“PAULO CUNHA E SILVA: O CAOS É A MAIS BELA ASSINATURA DO MUNDO”
Paulo Seabra
2022, 71’, Documentário
Um Documentário do realizador Paulo Seabra que demonstra a peculiar genialidade de Paulo Cunha e Silva que afirmava: Toda a política deve propor a felicidade!
Através da sua energia, erudição, criatividade, profusão de ideias e entusiasmo contagiante que se espelha na linguagem do próprio documentário onde vamos conhecer um percurso que moldou a visão da cultura em Portugal e especialmente a cidade do Porto.
Vereador do Pelouro da cultura da cidade do Porto entre 2013 e 2015, foi o maior mentor do renascimento cultural da cidade do Porto com uma adesão à cultura transversal no tecido social. Foi um dos principais programadores da Porto 2001 Capital Europeia da Cultura, nas áreas do Pensamento, Ciência, Literatura e Projetos Transversais. Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal em Roma; Diretor do Instituto das Artes do Ministério da Cultura; Comissário do “O castelo em 3 Actos” da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012; Coordenador científico dos Estudos Contemporâneos da Fundação de Serralves; Mestre em Medicina Desportiva pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Criou as disciplinas de Introdução ao Pensamento Contemporâneo e Corpo e Desporto no Mundo Contemporâneo.
Com os testemunhos de: Elisa Cunha e Silva; Miguel Von Hafe Perez; Rui Reininho; José Barros; Alexandre Quintanilha; Carlos Miranda; Catarina Portas; Manuela de Melo; Maria de Assis; Paulo Mendes; Embaixador Fernando d´Oliveira Neves; Rui Moreira; João Louro; Tiago Guedes; Guilherme Blanc; Joana Vasconcelos.
Créditos
Um documentário de Paulo Seabra
Depoimentos de: Elisa Cunha e Silva; Miguel Von Hafe Perez; Rui Reininho; José Barros; Alexandre Quintanilha; Carlos Miranda; Catarina Portas; Manuela de Melo; Maria de Assis; Paulo Mendes; Embaixador Fernando d´Oliveira Neves; Rui Moreira; João Louro; Tiago Guedes; Guilherme Blanc; Joana Vasconcelos.
Produção DuplaCena