela aos estados-membros o aceleramento da transição para energias verdes. O impacto ambiental entra também na equação económica. Em Portugal, as comunidades das zonas mais afectadas pelos fogos, e especialistas na área de incêndios florestais, têm alertado para o perigo de incêndios de grande dimensão devastarem a paisagem do país.
Apesar de haver uma compreensão geral do problema, falta a capacidade de agir sobre ele. Parte da solução pode passar por se regressar aos rituais antigos de controlo da floresta e de combate aos fogos, que se foram perdendo devido à desertificação do interior do país.
Não existem soluções práticas à vista e eu, sentada em frente ao meu ecrã de televisão, choro. Performativo o meu ritual. A minha TV permite-me ser testemunha dos incêndios enquanto me mantém segura em casa, observando à distância.
Do outro lado do ecrã, um homem desespera ao não conseguir salvar a casa onde nasceu. Ele chora. E se chorássemos juntos? Podem as nossas lágrimas produzir água suficiente para extinguir o fogo?
Sufocada em Lágrimas liga arte, tecnologia e ambiente, cruzando várias linguagens artísticas (performance, vídeo, instalação, arquitetura) e propõe trazer para o ambiente urbano a temática dos incêndios rurais, questionando a forma como se pensa e sente os incêndios florestais, os impactos socioculturais e a preservação do ambiente.
Bio
Eunice Gonçalves Duarte é graduada em Contemporary Drama (UCD/Dublin) e doutoranda em Estudos Artísticos (FL/UC). O seu trabalho cruza as artes performativas com as artes visuais e tecnológicas. Nos últimos anos, tem-se dedicado à investigação do uso de meios tecnológicos digitais na criação artística e ao impacto das imagens de baixa frequência (low-tech) na Neuroestética.
Tem apresentado trabalho artístico sobretudo na Europa, mas também nos Estados Unidos e México. Das instituições pelas quais passou destaca: Crossley Gallery/Dean Clough (Halifax,RU) V&AM/Digital Futures (Londres/RU), South Tipperary Arts Center (Clonmel, Irlanda), Abbey Theatre (Dublin, Irlanda), National Theatre of Wales (Cardiff, País de Gales), Theatre of Changes (Atenas, Grécia), M[i]MO – Museu da Imagem em Movimento (Leiria, Portugal), Dampfzentrale (Berna/Suiça), MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea (Lisboa, Portugal).
Ficha Técnica
Criação, Direcção Artística e Vídeos:
Eunice Gonçalves Duarte
Cenografia:
Fábio Baldo
Consultoria Técnica:
Balaclava Noir
Co-criação performance:
Bibi Perestrelo
Performers:
Bruno Gonçalves e Eunice Gonçalves Duarte
Captação de imagem:
Paulo Fajardo, Arlindo Marques, Pedro Fonseca, Manuel Ferreira, Isabel Santos, Vanessa Duarte, Inês Lopes
Residência artística:
Casa de Gigante / Sertã
Apoios:
DuplaCena – Festival Temps d’Images, Junta de Freguesia de Arroios, Casa de Gigante, Associação Cultural Mandriões do Vale Fértil, ADAI – Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, Iris – Associação Nacional de Ambiente, Associação Atelier Concorde
Agradecimentos:
Mário Montez, Miguel Manso, Carlos Xavier Viegas, Pedro Ferreira, Edgar Costa, João Paulo Fonseca, Ana Luísa Soares, Luís Sousa, Carlos Bento, Renato Rocha, Jorge Giro e Hermenegildo Ferreira Borges
“SUFOCADA EM LÁGRIMAS”
EUNICE GONÇALVES DUARTE
Sufocada em Lágrimas (Stifled Tears) is an artistic reflection on forest fires and their impact on the landscape in the interior of Portugal. The artist wants to create an immersive and sensory piece that transmits the theme in its emotional dimension.
The wildfires that have taken place in recent years in Portugal, and in other parts of the world, are directly related to climate change. This is why it is essential to include wildfires in the overall framework of climate change, as well as to understand how climate change is directly affecting people’s way of life in their daily lives. Thousands take to the streets to demand climate justice and the European Union calls on member states to accelerate the transition to green energy. Environmental impact is also part of the economic equation. In Portugal, communities in the areas most affected by forest fires, and experts in this field, have been warning of the devastating effects large fires on the country’s landscape. Although there is a general understanding of the problem, there is a clear inability to act on it. Part of the solution may be to return to the ancient rituals of forest control and firefighting, which were lost with the desertification of the interior of the country. There are no foreseeable solutions and I, sitting in front of my television screen, just cry. My ritual is performative. My TV allows me to witness the fires while keeping me safe at home, watching from a distance. On the other side of the screen, a man is in despair after failing to save the house where he was born. He cries. What if we cried together? Can our tears produce enough water to extinguish the fire?Sufocada em Lágrimas establishes a bridge between art, technology and the environment, through different artistic languages (performance, video, installation, architecture) and proposes to bring to the urban environment the theme of rural fires, questioning the way we think and feel about, their socio-cultural impacts and the preservation of the environment.
Bio
Eunice Gonçalves Duarte graduated in Contemporary Drama (UCD/Dublin) and holds a PhD in Art Studies (FL/UC). Her work articulates the performing arts with the visual and technological arts. In recent years her main topics of research are related to the use of digital technologies in artistic creation and the impact of low-tech images on Neuroesthetics.</p><p>Her artistic work has been extensively presented in Europe, and in the United States and Mexico. Gonçalves Duarte wants to highlight the work made with for following institutions: Crossley Gallery/Dean Clough (Halifax, UK) V&AM/Digital Futures (London/UK), South Tipperary Arts Center (Clonmel, Ireland), Abbey Theatre (Dublin, Ireland), National Theatre of Wales (Cardiff, Wales), Theatre of Changes (Athens, Greece), M[i]MO – Museu da Imagem em Movimento (Leiria, Portugal), Dampfzentrale (Bern/Switzerland), MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea (Lisbon, Portugal).
Credits
Creation, Artistic Direction and Video: Eunice Gonçalves Duarte
Scenography: Fábio Baldo
Technical consultancy: Balaclava Noir
Co-creation performance: Bibi Perestrelo
Performers: Bruno Gonçalves e Eunice Gonçalves Duarte
Team for image captivation: Paulo Fajardo, Arlindo Marques, Pedro Fonseca, Manuel Ferreira, Isabel Santos, Vanessa Duarte, Inês Lopes
Residency: Casa de Gigante / Sertã
Support: DuplaCena – Festival Temps d’Images, Junta de Freguesia de Arroios, Casa de Gigante, Associação Cultural Mandriões do Vale Fértil, ADAI – Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, Iris – Associação Nacional de Ambiente, Associação Atelier Concorde
Acknowledgment: Mário Montez, Miguel Manso, Carlos Xavier Viegas, Pedro Ferreira, Edgar Costa, João Paulo Fonseca, Ana Luísa Soares, Luís Sousa, Carlos Bento, Renato Rocha, Jorge Giro and Hermenegildo Ferreira Borges