“A IMPORTÂNCIA DE SER ALAN TURING”

MIGUEL BONNEVILLE

 

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Com A Importância de Ser Alan Turing Miguel Bonneville prossegue o seu projecto de uma série de espectáculos sobre as vidas e obras de artistas e pensadores cuja importância tem sido vital no seu percurso artístico.


Esta nova criação, desenvolvida em residência no âmbito do Verão Azul em 2020,  toma como ponto de partida Alan Turing (1912-1954) – matemático, criptoanalista e cientista da computação de primeira geração.

Mais conhecido por ter ajudado a decifrar os códigos da máquina alemã Enigma durante a IIª Guerra Mundial, evitando que a guerra se prolongasse por mais tempo, Turing foi também pioneiro na proposta da inteligência artificial. Em 1952 este cientista enfrentou um processo criminal por actos homossexuais, considerados então de “indecência grave”. Foi condenado e castrado quimicamente. Morre dois anos depois por envenenamento com cianeto – não se sabe se de forma acidental ou deliberada.

Depois de uma campanha na internet, em 2009 recebeu desculpas públicas do governo britânico e, em 2013, da rainha Isabel II.

Miguel Bonneville tem uma relação íntima com personagens reais da História e uma forma muito particular de as chamar aos seus imaginários cénicos.

Em A Importância de Ser Alan Turing – “projecto de tecnologia emocional” – desenvolve um olhar obsessivo sobre o corpo e sobre o seu encontro com a música electrónica; experiência corporal + disciplina matemática = potência erótica.

Nesta criação, Bonneville é acompanhado pela artista sonora Clothilde, e pelos seus sintetizadores modulares, muito semelhantes a um computador do início do século passado, ambos procurando entranhar-se num “mundo de fantasmas que viajam pelos fios”, criando música para indisciplinar os corpos.

 

Bio

Miguel Bonneville (Porto, 1985) introduz-nos a histórias autobiográficas centradas na desconstrução e reconstrução da identidade através de performances, desenhos, fotografias, vídeo, música e livros de artista. Desde 2003 tem apresentado o seu trabalho nacional e internacionalmente, sobretudo os projectos seriados Family Project, Miguel Bonneville e A Importância de Ser. Recebeu o Prémio da Rede Ex Aequo (2015) pelos espectáculos Medo e Feminismos, em colaboração com Maria Gil, e A Importância de Ser Simone de Beauvoir. É director artístico do Teatro do Silêncio.

www.miguelbonneville.com

 

Ficha Técnica

Direcção, música original, texto e interpretação
Miguel Bonneville

Co-criação, música original e interpretação
Clothilde

Figurinos
Mariana Sá Nogueira

Cenografia
Nuno Tomaz

Desenho e operação de luz
Nuno Patinho

Operação de som
José Veiga

Fotografia/Design
Joana Linda, Miguel Bonneville

Prefácio
João Manuel de Oliveira

Design/Publicação
Ilhas

Assessoria de comunicação
Sara Cunha

Co-produção
Circular – Festival de Artes Performativas
Festival Verão Azul – casaBranca

Produção
Teatro do Silêncio

Apoio à residência
Arte Total/ Guelra – Laboratório de Criação Coreográfica
Teatro Cão Solteiro
Voarte/Soudos – Espaço Rural de Artes
AAC-Soudos

Apoio
Fundo Cultural SPA

O Teatro do Silêncio é uma estrutura financiada por República
Portuguesa – Cultura | Direcção-Geral das Artes e pela Junta de Freguesia de Carnide

“THE IMPORTANCE OF BEING ALAN TURING”

MIGUEL BONNEVILLE

 

 

The Importance of Being Alan Turing is part of Miguel Bonneville’s serial performative project about the lives and works of artists and thinkers who have been important to him throughout the years.

Importância de Ser Alan Turing Miguel Bonneville prossegue o seu projecto de uma série de espectáculos sobre as vidas e obras de artistas e pensadores cuja importância tem sido vital no seu percurso artístico.


It takes as its starting point the life and work of mathematician, cryptanalyst and computer scientist Alan Turing (1912-1954).

Best known for having helped decipher the codes of the German Enigma machine during World War II, and thus speeding the end of the war, Turing was also a pioneer in theoretical computer science and artificial intelligence. In 1952, he faced a criminal prosecution for homosexual acts. He was condemned and, in order to avoid being imprisoned, he was chemically castrated. He died two years later of cyanide poisoning – it is not known whether accidentally or deliberately.

After an internet campaign, in 2009, he received public apologies from the British government and, in 2013, from Queen Elizabeth II.

Miguel Bonneville creates an intimate relationship with real characters in history and has a very particular way of calling them to his performative imagiries.

In The Importance of Being Alan Turing – “an emotional technology project” – he develops an obsessive gaze at the body and its encounter with electronic music; bodily experience + mathematical discipline = erotic potency.

In this performance, Bonneville is accompanied by sound artist Clothilde, and by her modular synthesizers (which are very similar to a computer from the beginning of the last century), both seeking to immerse themselves in a “world of ghosts that travel along the wires”, creating music to disrupt bodies.

 

Bio

Miguel Bonneville (Porto, 1985) introduces us to autobiographical works focused on the deconstruction and reconstruction of identity. His work is transdisciplinary and therefore is presented in a variety of formats: performances, drawings, photographs, films, music or artist books.His work has been presented in art galleries, theaters and non-conventional venues in Portugal and abroad, namely the serial projects Family Project, Miguel Bonneville, and The Importance of Being.
In 2015 he won the Rede Ex Aequo Award for the performances Medo e Feminismos (in collaboration with Maria Gil), and The Importance of Being Simone de Beauvoir.
He is artistic director of Teatro do Silêncio.

www.miguelbonneville.com

 

Credits

Director, composer, writer and performe
Miguel Bonneville

Co-creator, composer and performer
Clothilde

Costume design
Mariana Sá Nogueira

Set design
Nuno Tomaz

Light design 
Nuno Patinho

Sound operator
José Veiga

Photography/design
Joana Linda, Miguel Bonneville

Preface 
João Manuel de Oliveira

Design/publication
Ilhas

Press office
Sara Cunha

Coproduction 
Circular – Festival de Artes Performativas
Festival Verão Azul – casaBranca

Production 
Teatro do Silêncio

Residency support
Arte Total/ Guelra – Laboratório de Criação Coreográfica
Teatro Cão Solteiro
Voarte/Soudos – Espaço Rural de Artes
AAC-Soudos

Support 
Fundo Cultural SPA

O Teatro do Silêncio is funded by República Portuguesa – Cultura | Direcção Geral das Artes and Junta de Freguesia de Carnide