“A IMPORTÂNCIA DE SER PAUL B. PRECIADO – ARQUIPÉLAGO”

Miguel Bonneville

ENGLISH

 

A importância de ser Paul B. Preciado é o quarto espetáculo do projeto ‘A importância de ser’ – espetáculos concebidos em série, que têm como ponto de partida a vida e a obra de artistas e pensadores cuja relevância seja vital no meu percurso artístico.


Nesta série, exploro a singularidade do impacto de diferentes artistas e pensadores no mundo, do seu/nosso desejo de expor as limitações e poderes subversivos das subculturas do corpo, e de pensar a identidade como um lugar de ação política. Não poderia deixar de persistir nas questões de género e de identidade que sempre foram temas centrais no meu trabalho e que, embora tratados de forma diferente, são essenciais também na obra de Preciado. Em
Arquipélago tomo como ponto de partida a ideia de “ensaio corporal” que surge nas obras de Preciado, dando continuidade à pesquisa iniciada nas minhas peças anteriores, na qual procurei que o corpo, a performance e a escrita se desenvolvessem nas suas ligações diretas com a filosofia. A progressão destas ligações no meu trabalho foi surgindo tanto do encontro com o slogan feminista “o pessoal é político”, como do encontro com escritores e pensadores que praticam o exercício da filosofia na primeira pessoa. Parto então de uma leitura cruzada de diferentes pressupostos teóricos, de forma a repensar as diferentes formas históricas de opressão e dominação do corpo e os seus possíveis pontos de fuga.

 

Ficha técnica

Direção, Interpretação, Texto, Vídeo Miguel Bonneville

Interpretação Paula Sá Nogueira

Texto e Interpretação João Manuel de Oliveira, Pedro Arrifano, Raquel Rodrigues

Participação especial Diogo Bento

Assistência à direção Maria Gil

Sonoplastia BlackBambi

Figurinos Mariana Sá Nogueira

Cenografia Nuno Tomaz

Desenho de luz e Operação técnica Nuno Patinho

Registo e Edição de vídeo e Fotografia Joana Linda

Design Edição/Livro Ilhas

Produção executiva Cristina Correia

Coprodução Negócio/ZDB, Festival Temps d’Images, Citemor

Apoio Fundação GDA, República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes

Pequenos mecenas Bárbara Assis Pacheco, BFF, David Bonneville, Diogo Bento, Diogo Melo, Elisabete Magalhães, Filipa Leal, FR, Francisca Cortesão, Isabela Figueiredo, Isadora, Joana Craveiro, Joana Faria, Júlio Vaz, Luís Araújo, MH, Manuel Tur, Orfeu Negro, PL, Sara Pazos, Sara Vaz, Sérgio Braz, TC

Residências Fábrica das Ideias/23 Milhas, Citemor, Negócio/ZDB, Pólo Cultural das Gaivotas

“A IMPORTÂNCIA DE SER PAUL B. PRECIADO – ARQUIPÉLAGO”

Miguel Bonneville

 

A importância de ser Paul B. Preciado is the fourth show of the project ‘A importância de ser’ – a series of shows designed to have as their starting point the life and work of artists and thinkers whose relevance is vital in my artistic career.


In this series, I explore the impact’s uniqueness of different artists and thinkers in the world, of their/our desire to expose the subversive limitations and powers of subcultures of the body, and to think identity as a place of political action. I could not fail to persist in the identity and gender issues which have always been the central themes in my work and, although treated differently, are also essential in Preciado’s work field. In
Arquipélago I take as a starting point the idea of ​​a “corporal rehearsal” featuring in the works of Preciado, continuing with the research carried in my previous shows, in which I also tried to develop direct links between body, performance, writing and philosophy. The progression of these links in my work emerged both from the encounter with the feminist slogan “the personal is political”, with writers and thinkers who practice the exercise of philosophy in the first person. I start with a cross-reading of different theoretical assumptions in order to rethink the different historical forms of oppression and domination of the body and their possible vanishing points.

 

Credits

Direction, Performance, Text, Video Miguel Bonneville

Performance Paula Sá Nogueira

Text and Performance João Manuel de Oliveira, Pedro Arrifano, Raquel Rodrigues

Special participation Diogo Bento

Direction assistant Maria Gil

Sound space BlackBambi

Costumes Mariana Sá Nogueira

Scenography Nuno Tomaz

Lighting design and Technical operator Nuno Patinho

Video recording and editing and Photography Joana Linda

Book design Ilhas

Executive production Cristina Correia

Co-production Negócio/ZDB, Festival Temps d’Images, Citemor

Support Fundação GDA, República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes

Small patrons Bárbara Assis Pacheco, BFF, David Bonneville, Diogo Bento, Diogo Melo, Elisabete Magalhães, Filipa Leal, FR, Francisca Cortesão, Isabela Figueiredo, Isadora, Joana Craveiro, Joana Faria, Júlio Vaz, Luís Araújo, MH, Manuel Tur, Orfeu Negro, PL, Sara Pazos, Sara Vaz, Sérgio Braz, TC

Residencies Fábrica das Ideias/23 Milhas, Citemor, Negócio/ZDB, Pólo Cultural das Gaivotas