“COLEÇÃO DE AMANTES”
Raquel André
Raquel André coleciona coisas raras. Entre Lisboa, Ponta Delgada, Rio de Janeiro, Loulé, Minde, Minho Sever de Vouga, Ovar e Manaus já colecionou 137 amantes (até Outubro, 2017), pessoas de todas as nacionalidades, géneros e idades, que aceitaram encontrar-se com ela num apartamento desconhecido para ambos e, em uma hora, construíram uma intimidade ficcionada, capturada pela memória e por fotografias.
As fotografias e os detalhes destes encontros são o conteúdo do espetáculo, que conta o que esta coleção de relações pode significar. O que estamos à procura quando encontramos alguém? Na era do e-mail, Facebook, Instagram, Tinder e Grindr, tornámo-nos hábeis em ficcionar intimidades. Postamos o que comemos, o que beijamos, onde vamos, o que pensamos e lemos, o que gostamos e não gostamos – tudo traduzido em views, likes e comments. A coleção de Raquel é o resultado de uma obsessão pelo fascínio dos terabytes de informação que existem no minúsculo movimento do outro. É uma reflexão sobre intimidade que é explorada de um para um e amplificada em palco, tudo real e tudo ficcionado. Cada vez que a porta se abre para um novo amante, Raquel André cai no abismo que é o outro, e ficção e realidade confundem-se. Cada encontro é real. O flirt é real. A intimidade parece ser mais real do que ficcionada. E Raquel, colecionadora obcecada, guarda cada encontro na sua coleção peculiar, efémera e infinita. Este trabalho faz parte do seu projeto de Coleção de Pessoas: Coleção de Amantes, Coleção de Colecionadores, Coleção de Artistas e Coleção de Espectadores.
Ficha técnica
Conceito, Direção, Produção e Performance Raquel André
Cocriação António Pedro Lopes, Bernardo de Almeida, Raquel André
Música noiserv
Design de som João Neves
Sonoplastia Tiago Martins
Desenho de luz Rui Monteiro
Coordenação técnica Carolina Caramelo
Comunicação António Pedro Lopes
Produção executiva Mónica Talina
Colaboração artística na estreia Fabíola Lebre
Coprodução TNDM II, TEMPO Festival das Artes
Apoio à pesquisa de mestrado de Raquel André Bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian
Financiamento Direção Geral das Artes, Governo de Portugal
Entre 2014 e 2017, Raquel André colecionou amantes em casas particulares dos próprios amantes e em casas em parceria com várias instituições: Mostra Hífen, Festival Condomínio, Festival Walk&Talk, Largo Residências, ZDB, BV90, Galpão Gamboa, Teatro Louletano, Festival Materiais Diversos, Casa das Artes do Espetáculo de Sever do Vouga, Centro de Arte de Ovar
Este projeto foi financiado pela apap – Performing Europe 2020, cofinanciado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia
“COLEÇÃO DE AMANTES”
Raquel André
Raquel André collects rare things. Between Lisbon, Ponta Delgada, Rio de Janeiro, Loulé, Minde, Minho Sever de Vouga, Ovar and Manaus, she already collected 137 lovers (until October, 2017), people of all nationalities, ages and genders, who agreed to meet with her in an apartment unfamiliar to both of them, and where – within an hour – they built a fictional intimacy, captured by the memory itself and photographs.
The photographs and details of these encounters are the content of the show, which tells what this collection of relationships can actually mean. What are we looking for when we meet someone? In the e-mail, Facebook, Instagram, Tinder and Grindr era, we improve the fictioning of our intimacy skills. We post what we eat, what we kiss, where we go, what we think and read, what we like and do not like – everything translated into views, likes and comments. Raquel’s collection is the result of an obsession with the fascination with the terabytes of data that exist in the tiny movement of the other. It is a reflection on intimacy that is explored face to face and amplified on stage, it’s all real and simultaneously everything is staged. Each time the door opens to a new lover, Raquel André falls into the abyss that is the other, while fiction and reality become confused. Every meeting is real. The flirt is real. Intimacy seems to be more real than staged. And Raquel, an obsessed collector, keeps each encounter in her peculiar, ephemeral and infinite collection.
Credits
Concept, Direction, Production and Performance Raquel André
Co-creation António Pedro Lopes, Bernardo de Almeida, Raquel André
Soundtrack noiserv
Sound design João Neves
Sound mixing Tiago Martins
Lighting design Rui Monteiro
Technical coordination Carolina Caramelo
Communication António Pedro Lopes
Executive production Mónica Talina
Artistic collaboration and the premiere Fabíola Lebre
Co-production TNDM II, TEMPO Festival das Artes
Support for the master’s research of Raquel André Bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian
Financial aid Direção Geral das Artes, Governo de Portugal
Between 2014 and 2017, Raquel André collected lovers in private homes of their own and in another ones in partnership with several institutions: Mostra Hífen, Festival Condomínio, Festival Walk&Talk, Largo Residências, ZDB, BV90, Galpão Gamboa, Teatro Louletano, Festival Materiais Diversos, Casa das Artes do Espetáculo de Sever do Vouga, Centro de Arte de Ovar
This project was funded by apap – Performing Europe 2020, co-financed by the European Union’s Creative Europe Program