“LEBRE”

ALEXANDRE PIERONI CALADO E JOÃO FERRO MARTINS

ENGLISH

LEBRE – Lances de Hermes é um espectáculo da palavra enquanto imagem-tempo, de hip-hop filosófico, de teatro de cabaret para os cidadãos digitais. O projecto toma como ponto de partida a ideia de que estamos numa era da velocidade e da comunicabilidade, que são atributos da figura mitológica de Hermes; sob outra perspectiva, assume um diagnóstico de inflação hermética, na medida em que a cultura contemporânea do ocidente sofre de manipulação da informação, de dissolução de valores, de co-modificação da cultura e das artes. 

Alexandre Pieroni Calado e João Ferro Martins aprofundam neste projecto uma reflexão sobre o tempo presente a partir da revisitação da tradição greco-latina já encetada em O Declive e a Inclinação – Fragmentos do mito de Sísifo e A Morte nos Olhos – sobre o mito de Perseu e Medusa. Agora, Lebre – Lances de Hermes é um oratório-downtempo que investiga criativamente o ambíguo ascendente de Hermes na nossa época, em especial o dinamismo compulsivo e a acelerada dispersão dos regimes de verdade.

Bio

Alexandre Pieroni Calado nasceu em Lisboa, faz e investiga sobre teatro. Estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema (Lisboa) e na Escola de Comunicação e Artes (São Paulo). Está envolvido num ciclo de projectos de pesquisa, criação e difusão em torno do enraizamento da violência na matriz cultural greco-latina, no âmbito do qual apresentou A Parede (2019), A Morte nos Olhos (2018) e O Declive e a Inclinação (2016). De entre as criações recentes destaca Kaspar: Palavra Soprada (2017), espectáculo de auto-teatro que simula a experiência de assistir a uma encenação de Kaspar, de Peter Handke, do lugar do ponto, A Arte Degenera à Medida que se Aproxima do Teatro (2017), performance duracional com manifestos de artistas do século XX, e como um conjunto de recriações de encenações portuguesas do século vinte, com Dramas de Princesas. A Morte e a Donzela (2015), Woyzeck 1978 (2014), Quarteto (2013) e Pregação (2012).

João Ferro Martins nasceu em Santarém. Trabalha como artista visual, sonoro e performativo. Licenciou-se em Artes Plásticas na Escola Superior de Arte e Design (IPL Caldas da Rainha). Produção tridimensional e questões relacionadas com pintura e música formam a base do seu trabalho, bem como acções que envolvem teatro, performance e filme. Participou em inúmeras exposições individuais e colectivas e nas artes performativas tem colaborado com Alexandre Pieroni Calado, Gonçalo Alegria, Andresa Soares, Vera Mantero, Mala Voadora, entre outros. É fundador, juntamente com Hugo Canoilas, do colectivo A kills B e faz parte dos projectos musicais CATARATA e Casal do Leste.

Ficha Técnica

Concepção, dramaturgia, encenação, interpretação:
Alexandre Pieroni Calado

Concepção, criação plástica, direcção musical, interpretação:
João Ferro Martins

Texto original:
José Miranda Justo

Co-criação musical e interpretação:
Raquel Pimpão, Sofia Queiroz

VOZ OFF:
José Miranda Justo, José Smith Vargas

Design gráfico vídeo e livro:
Ilhas Studio – Catarina Vasconcelos e Margarida Rêgo

Figurinos:
Marisa Escaleira

Direcção Técnica:
Sandro Esperança

Design de Comunicação:
Miguel Pacheco Gomes

Produção Executiva:
Marta Frade

Produção:
A+ /Artes e Engenhos

Financiamentos:
DGArtes/Governo de Portugal, CMAlmada

Apoios:
Latoaria, FCT-UNL, malavoadora, DuplaCena, Primeiros Sintomas, RDP Antena 2, RDP África

“LEBRE”

ALEXANDRE PIERONI CALADO E JOÃO FERRO MARTINS

LEBRE – Lances de Hermes is a creation that sees the word as image-time, from philosophical hip-hop and cabaret theatre to digital citizens. The project takes as its starting point the idea that we are in an era of velocity and communicability, which are attributes of the mythological Hermes; seen from another perspective, the LEBRE is a diagnosis of hermetic inflation, in Western contemporary culture, subject to manipulation of information, dissolution of values, the commodification of culture and the arts. Alexandre Pieroni Calado and João Ferro Martins revisit the Greek-Latin tradition to reflect on the present time, a work they had already initiated in O Declive e a Inclinação – Fragmentos do mito de Sísifo and A Morte nos Olhos – sobre o mito de Perseu e Medusa. The new creation, Lebre – Lances de Hermes, is an oratory-Downtempo that creatively investigates the ambiguous ascendant of Hermes in our time, especially the compulsive dynamism and the accelerated dispersion of regimens of truth.

Bio

Alexandre Pieroni Calado was born in Lisbon. He carries out research on theatre and is also a director. He studied at the Escola Superior de Teatro e Cinema (Lisbon) and at the Escola de Comunicação e Artes (São Paulo). He is involved in research projects around the history of violence in the Greco-Latin cultural matrix. His projects A Parede (2019), A Morte nos Olhos (2018) and O Declive e a Inclinação (2016) were created in the ambit of this research programme. From his recent creations he wants to highlight Kaspar: Soprada Word (2017), a theatre play that simulates the experience of watching a staging of Peter Handke’s Kaspar; A Arte Degenera à Medida que se Aproxima do Teatro (2017), a performance based on manifestos by twentieth-century artists; and as a set of recreations of plays by Portuguese artists of the twentieth century, named Dramas de Princesas. Death and the Maiden (2015), Woyzeck 1978 (2014), Quarteto (2013) and Preaching (2012).

João Ferro Martins was born in Santarém. He works as a visual, sound and performative artist. Graduated in Visual Arts from the Escola Superior de Arte e Design (IPL Caldas da Rainha). Three-dimensional production and related issues in painting and music form the basis of his work, as well as actions involving theatre, performance and film. He has participated in numerous solo and collective exhibitions and in the performing arts he has collaborated with Alexandre Pieroni Calado, Gonçalo Alegria, Andresa Soares, Vera Mantero, Mala Voadora, among others. He is the founder, along with Hugo Canoilas, of the collective A Kills B and plays in musical projects CATARATA and Casal do Leste.

Credits

Concept, dramaturgy, staging, interpretation: Alexandre Pieroni Calado

Concept, visual concept, musical direction, interpretation: João Ferro Martins

Original text: José Miranda Justo

Cocreation and interpretation: Raquel Pimpão, Sofia Queiroz

Graphic design: Catarina Vasconcelos, Margarida Rêgo

Technical director: Sandro Esperança

Communication design: Miguel Pacheco Gomes

Executive production: Marta Frade

Funding: DGArtes/Governo de Portugal, CMAlmada

Support: Latoaria, FCT-UNL, Malavoadora, DuplaCena, Damas, Primeiros Sintomas, RDP Antena 2, RDP África