“MISSED-EN-ABÎME”

ROGÉRIO NUNO COSTA

FICHA TÉCNICA

 

Em 1917, Marcel Duchamp escreve “1917” num urinol virado ao contrário. Em 1919, desenha um bigode no mais importante retrato da história da arte, não o original (ele não é Banksy), nem sequer uma reprodução (a Pop não havia ainda sido inventada), antes um retrato que ele próprio pintou, assim copiando o original e, ao fazê-lo, quase repetindo Melville: I would prefer not to. Em 1921, Man Ray fotografa Duchamp enquanto Rrose Sélavy, fechando o ciclo, ou então abrindo o caminho para o desaparecimento do artista por trás do retrato.

Um século depois, ainda não sabemos relacionar-nos, histórica ou artisticamente, com a radicalidade de tais gestos, ora descredibilizando-os (ou procurando-lhes novas autorias), ora atribuindo-lhes uma qualquer intransponibilidade ou irresolução histórica. MISSED-EN-ABÎME quer falar sobre um gesto (centenário) que pode ser lido enquanto destruição, revelação, ou simplesmente ostracismo auto-imposto, como se fosse impossível fazer seja o que for depois de se ter obliterado (quase) tudo. Duchamp terá passado décadas da sua vida a fazer nada, razão pela qual Enrique Vila-Matas lhe terá dedicado algumas notas no seu romance dos autores-do-não (“Bartleby & Cia.”, 2000): « Uma vez, em Paris, o artista Naum Gabo pergunta a Marcel Duchamp porque havia ele parado de pintar. “Mais que voulez-vous?”, responde Duchamp, levantando os braços no ar. “Je n’ai plus d’idées!” ». A partir deste impasse, e através da ritualização de um isolacionismo queer e sacrificial, MISSED-EN-ABÎME atreve-se a revisitar a negligência de Duchamp, não para lhe atribuir uma solução — « …parce qu’il n’y a pas de problème » —, antes para aceitar o insucesso, o afastamento, a invisibilidade e o esquecimento, quiçá o desaparecimento, não como rituais de vitimização ou opressão auto-infligida, mas enquanto gestos de resistência/sobrevivência.O projeto, subintitulado “Psicobiografia de um Herói Perdedor (1917-1921)”, contempla um dispositivo tripartido (performance/instalação, livro e filme) pensado para o espaço do museu de arte contemporânea, assim concluindo um percurso investigativo em torno da tríade Arte-História-Solidão realizado por Rogério Nuno Costa em colaboração com artistas e pensadorxs de Portugal e da Finlândia.

Bio

Amares, 1978. Performer, investigador, professor e escritor, desenvolve trabalho artístico transdisciplinar. Vive e trabalha entre Portugal e a Finlândia. Apresenta espetáculos, performances, conferências e textos ensaísticos que exploram os campos do teatro, dança, artes visuais e literatura. Com formação académica em Comunicação Social, História da Arte Contemporânea e Cultura Contemporânea & Novas Tecnologias, desenvolve atualmente investigação em Visual Cultures, Curating and Contemporary Art na Aalto University (Finlândia) e no Grupo de Investigação em Estudos Performativos da Universidade do Minho. Como intérprete, co-criador e colaborador artístico, trabalhou com Mariana Tengner Barros, Patrícia Portela, Teatro Praga, Sónia Baptista, Lúcia Sigalho, Teresa Prima, Joclécio Azevedo, Susana Mendes Silva, entre outros. Colaborador assíduo da companhia Estrutura. Faz curadoria para projetos artísticos e educacionais. Professor Assistente Convidado na licenciatura em Teatro da Universidade do Minho (Guimarães). Leccionou na Escola Superior de Artes e Design (Caldas da Rainha) e ArtEZ University of the Arts (Arnhem). Trabalha com vários artistas na condição de coordenador editorial e dramaturgo. Dirige o projeto documental do Ballet Contemporâneo do Norte, estrutura na qual é artista associado. Desde 1999, o seu trabalho já foi apresentado em Portugal, França, Reino Unido, Bélgica, Países Baixos, Alemanha, Croácia, Finlândia, Roménia e Canadá.www.rogerionunocosta.com

“MISSED-EN-ABÎME”

ROGÉRIO NUNO COSTA


Ficha técnica

Criação, direção, edição e performance Rogério Nuno Costa

Produção Inês Carvalho Lemos

Disposição cénica Luís Lázaro Matos

Desenho de luz e direção técnica Kristian Palmu

Arte sonora Niko Skorpio

Dramaturgia de movimento Pie Kär

Design gráfico Jani Nummela

Workshop e apoio dramatúrgico Colectivo FACA (Andreia Coutinho e Maribel Sobreira)

Fotografia de cena Miguel Refresco

Apoio ao vídeoMário Jerónimo Negrão

Co-produção Teatro Viriato MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira

Residências Rua das Gaivotas 6, Là-Bas Studio/KaapelitehdasAalto University (School of Arts, Design and Architecture) Cité Internationale Universitaire de Paris – Maison du Portugal Campus Paulo e Silva

Pré-apresentações Museum of Impossible Forms (Helsínquia, 2018)Maison du Portugal/Parfums de Lisbonne (Paris, 2021)Estreia Serralves Museu de Arte Contemporânea (Porto)DigressãoFestival Contradança (Covilhã) Festival Temps d’Images/Museu Coleção Berardo (Lisboa) Teatro Viriato (Viseu) Chão de Oliva/Festival Periferias (Sintra) Teatro-Cine de Torres Vedras MUDAS (Madeira)

Projecto financiado pela República Portuguesa– Direção-Geral das Artes.