“NO INTERVALO DE UMA ONDA”

Rafael Alvarez

ENGLISH

 

NO INTERVALO DE UMA ONDA revela-se através de um diálogo silencioso de escuta e de observação.


A experiência estética do exercício da viagem materializa-se numa escrita coreográfica e plástica do invisível, do indizível, do imanente, do efémero, do frágil e do intuitivo. Nesta primeira viagem a Tóquio colecionam-se e cruzam-se referências e impressões, obras e narrativas que alimentam o espólio de imaginários e imagens em torno do país do Sol nascente. A partir do meu olhar exótico deixo-me guiar pela acumulação de lugares comuns e clichés de uma certa imagem (ocidental) do Japão e simultaneamente mergulho num mar de descobertas e revelações engolido pela megalópole de Tóquio. Do detalhe ao ritual, do simbólico ao abstrato, reencontro-me na fragilidade, na efemeridade e na potência dos materiais e matérias que me proponho explorar – corpo e papel. Uma imagem iniciática motiva a criação deste solo, permanecendo invisível, mas presente ao longo do projeto – “A Grande Onda de Kanawaga”, obra icónica do pintor japonês Hokusai criada em 1830 e reproduzida a partir de meados de 1870 através de uma série de litografias partindo da técnica tradicional de estampa japonesa, conhecida por Ukiyo (literalmente, “mundo flutuante”). Neste mundo flutuante nada é demasiado pequeno ou insignificante para deter a nossa atenção. Este solo de sombras, evocações e máscaras cuja onda de Hokusai permite corporalizar é um convite duplo à viagem e à quietude. 

NO INTERVALO DE UMA ONDA assinala os 20 anos de percurso profissional na Dança de Rafael Alvarez e o primeiro ano de atividade da BODYBUILDERS resultando na estreia dupla do espetáculo em Tóquio e Lisboa e na inauguração de uma exposição e lançamento de livro de fotografia. Integra ainda um conjunto de workshops para jovens e seniores e um ciclo de masterclasses dirigidas a estudantes do ensino superior artístico.

 

Ficha técnica

Direção Artística, Coreografia, Interpretação, Cenografia, Vídeo e Figurino Rafael Alvarez

Colaboração artística (Interpretação vídeo) Kotomi Nishiwaki

Direção técnica e Desenho de luz Nuno Patinho

Gestão e Produção BODYBUILDERS/Rafael Alvarez

Apoio à produção João Leitão

Assessoria de imprensa Mafalda Simões

Assistência Carlos M. Marques

Fotografia de cena Elisabeth Vieira Alvarez

Vídeo promocional e Registo de espetáculo Vítor Rosário

Design gráfico Paulo Guerreiro

Coprodução DuplaCena/Festival Temps d’Images e BODYBUILDERS

Apoios em residência Ryogoku Bear (Tóquio), Ko Murobushi Archive (Tóquio), Micadanses (Paris), Le Carreau du Temple (Paris), Teatro Municipal do Porto, Campo Alegre (Porto), EIRA/Teatro da Voz (Lisboa), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo)

Acolhimentos BuOY Arts Centre (Tóquio), Ryogoku Bear (Tóquio), Negócio/ZDB (Lisboa), Auditório Municipal Augusto Cabrita (Barreiro), Livraria Palavra de Viajante (Lisboa)

Parcerias Masterclasses Escola das Artes/Universidade de Évora, Escola Superior de Artes e Design – Caldas da Rainha/Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Dança/Instituto Politécnico de Lisboa

Patrocínios FUJIFILM Portugal, Companhia Portugueza do Chá – Vieira & Pinto

Apoio à edição livro Susana Paiva

Apoio à internacionalização Fundação Calouste Gulbenkian

Apoio Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes

Agradecimentos LLLang Craighill, Kimiko Watanabe, Hideo Sekino/Rakuodan, Tânia Guerreiro, Bénédicte Goinard, Dai Matsuoka, Alkantara Festival

“NO INTERVALO DE UMA ONDA”

Rafael Alvarez

 

NO INTERVALO DE UMA ONDA reveals itself through a silent dialogue of listening and observation.


The aesthetic experience of the journey exercise materializes itself in a choreographic and plastic writing of the invisible, of the unspeakable, the immanent, the ephemeral, the fragile and the intuitive. In this first trip to Tokyo, references, impressions, works and narratives are collected and crossed over which feed the imaginary assets and the images around the country of the rising sun. From my exotic vision I let myself be guided by the accumulation of common places and clichés of a certain (western) image of Japan and simultaneously diving into a sea of ​​discoveries and revelations engulfed by the megalopolis of Tokyo. From the detail to the ritual, from the symbolic to the abstract, I find myself in the fragility, ephemerality and powerfulness of the materials and subjects that I propose to explore – body and paper. A preliminary image motivates this solo creation, remaining invisible but still present throughout the project – “The Great Wave of Kanawaga”, the iconic work of the Japanese painter Hokusai created in 1830 and reproduced from the mid-1870s through a series of lithographs from the traditional Japanese print technique known as Ukiyo (“floating world”, it means). In this floating world nothing is too small or insignificant to hold our attention. This solo of shadows, evocations and masks whose Hokusai’s wave allows to embody is a double invitation to the journey and to the quietness.

NO INTERVALO DE UMA ONDA marks the 20 years of Rafael Alvarez’ professional dancing career and the BODYBUILDERS’ first year of activity, resulting in the double premiere of the show in Tokyo and Lisbon, the inauguration of an exhibition and a photography book release. It also includes a set of workshops and a cycle of masterclasses directed to students of the artistic higher educational level.

 

 

Credits

Artistic direction, Choreography, Performance, Scenography, Video and Costume Rafael Alvarez

Artistic collaboration (video interpretation) Kotomi Nishiwaki

Technical direction and Lighting design Nuno Patinho

Management and Production BODYBUILDERS/Rafael Alvarez

Production support João Leitão

Press office Mafalda Simões

Assistance Carlos M. Marques

Set photography Elisabeth Vieira Alvarez

Promotional video and Show recording Vítor Rosário

Graphic design Paulo Guerreiro

Co-production DuplaCena/Festival Temps d’Images and BODYBUILDERS

Artistic residencies Ryogoku Bear (Tokyo), Ko Murobushi Archive (Tokyo), Micadanses (Paris), Le Carreau du Temple (Paris), Teatro Municipal do Porto, Campo Alegre (Oporto), EIRA/Teatro da Voz (Lisbon), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo)

Reception BuOY Arts Centre (Tokyo), Ryogoku Bear (Tokyo), Negócio/ZDB (Lisbon), Auditório Municipal Augusto Cabrita (Barreiro), Livraria Palavra de Viajante (Lisbon)

Masterclasses partnership Escola das Artes/Universidade de Évora, Escola Superior de Artes e Design – Caldas da Rainha/Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Dança/Instituto Politécnico de Lisboa

Sponsors FUJIFILM Portugal, Companhia Portugueza do Chá – Vieira & Pinto

Book editing support Susana Paiva

Internationalization support Fundação Calouste Gulbenkian

Support Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes

Acknowledgements LLLang Craighill, Kimiko Watanabe, Hideo Sekino/Rakuodan, Tânia Guerreiro, Bénédicte Goinard, Dai Matsuoka, Alkantara Festival