“ENSAIOS PARA LIVRO-CARACTER #1 DA IMAGEM”

Marco Balesteros, Sara Vaz

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ENSAIOS PARA LIVRO-CARACTER constitui-se como uma investigação sob a forma de 5 Ensaios: #1 Da Imagem, #2 Do Som, #3 Do Corpo, #4 Do Texto ou Do Narrador, #5 Da Luz e tem como ideia base o jogo de duplo sentido contido na palavra caracter.


Se por um lado caracter é um símbolo tipográfico, o elemento nuclear e indivisível na escrita, podendo ser uma letra, um algarismo ou um sinal de pontuação, por outro, se olharmos para a origem grega – KHARAKTER, encontramos a definição em sentido metafórico de “marca, impressão ou símbolo na alma”. Este ensaio abordará a imagem como personagem (caracter) que assumirá duas formas distintas: uma forma cénica e uma forma editorial – livro de artista. A construção do personagem cénico alimentará a construção do personagem-livro e vice-versa. Palco e Livro entendidos como lugares de Ensaio e de escrita provisória.

 

Ficha técnica

Direção artística, Coreografia e Interpretação Sara Vaz

Direção artística, Edição e Interpretação Marco Balesteros

Coprodução Temps d’Images Lisboa/Horta Seca Associação Cultural

Equipa adicional Diogo Alvim (#2 Do Som), Tiago Barbosa (#4 Do Texto ou Do Narrador)

Residências/Espaços de apresentação Palácio Pancas Palha (#1 Da Imagem), Polo Cultural Gaivotas I Boavista (#2 Do Som), Rua das Gaivotas 6 (#2 Do Som), Atelier Real (#3 Do Corpo), Devir/Capa (#4 Do Texto ou Do Narrador), Estúdios Victor Cordon (#4 Do Texto ou Do Narrador), ZDB (#5 Da Luz)

Agradecimentos Companhia Olga Roriz, Lina Duarte, Alexandre Coelho

“ENSAIOS PARA LIVRO-CARACTER #1 DA IMAGEM”

Marco Balesteros, Sara Vaz

 

This work appears as research in the form of 5 Essays: #1 On Image, #2 On Sound, #3 On the Body, #4 On the Text or On the Narrator, #5 On Light, and is based on the wordplay and double meaning contained in the word “character” (character).


If, on the one hand, character is a typographical symbol, the nuclear and indivisible element in writing, as in a letter, a number, or a punctuation symbol, on the other hand, if we look at the Greek origins—KHARAKTER, we find a metaphorical definition of “sign, impression or symbol in the soul”. This Essay will address the Image as character (caracter) assuming two distinct forms: a scenic form and an editorial form—artists’ book. The construction of the scenic character will feed the construction of the character-book and vice-versa. Stage and book understood as places of Essay and provisional writing.

 

Credits

Artistic director, Choreographer and Performer Sara Vaz 

Artistic director, Editing and Performer Marco Balesteros

Co-production Temps d’Images Lisbon/Horta Seca Cultural Association

Additional team Diogo Alvim (#2 On Sound), Tiago Barbosa (#4 On the Text or On the Narrator)

Residencies/Presentation venues Palácio Pancas Palha (#1 On Image), Polo Cultural Gaivotas I Boavista (#2 On Sound), Rua das Gaivotas 6 (#2 On Sound), Atelier Real (#3 On the Body), Devir/Capa (#4 On the Text or On the Narrator), Estúdios Victor Cordon (#4 On the Text or On the Narrator), ZDB (#5 On Light)

Acknowledgments Companhia Olga Roriz, Lina Duarte, Alexandre Coelho