“MAS ONDE ESTÁ A ESPADA?”

ISADORA ALVES

ENGLISH

 

É tripartida a pedra que dá origem à primeira lâmina. Não terá sido determinante para conhecer o interior, não terá precedido a caça nem a vontade de ferir. Contudo, de forma inevitável se foram desenhando novas histórias do corpo, através da espada.

Mas Onde Está a Espada? é um trabalho site-specific que examina o fenómeno do canto, milagre arquitectónico, seguindo a tradição das Corner Pieces tais como as de Joseph Beuys ou Bruce Nauman. Múltiplo embora um, assim é a admiração por X, Y e Z. Esta peça edifica-se e desaparece em torno de concepções como a paisagem e a formação de tridimensionalidade, natureza e criação, abstracto e o figurativo.

Bio

Isadora Alves ︎(1996, Lisboa) é licenciada em teatro pela E.S. de Teatro e Cinema, estudou também criação em dança no Fórum Dança e escultura na Universidade de São Paulo. Criou as peças “ V Primeiro Gesto” (2019) e “Mas Onde Está a Espada?” (2022). As suas primeiras criações são composições site-specific, onde a luz tem sido o material privilegiado de estudo em permanente diálogo com o tempo. Foi co-criadora dos projectos “Ciclo de performances em torno de Albert Serra”(2020), “Elle a besoin de paix. Elle n’a pas besoin de paix.”(2020), “A Memória dos Documentos Perecíveis”(2020), “Clarice, Instantâneo Cénico” (2021). Como intérprete integrou obras de Maria Duarte, Bruno Humberto, Rui Paiva, Joana Braga, Miguel Bonneville, Elmano Sancho, António Pires, ADR, Jan Brokof, entre outros. É bolseira do Centro Nacional de Cultura para a escrita do seu próximo projecto. Colabora regularmente com o músico e criador Bruno Humberto e com o fotógrafo Miguel Ângelo Santarém.

Ficha Técnica

Criação:
Isadora Alves

Desenvolvido e apresentado com:
Bruno Humberto e Nuno Nolasco

Figurinos:
Marisa Escaleira

Cenografia:
Humberto e Alves

Registo fotográfico:
Miguel Ângelo Santarém e Vitorino Coragem

Apoio:
Fórum Dança, Festival Temps d’Images, Fundação Calouste Gulbenkian e Materiais Diversos

Apoio à residência:
O Espaço do Tempo, Fórum Dança e Estúdios Victor Córdon

Agradecimentos:
PACAP 4, Ana Libório, Gonçalo Alegria e Latoaria

“BUT WHERE IS THE SWORD?”

ISADORA ALVES

 

The stone that generates the first blade is tripartite. It hasn’t been decisive to the knowledge of the interior, nor has it preceded the hunt or the will to hurt. However, inevitably, new stories of the body have been molded by the sword. The interior, the exterior, the internalized exterior, the interior exteriorized – impossible to escape from it – the inside and the outside, border, delimitation, differentiation, imagination, exteriorization of an exterior interiority interiorization of exteriority Xter- what does it matter? Multiple though one, thus is the admiration for X, Y and Z. 

BUT WHERE IS THE SWORD is a site-specific work that examines the phenomenon a chant, the architectural miracle, following the tradition of the Corner Pieces, such as those of Joseph Beuys or Bruce Nauman. This piece is built up and disappears around concepts such as the landscape and the forming of three-dimensionality, nature and creation, the abstract and the figurative.

Bio

Isadora Alves ︎(1996, Lisboa) has a bachelor degree in Theatre from Lisbon’s Film School (ESTC), studied creation in dance at Fórum Dança and sculpture at São Paulo University. She created the pieces “V Primeiro Gesto” (2019) and “Mas Onde Está a Espada?” (2022). Her first pieces are site-specific compositions, where light has been the privileged material of study, in a permanent dialogue with time. She co-created the projects “Ciclo de performances em torno de Albert Serra” (2020), “Elle a besoin de paix. Elle n’a pas besoin de paix.” (2020), “A Memória dos Documentos Perecíveis” (2020), “Clarice, Instantâneo Cénico” (2021). As interpreter, she worked with Maria Duarte, Bruno Humberto, Rui Paiva, Joana Braga, Miguel Bonneville, Elmano Sancho, António Pires, ADR and Jan Brokof, among others. Isadora Alves has been awarded a scholarship from Centro Nacional de Cultura to write her next project. She collaborates regularly with musician and creator Bruno Humberto and photographer Miguel Ângelo Santarém.

Credits

Creation: Isadora Alves

Developed and presented with: Bruno Humberto and Nuno Nolasco

Costumes: Marisa Escaleira

Set: Humberto and Alves

Photographic register: Miguel Ângelo Santarém and Vitorino Coragem

Support: Fórum Dança, Festival Temps d’Images, Fundação Calouste Gulbenkian, Materiais Diversos

Residencies: O Espaço do Tempo, Fórum Dança and Estúdios Vítor Córdon Acknowledgments: PACAP 4, Ana Libório, Gonçalo Alegria, Latoaria