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“FUSO 2015 – 25 a 30 de Agosto

Programação

 

25 de Agosto
Travessa da Ermida

 

OPEN CALL FUSO
Obras selecionadas de 2010 a 2014.

Miguel Bonneville, Landscape of Failure, 2010, 5’

Inevitavelmente ligado a uma sensação de liberdade e a um sentimento de desespero. Inevitavelmente ligado a ti. A obrigatoriedade. A impossibilidade. Haverá sempre esta ligação entre ela, tu e eu. Haverá sempre um trauma que me ligará a ti. E hoje. Treze anos depois. Hoje posso aproximar-me do mar sem teres que me dar a mão ou levares-me aos ombros. Posso ver refletida nele uma paisagem de fracassos que reconheço e a que me dedico repetidamente.


Joana Linda, Karunã, 2013, 4’

Karunã (tanto em Sânscrito como em Pali) é habitualmente traduzido como compaixão e é parte integrante do caminho espiritual do Budismo e Jainismo. Em Ilha, um romance de Aldous Huxley (o seu último), os pássaros Minah foram treinados para repetir a palavra ‘Karuna’ com o intuito de consciencializar os seres humanos do que é realmente importante. Com uma ligação direta ao final do livro, este filme é uma espécie de pássaro Minah e pretende lembrar os espectadores de todas as vítimas anónimas e atrocidades cometidas em nome do progresso, religião e civilização.

 

Realização, Edição e Narração Joana Linda
Com Sara Graça, Francisco Nascimento, Sónia Baptista, Rickybaby Moreira
Som Diogo Melo, Joana Linda
Texto Excerto do livro Island de Aldous Huxley


Dinis Carvalho, Fábio Caldeira & Diogo Monteiro, Anime it, 2010, 2’


Elsa Bruxelas, Duas pernas e um sopro, 2011, 5’


Maria Ornaf, Je suis allée, 2012, 1’28’’

Assim é a brancura. É a transição da realidade para algo que está por trás do fim. Apenas a inocência pode transcender o que é impossível de superar, a parede que se ergue diante de nós.


Nuno Lacerda, Mapa Museu, 2014, 8’08’’

Uma arquitetura fictícia suspensa no tempo e no espaço, tal como os seus habitantes.


Micael Espinha, Cinza, 2014, 10’

Partindo das imagens do Arquivo da Biblioteca de Arte – Fundação Calouste Gulbenkian, os autores criaram uma curta viagem ambiental, visual e sonora, por uma Cidade-Estado utópica e fantasmagórica. Nessa Lisboa imaginária, as centrais continuam a produzir eletricidade, os motores das locomotivas da novíssima rede de Metro trabalham em ponto morto, os néones e a iluminação noturna funcionam sem parar, a rádio continua a transmitir discursos de Salazar, mas não vislumbramos a mais leve presença humana, não está lá ninguém para ver e ouvir o pulsar da recém-chegada modernidade. Apenas estátuas e fachadas habitam a cidade.


João Cristóvão Leitão, O retrato de Irineu, 2014, 4’09’’

Irineu: incapaz de esquecer e dotado de uma memória infalível.

August 25 to August 30
Travessa da Ermida

 

OPEN CALL FUSO
Selected works

 

Selected works from FUSO’s Open Call, from 2010 to 2014.

Miguel Bonneville, Landscape of Failure, 2010, 5’

Inevitably connected to a sensation of freedom and to a feeling of despair. Inevitably connected to you. A compulsory nature. An impossibility. There will always be this connection between her, you and me. There will always be a trauma that will connect me with you. Today, thirteen years later. Today I can get close to the sea without having to hold your hand or be taken sitting on your shoulders. I can see a landscape of failures that I recognize reflected upon it and to which I dedicate myself repeatedly.


Joana Linda, Karunã, 2013, 4’

Joana Linda, Karunã, 2013, 4’

Karunã (in both Sanskrit and Pali) is generally translated as compassion and it is part of the spiritual path of both Buddhism and Jainism. In Island, a novel by Aldous Huxley (his last one), the Minah birds were trained to repeat the word ‘Karuna’ in order to make humans aware of what is really important. Inspired by the book and its violent ending, this film should be seen as a Minah bird of sorts, reminding the viewer of all the nameless victims and atrocities committed in the name of progress, religion and civilization.

 

Directing, Editing and Narration Joana Linda
With Sara Graça, Francisco Nascimento, Sónia Baptista, Rickybaby Moreira
Sound Diogo Melo, Joana Linda 
Text Excerpt from the book Island by Aldous Huxley


Dinis Carvalho, Fábio Caldeira & Diogo Monteiro, Anime it, 2010, 2’


Elsa Bruxelas, Duas pernas e um sopro, 2011, 5’


Maria Ornaf, Je suis allée, 2012, 1’28’’

Such is the whiteness. It is the transition from reality to something behind the end. Only innocence can transcend what is impossible to overcome, the wall that stands before us.


Nuno Lacerda, Mapa Museu, 2014, 8’08’’

A fictitious arquitecture suspended in time and space, just like its inhabitants.


Micael Espinha, Cinza, 2014, 10’

Made entirely with photographs from the Calouste Gulbenkian Foundation – Art Library Archive, the authors created a short environmental journey through a utopian, ghost-like city-state. In this fictional Lisbon, power plants continue to produce energy, engines of the brand-new subway locomotives work in neutral shift, city lights and neon signs come alive each night and radio receivers spread Salazar’s (Portuguese Dictator) speeches – yet, nowhere is to be found the slightest human presence: there isn’t anyone to see and hear this pulse of fresh modernity. Only statues and facades inhabit the metropolis.


João Cristóvão Leitão, O retrato de Irineu, 2014, 4’09’’

Iraneus: unable to forget and endowed with an infallible memory.