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“FUSO 2014 – 27 a 31 de Agosto

Programação

 

31 Agosto, 22h
Museu Arqueológico do Carmo

 

NARRATIVAS DA EXPERIÊNCIA SENSÍVEL
Curadoria de Solange Farkas
Apresentação de Enrique Ramírez
Duração da sessão 50’

 

O programa de vídeo que aqui se apresenta é fruto de um recorte temático e específico diante da pluralidade crítica vivenciada na última edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, o qual contou com 94 artistas cuja vivência fora construída no sul geopolítico. Desse modo, foram escolhidos 4 artistas e 4 filmes que oferecem um ganho de natureza política nos encontros e desencontros da vida urbana.

Apesar dos novos e intensos fluxos informacionais, da homogeneização paulatina da comunicação em massa e a destituição das diferenças espaciotemporais entre contextos de produção artística, vários artistas emergentes tomam como prerrogativa nas suas práticas um lugar de fala que prima pelo dissenso nas suas maneiras, ora ficcionais ora documentais, de narrar as experiências urbanas e interpessoais. Portanto, a experiência sensível do artista – ancorada nas suas heranças culturais – é condutora da sua aguda perceção da alteridade.


Bita Razavi, Bosphorus: A Trilogy, 2012, 2’36’’

O trabalho resgata um vídeo realizado em Istambul, Turquia, em Abril de 2011. A obra, que mostrava a cidade por cima dos ombros de um casal de turistas num cruzeiro pelo Bósforo, foi confiscada no começo de 2012, quando a polícia da moralidade islâmica prendeu a artista em Teerão por vestir “roupas inapropriadas”. Do carro de polícia, ela ligou para Istambul e encomendou imagens para refazer o vídeo. O fragmento de história de amor reencenado é um libelo contra a violência moral e a censura.


Enrique Ramirez, Brisas, 2008, 13’

No plano-sequência, o artista cruza La Moneda, palácio governamental e palco do golpe militar que derrubou e matou o presidente chileno Salvador Allende em 1973. Em off, ele evoca memórias da infância, que misturam o terror da ditadura e a sensação de proteção do colo da mãe. Feito em direção proibida aos visitantes, o trajeto metaforiza o potencial subversivo de revisitar uma história política crivada de crime e mentira. Ao impor o usufruto do espaço público, o artista recoloca a noção de coletividade como condição primeira das cidades.


Daniel Jacoby, Cuculí, 2011, 11’32’’

O vídeo é articulado pela narrativa, na primeira pessoa, de pequenos casos relativos à estadia do artista no Japão em residência no Tokyo Wonder Site. Entrecortado com essas histórias, ouve-se uma voz feminina, que explica factos sobre pássaros, incluindo frases-lembrete que auxiliam no reconhecimento dos seus cantos. Durante todo o tempo, as imagens procuram uma estética próxima à de Tóquio. Ao criar metáforas do seu confronto com uma cultura estranha, o artista fala de diáspora cultural e de pertencimento.


Jacinto Astiazarán, Lago Onega N.8, 2012, 22’30’’

O trabalho documenta os estágios finais da construção de um edifício residencial na Cidade do México. O projeto cita aspetos da experiência cultural e arquitetónica vivida pela autora, uma empreendedora local, em viagens aos Estados Unidos; segundo ela, traduz noções de beleza, limpeza e organização, em oposição ao ambiente urbano da capital mexicana. O artista lida com a ideia de artificialização da realidade e traz à tona o pastiche arquitetónico e as citações historicistas do pós-modernismo.


23h15

 

Cerimónia de Entrega de Prémios

 

Entrega do Prémio Aquisição FUSO/Fundação EDP, para a melhor obra eleita pelo júri presidido por João Pinharanda (Fundação EDP), acompanhado por Helena Barranha (Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa), Isabel Nogueira (curadora, investigadora e professora universitária), Susana de Sousa Dias (realizadora e professora na FBAUL) e Vítor Jorge (vencedor do Open Call FUSO 2013).

