“PROJETO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS ARTES PERFORMATIVAS PORTUGUESAS” | 2010
Desenvolvimento do Projecto
A altíssima criatividade dos artistas portugueses, expressa na originalidade e qualidade das obras artísticas produzidas em território nacional, não é ainda reconhecida internacionalmente com o mérito que lhe é devido.
Assim, no início de 2010, a DuplaCena financiou um estudo desenvolvido por Simge Gucuk (responsável pela programação de Artes Performativas de Marseille Provence – Capital Europeia da Cultura 2013), para o desenvolvimento de um projeto com vista à implementação de uma estratégia de internacionalização das artes performativas nacionais.
Numa primeira fase, foram auscultadas estruturas de produção, agentes culturais e artistas para, através do cruzamento da informação reunidas, se sintetizar quais as suas dificuldades e necessidades no campo da internacionalização.
Em Maio do mesmo ano, a DuplaCena promoveu no Atelier RE.AL, em colaboração com o Alkantara, uma mesa redonda com o intuito de repensar e de desenvolver estratégias para uma eficaz internacionalização das artes performativas nacionais.
O resultado desta mesa redonda foi surpreendente. Todas as entidades convidadas sem exceção, incluindo a DGArtes e o GPEARI, se fizeram representar, tendo participado ativa e construtivamente nesta reunião de trabalho em formato de brainstorming.
“PROJETO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS ARTES PERFORMATIVAS PORTUGUESAS” | 2010
Project Development
The high creativity of Portuguese artists, expressed by the originality and quality of the artistic works produced in national territory, is not yet internationally recognized with the due credit.
Thus, at the beginning of 2010, DuplaCena funded a study developed by Simge Gucuk (curator of Marseille Provence – European Capital of Culture 2013), for the development of a project to implement a strategy on the internationalization of Portuguese performing arts.
First, we heard the production structures, cultural agents and artists, and by crossing the information gathered, we synthesize their difficulties and needs in the field of internationalization.
In May of the same year, DuplaCena organized a roundtable at Atelier RE.AL, with the collaboration of Alkantara, to rethink and develop strategies for an effective internationalization of national performing arts.
The result of this roundtable was surprising. All invited entities without exception, including DGArtes and GPEARI, were represented, having participated actively and constructively in this work meeting in a brainstorming format.