“MB#6 (2008 E 2018)”
Miguel Bonneville
MB#6 é uma experiência de narração autobiográfica. Bonneville trabalha sobre a sua história pessoal como momento de profundo encontro existencial entre diversas identidades.
Convida algumas mulheres que fazem parte da sua vida para falarem sobre si mesmas, sobre as suas experiências relacionadas com o facto de serem mulheres, adultas, artistas, no formato de vídeo-retratos. As histórias de cada uma delas, no entanto, são-nos devolvidas pelo intérprete, numa dobragem ao vivo, que reúne as diferentes histórias sob a mesma voz e as funde, tornando-as parte de um único grande retrato que descreve uma nova identidade.
As autobiografias feitas por mulheres sempre foram, ao longo da história, vistas como incompletas, descontínuas, incoerentes, fragmentadas ou privadas. Bonneville vê assim também o seu trabalho, qualquer autobiografia será sempre incompleta, e estará em contínua transformação e regeneração.
Por isso decidiu revisitar o espetáculo, 10 anos depois, entrevistar novamente as mesmas mulheres, e também outras que ao longo deste período foram influenciando o seu percurso, de forma a continuar a refletir sobre o que é ser-se mulher hoje, tornar-se mulher hoje, sobretudo quando o(s) feminismo(s) e as questões de género e da sexualidade têm adquirido cada vez mais protagonismo nas esferas pública e política.
Ficha técnica
Direção e Interpretação Miguel Bonneville
Cocriação (2008) Sofia Arriscado, Joana Craveiro, Joana Linda, Rita Só, Cláudia Varejão, Sara Vaz
Cocriação (2018) Isadora Alves, Joana Craveiro, Isabela Figueiredo, Maria Gil, Carlota Lagido, Joana Linda, Mariana Sá Nogueira, Rita Só, Cláudia Varejão, Sara Vaz
Edição vídeo Sofia Arriscado (2008), Joana Linda (2018)
Produção Cristina Correia, Vanda Cerejo | Teatro do Silêncio
Coprodução Festival FITEI, Festival Temps d’Images
O Teatro do Silêncio é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa – Cultura / Secretaria de Estado da Cultura / Direção Geral das Artes.
“MB#6 (2008 E 2018)”
Miguel Bonneville
MB#6 is an autobiographical narration experience. Bonneville works on his personal history as a moment of profound existential meeting between several identities.
He invites some women who are a part of his life to speak about themselves, about their experiences related to being women, adults, artists, in the form of video portraits. However, each one of their stories are returned to us through the performer, in a live dub, which unites the different stories through the same voice and melds them together, turning them into a part of a unique grand portrait that describes a new identity.
Autobiographies by women have always been, throughout history, seen as incomplete, discontinuous, incoherent, fragmented or private. Bonneville also sees his work this way, any autobiography will always be incomplete, and will be in continuous transformation and regeneration.
For this reason, he has decided to revisit the show, 10 years later, interview the same women again, as well as others that have influenced his journey, in order to continue to reflect on what it means to be a woman today, become a woman today, above all when the feminisms questions of gender and sexuality have acquired more prominence in the public and political spheres.
Credits
Direction and Performance Miguel Bonneville
Co-creation (2008) Sofia Arriscado, Joana Craveiro, Joana Linda, Rita Só, Cláudia Varejão, Sara Vaz
Co-creation (2018) Isadora Alves, Joana Craveiro, Isabela Figueiredo, Maria Gil, Carlota Lagido, Joana Linda, Mariana Sá Nogueira, Rita Só, Cláudia Varejão, Sara Vaz
Video editing Sofia Arriscado (2008), Joana Linda (2018)
Production Cristina Correia, Vanda Cerejo | Teatro do Silêncio
Co-production Festival FITEI, Festival Temps d’Images
O Teatro do Silêncio is funded by The Directorate-General for the Arts/Government of Portugal.