O público foi convidado a votar na sessão de apresentação do Open Call, e a sua opinião é expressa, aqui, com a entrega do Prémio do Público.

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“FUSO 2014 – August 27 to 31

Program

 

August 31, 10pm
Museu Arqueológico do Carmo

 

NARRATIVAS DA EXPERIÊNCIA SENSÍVEL
Curatorship by Solange Farkas
Presented by Enrique Ramírez
Total running time 50’

 

The video program presented here is the result of a thematic and specific focus on the critical plurality experienced throughout the latest edition of the Contemporary Art Festival Sesc_Videobrasil, which featured 94 artists, whose experience had been built in geopolitical-south. Thus, 4 artists and 4 films were chosen, which offer a gain in the political nature of comings and goings of urban life.

Despite new and intense information flows, the gradual homogenization of mass communication and the dismissal of the spatial and temporal differences between contexts of artistic production, several emerging artists take as their practices’ prerogative a place of speech that strives for dissent in its ways, between fictional and documentary, narrating urban and interpersonal experiences. Therefore, the sensory experience of the artist – anchored in his/hers cultural heritage – is the conductor of his/hers acute perception of otherness.


Bita Razavi, Bosphorus: A Trilogy, 2012, 2’36’’

The piece recreates a video shot in Istanbul, Turkey, in April 2011. The video, which records the city as seen from over the shoulders of a tourist couple aboard a river cruise on the Bosphorus, was confiscated early in 2012 when the Islamic guidance patrol arrested the artist in Tehran for wearing “inappropriate clothing.” From inside the police car, she called Istanbul and ordered replacement footage. This recreated fragment of a love story is an indictment against moral violence and censorship.


Enrique Ramirez, Brisas, 2008, 13’

In a long shot, the artist walks past the governmental palace La Moneda, the stage for the military coup that ousted and murdered the Chilean president Salvador Allende in 1973. A voiceover evokes memories of the author’s childhood, mixing the terror of the dictatorship with the sense of protection of being in his mother’s arms. Shot in the opposite direction to the route permitted to visitors, the walker’s defiance becomes a metaphor for the subversive potential of revisiting a political history steeped in crime and lies. By taking back this public space, the artist raises the notion of collectivity as the prerequisite for any city.


Daniel Jacoby, Cuculí, 2011, 11’32’’

The video is articulated by the first-person narration of short anecdotes which relate to the artist’s sojourn in Japan during a residency at the Tokyo Wonder Site. Interspersed with these stories, a female voice explains biological facts about birds, including aide-memoire phrases that help recognize their singing. All the while, the images pursue a Tokyo-like aesthetic. As he creates metaphors for his confrontation with an unfamiliar culture, the artist speaks of cultural diaspora and belonging.


Jacinto Astiazarán, Lago Onega N.8, 2012, 22’30’’

The work documents the final phase in the construction of a residential building in Mexico City. Derived from certain aspects of the cultural and architectonic experience by the author, a local entrepreneur on her travels to the United States, the project translates the beauty, cleanness, and organization she encountered there and which she sees as contrasting starkly with the urban environment of the Mexican capital. The artist deals with the idea of the artificialization of reality and brings to light the architectonic pastiche and historical citations of postmodernism.


11:15pm

 

Awards Ceremony

 

Presentation of the FUSO Festival/EDP Foundation Acquisition Award, for the best work selected by the jury presided by João Pinharanda (EDP Foundation), accompanied by Helena Barranha (Instituto Superior Técnico – University of Lisbon), Isabel Nogueira (curator, researcher and college teacher), Susana de Sousa Dias (director and teacher at FBAUL) and Vítor Jorge (winner of FUSO 2013’s open call).

The public was invited to vote in the Open Call presentation, and their opinion is expressed here, with the award of the Public Prize.