“VIDEOLOGIAS – ARQUIVO EM CENA III
THE EMBODIED VISION: PERFORMANCE PARA A CÂMARA_ reenactment version”
Curadoria de Ana Rito & Hugo Barata
EXPOSIÇÃO – 7 a 23 de Novembro, 2024
5ª a sábado, das 16h às 20h
O Programa VIDEOLOGIAS procura interpelar o arquivo da estrutura DuplaCena a partir de uma seleção de obras e autores que fazem parte das suas múltiplas produções e apresentações ao longo de mais de vinte anos.
A Visão Incorporada/ The Embodied Vision: Performance para a câmara, com curadoria de Ana Rito, Jacinto Lageira e Hugo Barata no Museu Nacional de Arte Contemporânea inaugurou em 2014 no contexto do Festival Temps d´Images. Nesta exposição-ensaio, a imagem videográfica, registando o corpo, edifica o conceito de performance para a câmara, não pressupondo que as ações sejam experienciadas ao vivo por um público, logo permitindo um desfasamento concetual que colabora na definição de um campo esquivo e entre mundos: os gestos são “arquivos” do corpo em trânsito. Este é o seu possível reeanactment.
ARTISTAS
Ana Perez Quiroga, Ana Rito, Johanna Billing (imagem), João Tabarra, Julião Sarmento e Vera Mantero
]CURATORIAL STUDIO[
Ana Rito & Hugo Barata, 2024
Assumindo diversos espaços de apresentação de arte contemporânea enquanto recetáculo de heterocronias várias, e o formato expositivo enquanto lugar para a inclusão histórica, cultural, política e educativa, o Curatorial Studio pretende promover um conjunto de desarticulações conceptuais e uma série de ações contingentes. Na sequência do projeto Constelações: uma coreografia de gestos mínimos (MCB/CCB, 2019-2022), o presente estúdio de curadoria procura sublinhar o estremecimento dos tempos históricos estabilizados, descontinuando ou desassossegando a sua imobilidade, aproximando-lhe cortes, novas geometrias e ligações, temporalidades evenementais ou mais dilatadas. Através de várias ações produzidas em diálogo com diferentes estruturas (como a DuplaCena), pretende-se promover a produção de reflexão e de teoria no campo das práticas curatoriais recentes sobre os mais diversificados temas, implementando um modelo laboratorial aplicável a distintos formatos de apresentação, divulgação e investigação.